Aplicações adicionais da derivada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUADRO RESUMO DAS ESTRUTURAS DE MERCADOS BÁSICAS Número de Empresas Diferenciação do produto Condições de Entrada e saída Controle sobre o preço Exemplo.
Advertisements

Revisão: Potenciação e propriedades.
IntroduÇão Vou apresentar aqui, neste portfólio, tudo que aprendi, ou pelo menos tentei aprender no decorrer desse 2º trimestre, que é em geral 2 itens:
POLINÔMIOS. Polinômio ou função polinomial na variável complexa x é toda função P: ℂ → ℂ definida por P(x) = a n x n + a n–1 x n–1 + a n–2 x n–2 +...
Estatística Aula 16 Universidade Federal de Alagoas Centro de Tecnologia Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves Adaptado do material elaborado.
1) Defina sequências numéricas.
Tópicos Preliminares Algorítmos I.
Matemática Revisão Global Professor Rivelino Andrade.
Geometria 3° encontro.
A RETA Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983.
Aplicações de Derivadas
Aplicações aos osciladores harmónicos
Confiabilidade Estrutural
Bioestatística e Epidemiologia Aula 3: Medidas de Tendência Central
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO
COLÉGIO JOÃO AGRIPINO FILHO – CJAF-GEO
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 1 – Introdução ao Programa de
Cálculo Diferencial e Integral III
Introdução à Integral Definida
PROBABILIDADES.
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 4 – Solução de equações transcendentes e polinomiais (continuação)
ALGEBRA LINEAR AUTOVALORES E AUTOVETORES Prof. Ademilson
Laboratório 2 de Fundamentos de Física e Matemática Revisão das atividades do Lab anterior: Plot de Graficos – Maximos locais e globais.
Logaritmos.
LIMITE DE UMA FUNÇÃO Aula 01 – Matemática I – Engenharia de Aquicultura Prof. Danilene Donin Berticelli.
Prof. Ranildo Lopes - FACET
Revisão para AIISC Hoje faremos vários exercícios de revisão.
Função Quadrática.
Métodos Numéricos de Determinação de Raízes: Bisseção, Secante e Newton-Raphson Professor.: Heron Jr.
Funções do Usuário em Matlab
de um número real positivo
Aplicações adicionais da derivada
MATEMÁTICA - A INTERVALOS REAIS PROF. WOLVERINE.
Dependência entre grandezas
Matemática para Negócios
Introdução à Integral Definida
Introdução à Integral Definida
Aula 07 e 08 - Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear , polinomial, racionais e algébricas.
Aula 07 – Matemática II – Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli
Capítulo 2 Conceito de função
Prof. Elisson de Andrade
Revisão: Potenciação e propriedades.
O que você deve saber sobre
Aula 04 – Matemática I - Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli
A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal. Prof. Valderi Nunes.
Introdução à Integral Definida
AULA 1 INTRODUÇÃO A FUNÇÕES. AULA 1 INTRODUÇÃO A FUNÇÕES.
Introdução à Integrais – Antiderivação
RAZÃO E PROPORÇÃO (Aula 3)
INTEGRAL DEFINIDA APLICAÇÕES
Derivadas Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x0. Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
Função polinomial do 2ograu
O que você deve saber sobre
FUNÇÕES (Aula 7) MATEMÁTICA Prof.Rafael Pelaquim Ano 2011
Função afim: a função geral de 1º grau Módulo 11
INTEGRAÇÃO POR SUBSTITUIÇÃO
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
TRIGONOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO PROFESSOR HENRIQUE.
TOP 10 - DINÂMICO matemátICA MÓDULO 1
( UFSC ) Seja f(x) = ax + b uma função linear. Sabe-se que f(-1) = 4 e f(2) = 7. Dê o valor de f(8). y = ax + b f(-1) = 4 (-1, 4) 4 = a(-1) + b (2,
ESTUDO DA VARIAÇÃO DE FUNÇÕES
Taxa de variação - Reta tangente - Derivada
Gráfico Análise gráfica
Funções reais de variável real Nesta aula é dada ênfase às funções reais de variável real, isto é, às funções cujo domínio é um subconjunto de R e o conjunto.
Limite no ponto e limites laterais
Objetivo: Derivar e analisar alguns aspectos da demanda de mercado
Funções de Duas ou Mais Variáveis
MATEMÁTICA.
MATEMÁTICA.
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Aplicações adicionais da derivada Aula 05 – Matemática I - Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli

Funções crescentes e decrescentes Gráfico dos gastos com armamentos dos países do antigo bloco soviético como porcentagem do PDB durante o período crucial de 1990 a 1995 que se seguiu à extinção da União Soviética. Intuitivamente, sabemos que uma função f(x) é crescente quando a curva de f se inclina para cima e decrescente quando a curva se inclina para baixo.

Definição Função Crescente e Função Decrescente: Seja f(x) uma função definida no intervalo 𝑎<𝑥<𝑏 e sejam 𝑥1 e 𝑥2 dois números no intervalo. Nesse caso, 𝑓(𝑥) é crescente no intervalo se 𝑓(𝑥2) > 𝑓(𝑥1) para qualquer 𝑥2>𝑥1. 𝑓(𝑥) é decrescente no intervalo se 𝑓(𝑥2) < 𝑓(𝑥1) para qualquer 𝑥2>𝑥1.

Como se pode ver nas figuras acima, se as inclinações das retas tangentes à curva de uma função f(x) são todas positivas no intervalo 𝑎<𝑥<𝑏, a inclinação da curva é para cima e f(x) é crescente no intervalo. Como a inclinação da reta tangente é dada pela derivada f’(x), concluímos que f(x) é crescente nos intervalos em que 𝑓’(𝑥)>0. Da mesma forma, f(x) é decrescente nos intervalos em que 𝑓’(𝑥)<0.

Um experimento de resposta do feijão (g/vaso) à adição de fósforo x, em que 0≤𝑥≤210 (ppm P), aproximou-se pela função: 𝑓 𝑥 =−0,00000083 𝑥 3 +0,0000678 𝑥 2 +0,061792𝑥+6,7287 Encontre os intervalos em que a função é crescente ou decrescente e o ponto de inflexão e justifique seu significado.

Uso da derivada pera determinar os intervalos em que a função f é crescente e decrescente 1º passo: Determine todos os valores de x para os quais 𝑓’(𝑥) = 0 ou 𝑓’(𝑥) não é contínua e assinale estes valores em uma reta de números dividindo, assim, a reta em um certo número de intervalos abertos. 2º passo: Escolha um número de teste c para cada intervalo 𝑎<𝑥<𝑏 determinado no 1º passo e calcule 𝑓’(𝑐). Se 𝑓’(𝑐) > 0, a função 𝑓(𝑥) é crescente no intervalo 𝑎<𝑥<𝑏. Se 𝑓’(𝑐) < 0, a função 𝑓(𝑥) é decrescente no intervalo 𝑎<𝑥<𝑏.

Exemplo 1 Determine os intervalos em que a função 𝑓(𝑥) = 2𝑥³+3𝑥²−12𝑥−7 é crescente ou decrescente.

Exemplo 2 Determine os intervalos em que a função 𝑓 𝑥 = 𝑥² 𝑥−2 é crescente e decrescente.

𝑓 𝑥 =−0,00000083 𝑥 3 +0,0000678 𝑥 2 +0,061792𝑥+6,7287

𝑓´ 𝑥 =−0,00000249 𝑥 2 +0,0001356𝑥+0,061792 𝑓´ 𝑥 =0 𝑥´=−132,64 𝑒 𝑥´´=187,1 𝑓´ 𝑐 >0 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑥<−132,64 𝑒 −132,64<𝑥<187,1 ⇒𝑓 𝑥 é 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑓´ 𝑐 <0 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑥>187,1 ⇒𝑓 𝑥 é 𝑑𝑒𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑡𝑒

Exercícios Determine os intervalos em que a função dada está aumentando e diminuindo: A) 𝑓 𝑥 = 𝑥 2 −4𝑥+5 B) 𝑓 𝑥 = 𝑥 3 −3𝑥−4 C) 𝑓 𝑥 = 𝑥 5 −5 𝑥 4 +100

𝑓´ 𝑥 = 5𝑥 4 −20 𝑥 3 𝑓 𝑥 = 𝑥 5 −5 𝑥 4 +100

Exemplo A receita obtida com a venda de um tipo de máquina t semanas após o lançamento do produto é dada por: 𝑅 𝑡 = 63𝑡−𝑡² 𝑡 2 +63 0≤𝑡≤63 milhões de reais. Em que instante a receita é máxima? Qual é esta receita? Receita máxima?

Em x5 temos um “ponto de quebra”, não existe tangente. Extremos relativos A simplicidade dos gráficos das figuras anteriores pode ser enganadora. A figura a seguir mostra um gráfico mais geral. Observe que existem “picos” e “vales”. Mas só é possível traçar tangentes horizontais em alguns pontos. Em x5 temos um “ponto de quebra”, não existe tangente. O ponto x1 existe uma tangente horizontal que não é um pico nem um vale.

Extremos relativos Como os métodos do cálculo podem ser usados para localizar e identificar os “picos” e “vales” de uma função? (o que, por sua vez, facilita o traçado da curva associada e ajuda a resolver problemas de otimização). Os “picos” de uma função f são chamados de máximos relativos de f e os “vales” são chamados de mínimos relativos. Os máximos e mínimos relativos são conhecidos pelo nome global de extremos relativos.

Extremos relativos Dizemos que uma função 𝑓(𝑥) possui um máximo relativo no ponto 𝑥 = 𝑐 se 𝑓(𝑐)≥𝑓(𝑥) para todos os valores de x em um intervalo 𝑎<𝑥<𝑏 que contenha o ponto c. Uma função 𝑓(𝑥) possui um mínimo relativo no ponto 𝑥 = 𝑐 se 𝑓(𝑐)≤𝑓(𝑥) para todos os valores de x em um intervalo 𝑎<𝑥<𝑏 que contenha o ponto c. Os máximos e mínimos relativos de f são conhecidos pelo nome global de extremos relativos.

Números críticos e pontos críticos Como uma função 𝑓(𝑥) é crescente quando 𝑓’(𝑥) > 0 e decrescente quando 𝑓’(𝑥) < 0, os únicos pontos nos quais 𝑓(𝑥) pode possuir um extremo relativo são aqueles em que 𝑓’(𝑥) é nula ou não existe. Estes pontos são tão importantes que recebem um nome especial. Números Críticos e Pontos Críticos – um número 𝑐 pertencente ao domínio de 𝑓(𝑥) é chamado de número crítico se 𝑓’(𝑐) = 0 ou se 𝑓’(𝑐) não existe. O ponto correspondente (𝑐, 𝑓(𝑐)) no gráfico de 𝑓(𝑥) é chamado de ponto crítico de 𝑓(𝑥). Os extremos relativos podem ocorrer apenas em pontos críticos. gráficos

Como fica f´(x) em cada caso? Três pontos críticos (c, f(c)) nos quais f´(c)=0. Máximo Relativo Como fica f´(x) em cada caso? Mínimo Relativo Nem máximo nem mínimo Relativo

Três pontos críticos (c, f(c)) nos quais não existe. Máximo Relativo Nem Máximo nem Mínimo Relativo Mínimo Relativo

O teste da derivada primeira para extremos relativos Podemos usar o sinal da derivada para determinar os pontos críticos como máximos relativos, mínimos relativos ou nenhuma coisa nem outra. Seja um número crítico de 𝑓(𝑥) (isto é, 𝑓´(𝑐)=0 ou 𝑓´(𝑐) não existe). Neste caso, o ponto crítico 𝑃(𝑐, 𝑓(𝑐)) é: Um máximo relativo se 𝑓´(𝑥)>0 à esquerda de c e 𝑓´(𝑥) <0 à direita de 𝑐. Um mínimo relativo se 𝑓´(𝑥)<0 à esquerda de c e 𝑓´(𝑥) >0 à direita de 𝑐. Um ponto ordinário se 𝑓´(𝑥)>0 ou 𝑓´(𝑥)<0 dos dois lados de 𝑐. Representar graficamente.

Exemplo Determine todos os números críticos da função: 𝑓(𝑥)=2𝑥4 −4𝑥²+3.

Aplicações Depois de determinar os intervalos nos quais a função f(x) é crescente ou decrescente e localizar os extremos relativos, podemos esboçar a curva da função. Segue uma descrição passo a passo do método para esboçar o gráfico de uma função contínua usando a derivada.

Método para esboçar um gráfico de uma função contínua 𝑓(𝑥) usando a derivada 𝑓´(𝑥) 1º passo: Determinar o domínio de 𝑓(𝑥). Construa uma reta de números restrita apenas aos números do domínio de 𝑓(𝑥). 2º passo: Determine 𝑓´(𝑥) e assinale os números críticos na reta de números obtida no 1º passo. 3º passo: Para cada número crítico c, calcule o valor de 𝑓(𝑐) e plote o ponto crítico 𝑃(𝑐, 𝑓(𝑐)) em um sistema de eixos coordenados, com uma “copa” ∩ em P se P for um máximo relativo (↗ ↘) ou um “copo” ∪ se P for um mínimo relativo (↘ ↗). Plote também os pontos correspondentes a interseções com eixos x e y e outros pontos fáceis de determinar. 4º passo: Desenhe o gráfico de 𝑓 como uma curva suave ligando os pontos críticos de tal forma que a curva suba nas regiões em que 𝑓´(𝑥)>0, desça das regiões em que 𝑓´(𝑥)<0 e tenha uma tangente horizontal nos pontos em que 𝑓´(𝑥)=0.

Exemplo Trace a curva da função 𝑓(𝑥)= 𝑥4+8𝑥3+18𝑥²−8.

Exercícios 1) Determine os intervalos em que a função está aumentando e diminuindo: a) 𝑓 𝑥 = 𝑥 3 +3 𝑥 2 +1 b) 𝑓 𝑥 =3 𝑥 5 −5 𝑥 3 2) Determine os pontos críticos da função dada e classifique como máximo relativo, mínimo relativo ou ponto ordinário: a) 𝑓 𝑡 = 10𝑡 6 +24 𝑡 5 −15 𝑡 4 +3 b) 𝑓 𝑥 =3− (𝑥+1) 3

3) Use os métodos de cálculo para traçar o gráfico da função dada: B) 𝑓 𝑥 = 𝑥 3 ( 𝑥+5) 2

4) O custo para produzir x unidades de uma mercadoria é C(x) milhares de reais, onde 𝐶 𝑥 = 𝑥 3 −20 𝑥 2 +179𝑥+242. A) Determine 𝐴´(𝑥), onde 𝐴(𝑥)= 𝐶(𝑥) 𝑥 é a função custo médio. B) Para que valores de x a função A(x) é crescente? Para que valores é decrescente? C) Para que nível de produção x o custo médio é mínimo? Qual é este custo?

5) Uma empresa determina que se x milhares de reais forem investidos na propaganda de um produto, S(x) unidades do produto serão vendidas, onde 𝑆 𝑥 = −2 𝑥 3 +27 𝑥 2 +132𝑥+207 0≤𝑥≤17. A) Desenhe a curva de S(x). B) Quantas unidades serão vendidas se a empresa não investir em publicidade? C) Quanto a empresa deveria investir em publicidade para maximizar as vendas? Qual é o nível máximo de vendas?