Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1. Porque Segurança Pública
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Ações Estratégicas na Atenção Básica
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Ficha Institucional Ministro da Justiça
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
Comissão de Educação dos Profissionais
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Senarc: atribuições institucionais
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
O campo da Psicologia no CRAS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA COORDENAÇÃO GERAL DE ÍNDIOS RECÉM-CONTACTODOS - CGIRC Irânia Ferreira Marques.
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
PLENÁRIA FINAL.
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Proteção Social Básica
NÚCLEO ESTADUAL DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - NOBECA.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Rio Mulher.
O que é o CISVEMAR?.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
TERRITÓRIOS DE PAZ DE PORTO ALEGRE GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Educação básica de qualidade para todos
ABORDAGEM SISTÊMICA SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS E GESTÃO DE CONVÊNIOS AULA 4 Manaus/AM 2013.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Objetivos Específicos:
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Dados do Mapa da Violência Evolução da Taxa de mortalidade violenta.
Transcrição da apresentação:

Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI Programa Nacional de Segurança com Cidadania

Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 2 O PRONASCI é um programa de segurança pública em seu sentido mais amplo, constituindo a base através da qual o sujeito se mobiliza em defesa da saúde, da educação, da igualdade, da promoção da juventude para consolidação de novo modo de vida. Objetivo: Fazer o enlace das ações estratégicas de segurança com os programas sociais existentes, com a finalidade de atingir diretamente o núcleo familiar e a juventude, instituindo um território de cidadania e coesão social. Políticas de Segurança Pública Políticas sociais PRONASCI

Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 3 Pará Pernambuco Brasília /Entorno Minas Gerais Espírito Santo Rio de Janeiro São Paulo Paraná Rio Grande do Sul Bahia Alagoas FOCOS DE ATUAÇÃO DO PRONASCI Territorial Regiões sugeridas na primeira fase Social Famílias em situação de vulnerabilidade social Etário Jovens de 15 a 29 anos

Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 4 Desenvolvimento do PRONASCI Primeiro momento: Pacificação do território - entrar e permanecer Ações Estratégicas: Atuação integrada dos Governos Federal, Estaduais e Municipais para o restabelecimento do equilíbrio social; Articulação com o Ministério Público e o Poder Judiciário; Garantia do Território com ação policial qualificada: Força Nacional de Segurança Pública e Polícia Estadual; Combate ao crime organizado e a corrupção policial, controle de armas e munição; Recuperação de espaços e equipamentos urbanos. Tempo médio da Ação: 01 ano.

Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 5 Desenvolvimento do PRONASCI Segundo momento – Conquista dos jovens para a cidadania – formar e conviver. Ações Estratégicas: Inclusão social do jovem e participação da família: Percurso social e formativo, mãe ouvidora; Mobilização e controle social: Conselhos comunitários, ouvidorias de polícia; Formação e aperfeiçoamento da polícia estadual; Substituição gradual da Força Nacional de Segurança Pública pela polícia cidadã.

Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 6 Terceiro momento – Repactuação do contrato social para a coesão do território – consolidar e manter Ações Estratégicas: Gestão Integrada de Segurança Pública cidadã; Espaço Público Saudável; Polícia Cidadã; Valorização da vida e redução da criminalidade violenta. Desenvolvimento do PRONASCI

Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 7 SetembroOutubroNovembroDezembro M1 M2 M3 Força Nacional Formação de Profissionais de Segurança Pública Entrada da Polícia Estadual após período de formação Conquista dos Jovens para os projetos sociais Saída da Força Nacional Consolidação do PRONASCI Ações que impactam na agenda do PRONASCI

Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 8 Programa Nacional de Habitação para Policiais de Baixa Renda AÇÕES QUE IMPACTAM NA AGENDA DO PRONASCI Piso Salarial Nacional para os policiais (entre R$ 1.200,00 e 1.700,00) Criação de novas vagas para Polícia Federal Criação da Escola Superior de Polícia Federal Concurso Público para Policia Rodoviária Federal Programa Unidades Operacionais Plano de Comunicação Construção de Presídios Especiais para Mulheres e Jovens de 18 a 24 anos de Idade Programa de Acolhimento ao Jovem Infrator ou em Situação de Risco Criminal e à sua Família

Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 9 Relação Preliminar de Programas – Propostas (42 projetos em elaboração) 8. Programa de habitação para policiais (Caixa Econômica Federal) 9. Construção de Presídios Especiais para jovens entre 18 a 24 anos 10. Construção de Presídios Femininos 11. Escola Superior da Polícia Federal 12. Criação de novas vagas para a Polícia Federal (Reforço nas fronteiras e desarmamento) 13.Programa de Saúde para os Policiais (apoio psicológico e psiquiátrico) 14.Gestão PRONASCI–Implementação e avaliação 1. Formação policial (Polícia Comunitária) 2.Formação cidadã, participação social e campanha do desarmamento 3.Formação e estruturação do sistema penitenciário 4. Modernização da gestão e aparelhamento das Polícias 5. Projetos – Família, jovem, comunidade (acolhimento pela formação profissional, alfabetização e educação formal e cultural dos jovens infratores ou em situação de risco infracional) 6. Piso Salarial Nacional para Policiais 7. Concurso Público para Polícia Rodoviária Federal ( Programa Unidades Operacionais)