Plano Municipal de Saneamento Básico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Gerenciamento do Saneamento em Comunidades Organizadas
LEMA: CIDADE PARA TODOS E TODAS
Formosa: Exercício de entender suas relações.
As expectativas do Setor saneamento e da área de Recursos Hídricos.
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
Câmara Municipal de Belo Horizonte
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
“ 11º FORUM DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE”
Guarulhos – Dezembro de 2011
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
A ENGENHARIA E A CIDADE Teresina, 01 de junho de 2012
Congresso Nacional Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado.
PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO – PMSB ÁGUAS MORNAS
IV Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos A experiência da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS)
Elaboração, Revisão e Adequação dos Planos Municipais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Painel: Aspectos destacados
4ª - CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO Novembro/2009 CIDADE PARA TODOS E TODAS COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E.
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Incentivo para o Desenvolvimento 2º Convênio FNP-SEBRAE Abril/2010 a Setembro/2011 Brasília, 13 de abril de 2010.
Capacitação dos técnicos municipais para a elaboração dos PMS Plano Municipal de Saneamento Básico PMSB 2ª MOBILIZAÇÃO SOCIAL Fase de Priorização de Programas.
Plano Municipal de Saneamento Básico
44ª Assembleia Nacional da Assemae
José Alberto Ribeiro Carvalho
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
O PMSB é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos para avaliar o estado de salubridade.
PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL – PMS MUNICÍPIO DE PIÇARRA – PA
PROPOSTA METODOLOGICA PARA AVALIAÇÃO DOS PMSB (1)Engenheiro Civil. Msc. Recursos Hídricos e Saneamento. Doutorando Recursos Hídricos e Saneamento. Esp.
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
PLANOS MUNICIPAIS E REGIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO (PMSBs e PRSB) DOS MUNICÍPIOS ENTES DO CONSÓRCIO CIMASAS.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
Prefeitura Municipal de Farroupilha Secretaria Municipal de Meio Ambiente Dez. / 2014.
PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO ago/2013
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Disciplina: Educação Ambiental
Elaboração dos Planos Municipais
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB – Outubro/2013.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE Iúna
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
MOBILIZAÇÃO SOCIAL COM O AUXÍLIO DA CARTILHA “O MUNICÍPIO QUE QUEREMOS: ENTENDA POR QUE SANEAMENTO É BÁSICO E SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE” Aline.
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO DE DIADEMA SANED - Companhia de Saneamento de Diadema.
Documentação necessária à elaboração do Plano de Saneamento – Oportunidades e Desafios Semana do Meio Ambiente Goiânia/GO – 04/05 de junho de 2014 Veronilton.
Tema 13: PANORAMA ATUAL DOS PLANOS DE SANEAMENTO NO BRASIL: O QUE FAZER APÓS A EDIÇÃO DO DECRETO 8.629/2015?
A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL NO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO Janaína Silva de Mattos Filipe Franz Teske Dieter Wartchow 18/05/2016 XX Exposição de.
AO63 - METODOLOGIA PARA APOIO PARA ATUALIZAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO - PMSB.
Ministério do Meio Ambiente
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
twitter.com/funasa.
Plano Municipal de Saneamento Básico Semana do Meio Ambiente Goiânia/GO – 04/05 de junho de 2014 Veronilton Farias Analista de Infraestrutura MINISTÉRIO.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Eng.º Geraldo Leite Botelho, Msc Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria Seminário.
Subcomissão Temporária de Resíduos Sólidos Senado Federal Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Albino Rodrigues Alvarez Brasília, 19 de março.
Transcrição da apresentação:

Plano Municipal de Saneamento Básico PMSB 2ª MOBILIZAÇÃO SOCIAL Fase de Prognóstico Município: CONSULTORIA AMBIENTAL INOVA

Comitê Local do Município Inserir nomes dos membros do Comitê

Funções dos Comitês Locais Os Comitês Locais serão responsáveis pela: Coordenação, condução e acompanhamento da elaboração do PMSB, bem como pelo Plano de Mobilização Social e sua efetiva implantação. Articulação dos atores locais e multiplicação dos conhecimentos necessários à elaboração e à implementação do PMSB com os integrantes das outras instâncias do poder público e da sociedade civil existentes no Município.

Plano Municipal de Saneamento Saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o seu bem estar físico, mental e social.

Plano Municipal de Saneamento O plano de saneamento básico é uma projeção de como devem ser estruturados alguns serviços essenciais à qualidade de vida da população. Os serviços abrangem: Abastecimento de água potável Coleta e tratamento de esgoto Manejo dos resíduos sólidos 4 Eixos Escoamento de águas pluviais.

Plano Municipal de Saneamento A Lei n° 11.445/2007 estabelece como princípio a participação da sociedade em todos os processos de elaboração e implementação do PMSB. O PMSB terá um horizonte de 20 (vinte) anos, avaliado anualmente e revisado a cada 4 (quatro) anos.

Seguimentos dos trabalhos Apoio, participação e envolvimento da comunidade nos seguintes pontos: Esclarecimento do que é saneamento – 1ª Mobilização Levantamento da situação dos 4 eixos: problemas, bons exemplos, pontos positivos e negativos dos serviços; Discussão das possíveis soluções para os problemas encontrados - 2ª Mobilização Definição das soluções a serem implantadas - 2ª Mobilização Prioridade de implantação do programas e projetos definidos.

Diagnóstico dos 4 EIXOS

Abastecimento de água Pontos fortes e pontos fracos elencados

Esgotamento sanitário Pontos fortes e pontos fracos elencados

Drenagem Pluvial Pontos fortes e pontos fracos elencados

Resíduos Sólidos Pontos fortes e pontos fracos elencados

Soluções a serem implantadas