Intencionalidade pedagógica no uso de mídias digitais em cursos de graduação virtuais: videoaulas, materiais de apoio e perguntas e respostas Édison Trombeta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Advertisements

QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Celso Filho Coord. Pedagógico de Polos.
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Progetec: Luzia Bento Soares Multiplicadora: Dirce Camilloti.
Educação a Distância no Centro Paula Souza. Autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência,
ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2011 ENADE 2011 Proposta
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Arquitetura e Urbanismo Biologia
Fórum de Coordenadores
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
Disciplinas Optativas
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Orientações Adaptação – tempo e público Animações – tópicos, simples
Relatório de Autoavaliação Institucional
Diretoria de Ensino de Piracicaba Dezembro/2017
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Consórcio CEDERJ modelo e inovações
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Vera Lucia de Souza Alves Josiane Godoy Parra
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
Waldomiro Loyolla Carolina Costa Cavalcanti Mônica C. Garbin
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Coordenação Adjunta de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS.
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
APRESENTAÇÃO DOS CURSOS 30 DE MAIO
Tutorial de acesso às aulas de reforço
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2017 II
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Reunião de Pais 6º ano/ /11/2015.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
TÍTULO DO TRABALHO Autor¹, Autor², Autor³, Autor4
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
Disciplinas Optativas
Disciplinas Optativas
Contextualização: escola e alunos
TÍTULO DO TRABALHO Autor¹, Autor², Autor³, Autor4
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
CAPACITAÇÃO – EQUIPES DE ENSINO
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
Trabalho de Conclusão de Curso
FILOSOFIA E ÉTICA.
Formação Continuada CTPs
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução.
Disciplinas Optativas
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Intencionalidade pedagógica no uso de mídias digitais em cursos de graduação virtuais: videoaulas, materiais de apoio e perguntas e respostas Édison Trombeta de Oliveira, Nadia Rubio Pirillo, Elizabete Briani Macedo Gara, Mônica Cristina Garbin, Waldomiro Loyolla, Carolina Costa Cavalcanti

Breve Histórico CEE UAB

2017 1S 2S 2,1 MIL ALUNOS 25 CIDADES 45 POLOS 50 COLABORADORES 16 MIL 63 CIDADES 100 POLOS 400 COLABORADORES 2S

Cursos UNIVESP GRADUAÇÃO - Bacharelados Engenharia de Produção Engenharia da Computação GRADUAÇÃO - Licenciaturas Licenciatura em Matemática Licenciatura em Física Licenciatura em Química Licenciatura em Biologia Pedagogia (NOVO)

UNIVESP – Organização acadêmica COORDENADORES DE CURSO AUTORES FORMADORES SUPERVISORES TUTORES

AVA - Disciplina https://www.youtube.com/watch?v=-H7ntsi6GXU&feature=youtu.be

Disciplina Texto para Leitura Videoaula + estudo Atividades de Aprendizagem com Resolução Demais Objetos Fórum de Discussão Fórum de Dúvidas Atividade Avaliativa para nota Prova Escrita Presencial

Método Participantes: Alunos das Licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática e de Engenharias Tempo: 5º e 6º bimestres letivos de cada curso, ofertados no segundo semestre de 2015. Esses questionários foram respondidos de forma voluntária, respectivamente, nos períodos de 20 de outubro a 23 de novembro de 2015 e de 30 de novembro de 2015 a 04 de janeiro de 2016.

Resultados

Licenciatura (6º Bimestre) Engenharia (6º Bimestre) Perguntas e Respostas   Licenciatura (6º Bimestre) Engenharia (6º Bimestre) Muito bom 27.7% 30% Bom 34.6% 39.5% Ruim 10.2% 13.7% Muito ruim 5.7% 7.6% Nunca usei 21.8% 9.2% Total de respondentes 577 357

Videoaulas Licenciatura Engenharia (5º Bimestre) (6º Bimestre) Meio Ambiente e Sustentabilidade 4,1 Biologia Geral Ciência do Ambiente Química 4,4 Total de respondentes 787 513 318 252 Inglês IIIa Inglês IIIb 4,2 Cálculo III 3,8 Métodos Numéricos 2,7 873 531 288 Psicologia da Aprendizagem 4,3 Processos de Avaliação Física III 3,3 Mecânica Geral 3,2 799 508 267 290 Educação e Inclusão Social Cálculo I 3,7 - Economia 3,9 836 444   248

Materiais de apoio Licenciatura Engenharia (5º Bimestre) (6º Bimestre) Meio Ambiente e Sustentabilidade 4,1 Biologia Geral 4,2 Ciência do Ambiente Química Total de respondentes 787 513 318 252 Inglês IIIa Inglês IIIb Cálculo III 3,8 Métodos Numéricos 2,7 873 531 288 Psicologia da Aprendizagem Processos de Avaliação Física III 3,5 Mecânica Geral 3,3 799 508 267 290 Educação e Inclusão Social 4,3 Cálculo I 3,7 - Economia 3,9 836 444 248

Obrigada! Profa. Dra. Mônica Cristina Garbin monica.garbin@univesp.br