1º ano (aula editada pelos alunos)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia - 6º Ano DESCULPAS e JUSTIFICATIVAS
Advertisements

Sabedoria também é perceber o momento de parar de lutar
CONFLITO APARENTE Pr. Wilson Endruveit.
Nietzsche.
Um caminho na presença de Deus A história de Laura, não é a história de um mito ou de uma grande heroina, não! É mais uma vez a história de Deus, de.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 3: A Formação Histórica e Filosófica do Direito na Grécia (Sofistas e Sócrates) Professores: Ana Patrícia.
Programa MAIS UM POUCO Formação para Escola Dominical Equipe de Redação da Coleção Bem-te-vi Escola Dominical:
Dicas de Beleza O texto a seguir foi escrito por Audrey Hepburn, quando lhe pediram que revelasse seus segredos de beleza.
A Cultura na Grécia Antiga
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
A terapia do espinho na carne
A Cultura na Grécia Antiga
Subsídio conceitual para o Mês da Bíblia
Orientações ao professor
É preciso exercitar o perdão
Santo Agostinho.
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
A MALDIÇÃO DA LEI GÁLATAS 3:10
A terapia do espinho na carne
Quem foi Paulo? Um homem que contemplou o céu; v. 4 Convertido ao ouvir o próprio Cristo; Atos 9:4-5 Um exemplo, pois seu exemplo era Cristo. I Cor. 11:1.
Para quem iremos, Senhor?
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
Marcus Tullius Cícero A Amizade - Cícero.
FILOSOFIA GREGA.
Justiça das Aflições Estudo de novembro
Prof. Ms. Luiz Felippe M. Ramos
Filosofia Conceitos gerais.
É preciso exercitar o perdão
CONFLITO APARENTE Pr. Wilson Endruveit.
Aula 4 Unidade pessoal de Jesus Cristo
1º bimestre Temática central: Política e sociedade
Budismo… a valentia da alma!
Dicas de beleza de Audrey Hepburn
OUSE!!!.
ÉTICA E ALTERIDADE NA ATUALIDADE As Origens da Cidadania.
LIÇÃO 13 - DIGA NÃO A CORRUPÇÃO !
Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um.
Revoluções Burguesas e o Estado de Direito
OS SOFISTAS “O homem é a medida de todas as coisas; daquelas que são enquanto são e daquelas que não são enquanto não são”. Protágoras.
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
O Triplo Filtro.
UM OLHAR SÓ PARA VOCÊ. Ligue o som Clique p/prosseguir.
Atributos da divindade
Atributos da divindade
O Existencialismo e a Questão da Liberdade
Nunca diga que algo é impossível...
Santo Agostinho 06/12/2018.
René Descartes ..
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
Texto argumentativo: artigo de opinião
“Ainda que -para o homem é impossível, mas para Deus tudo é possíveis
A FAMÍLIA E SUAS CRENÇAS
Professora elisa SANTOS meier
GÊNERO: O PROBLEMA ATUAL NAS ESCOLAS
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Nunca diga que algo é impossível...
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
Aula: Renascimento e Modernidade
Matemática Revisão para o ENEM. 3) República Oligárquica Por enquanto, nada de muita novidade, não é mesmo? Mas agora vamos a um tópico que.
Enquanto medita a mensagem, observe estas
OUSE A CRER!!!.
A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra.
ASSEMBLEIA DE DEUS – Congregação CIC
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Ethos, Phatos e Logos: a retórica de Aristóteles. Prof. Dra. Ariana Regina Storer. Linguagem e Comunicação Jurídica.
Transcrição da apresentação:

1º ano (aula editada pelos alunos) Os sofistas 1º ano (aula editada pelos alunos)

Sofistas Contexto: Grécia antiga – Século Democracia direta Mudança de enfoque/interesse para as questões humanas Importância da habilidade de se defender ideias

Sofistas Professores de retórica Arte de argumentar

Sofistas Professores de retórica Arte de argumentar Técnica => pode ser considerada neutra? Até onde vai a responsabilidade de quem ensina uma técnica?

Sofistas Professores de retórica Arte de argumentar Técnica => pode ser considerada neutra? Até onde vai a responsabilidade de quem ensina uma técnica? Relativismo (tudo não passa de opinião) Tudo não passa de opinião? Se sim, então parece justo que qualquer um procure os melhores recursos para defender as suas opiniões...

Sofistas Filme “Obrigado por fumar: https://www.youtube.com/watch?v=XlPXT0BTt-A

Górgias Górgias ( 485- 375 a.C.) Um dos mais conhecidos sofistas Dizia que não ensinava virtude, e sim a técnica da persuasão. Em outras palavras, habilitava seus discípulos a estarem de prontidão para discursar sobre qualquer tema.

Górgias – elogio de helena Helena: personagem conhecida das histórias que falam da guerra de Tróia Normalmente considerada culpada pelo início da guerra. O “Elogio de Helena” é um texto que se propõe defender Helena como um exercício de argumentação

Górgias – elogio de helena Helena fez o que fez seja por decisão da fortuna, influência dos deuses ou desígnio do destino, seja porque foi raptada ou porque foi convencida por palavras. Se foi pela primeira causa, é um mérito para o acusado ser acusado disso, já que é impossível impedir a vontade de um deus com a previsão humana. (...) E os deuses são mais fortes que o homem, pelo seu poder, por sua sabedoria e por muitas outras qualidades. Portanto, se há de atribuir-se a causa à fortuna ou à divindade, é preciso eliminar a má fama de Helena.

Górgias – elogio de helena E agora vou passar a outro argumento. As sugestões inspiradas mediante a palavra produzem prazer e afastam a dor. A força da sugestão, apropriando-se da opinião da alma, domina-a, convence-a e transforma-a como que por uma fascinação. (...) Pois à força da persuasão, da qual nasceu o desejo de Helena, é impossível resistir e, por isso, não há lugar para censura, já que a persuasão tem o mesmo poder que o destino. Portanto, o que infunde uma persuasão, uma vez que priva alguém da liberdade, opera injustamente, mas quem é persuadida, uma vez que é privada de sua liberdade pela palavra, só por erro pode ser censurada.

Górgias – elogio de helena Se o que originou seus atos foi o amor, não é difícil que se evite a acusação de culpa no que se diz que incorreu. (...) se o olho de Helena originou em sua alma desejo e paixão amorosa pelo corpo de Paris, que há nisso de assombroso? Se o amor é um deus, como poderia resistir e vencer o divino poder dos deuses quem é mais fraco que eles? Se se trata de uma doença humana e de um erro da mente, não se deve censurá- la como se tivesse culpa, mas, sim, considerá-la como pessoa de má sorte.

Górgias – elogio de helena Apaguei com minha argumentação a infâmia de uma mulher, mantendo a norma que estabeleci no princípio do meu discurso; tentei destruir a injustiça de uma acusação e a ignorância de uma opinião; quis escrever este discurso como, por um lado, um elogio a Helena e, por outro, meu brinquedo (diversão/fantasia).

Filosofia https://abordagemfilosofica.wordpress.com Para acessar o arquivo da aula e conteúdos relacionados: https://abordagemfilosofica.wordpress.com