Seres heterotróficos Seres heterotróficos são os seres vivos que para conseguir o seu alimento precisam consumir um outro ser vivo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEMBRANA PLASMÁTICA.
Advertisements

Mod. 4- Continuação CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS
Brenda Natasha Souza Costa
PROF. CLAUDIO GIOVANNINI
A célula.
PERMEABILIDADE CELULAR
CÉLULA BACTERIANA.
Transporte através da Membrana Plasmática
Membrana e permeabilidade
Mosaico Fluido – Singer e Nicholson Estrutura/Composição Química
Movimentos Transmembranares
Sumário Digestão extracelular Intracorporal :
MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES
Ciências Naturais – 9.o ano
Transporte Passivo • Osmose • Difusão – simples - facilitada
Envoltórios Celulares e transporte por membrana
ENVOLTÓRIOS CELULARES
MEMBRANA PLASMÁTICA E TRANSPORTES
MEMBRANA PLASMÁTICA.
Citologia Prof. Fábio Duarte.
MEMBRANA PLASMÁTICA E A PERMEABILIDADE
ESTRUTURA E PROPRIEDADES
Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos Continuação… 1.
Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos 1 Obtenção de Matéria – Seres Heterotróficos 2.
BASES DOS TRANSPORTES ATRAVÉS DE MEMBRANAS E EPITÉLIOS Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.
SISTEMA DIGESTÓRIO Professora: Ayesa Digestão Para serem aproveitados pelo nosso organismo, os alimentos têm de ser transformados em moléculas menores.
A QUÍMICA DA MASTIGAÇÃO, DOS SABORES E DA DIGESTÃO
SISTEMA DIGESTIVO Ciências Naturais 9ºAno Prof. Tânia Santana.
COMPARTIMENTALIZAÇÃO DOS SERES VIVOS 1. INTRODUÇÃO Conceito de fisiologia humana: estuda os mecanismos e as características funcionais dos diferentes tipos.
Transporte de substâncias. Transporte  Transporte Movimento molecular e iônico entre locais na mesma célula ou células adjacentes  Transporte passivo.
ESTRUTURA DE MEMBRANA Modelo mosaico fluido da membrana plasmática.
SISTEMA DIGESTÓRIO ( Dentes, estômago e intestino) Ciências 8 ⁰ANO.
Membrana Plasmática e Citoplasma
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Citologia e envoltórios Celulares
Professor: Guilherme Vieira
Sistema Digestório..
Prof. Edi A célula.
Como transformar um alimento em nutriente?
Características dos Seres Vivos 2017/2 Ivanise C.S.Mota
A digestão humana Sistema digestório.
Revisão - Biologia Níveis de organização e Célula
Biologia I Prof. Tafarel Melo
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
Membrana Celular Professora Elisa :D.
Professor: Guilherme Vieira
A arquitetura das células
Sistema digestivo.
Biofísica Medicina Veterinária
MEMBRANA PLASMÁTICA.
Lisossomo:. Lisossomo: Digestão de material intracelular desgastado Lisossomo: Digestão intracelular; Lisossomo primário – em repouso Lisossomo secundário.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
MEMBRANA PLASMÁTICA.
Transporte através da Membrana Plasmática
PROF. CLAUDIO GIOVANNINI
CÉLULAS 8° ano –Profª Elisete.
Membrana Celular Biologia Tema: Membrana celular.
Estrutura Celular Célula Animal Membrana Plasmática
MAIS QUE UMA ESCOLA, UMA VIDA. Professor Alexandre Bacega
Animais invertebrados
Disciplina: Ciências Moleculares e Celulares Faculdade Anhanguera de Anápolis.
Transporte de Substâncias através da Membrana Celular
Envoltórios celulares
Citologia.
Biologia Celular.
Sistema digestório Cap. 7.
CITOLOGIA.
CITOLOGIA PROF. VALÉRIA CITOLOGIA.
1) O que podem representar os cachos da Daenerys?
INSTITUTO MEDIO POLITECNICO A. GUEBUZA Resultado de Aprendizagem 1 Tema: Termos associados com os sistemas do corpo e suas funções orgânicas. eng. Adelino.
Transcrição da apresentação:

Seres heterotróficos Seres heterotróficos são os seres vivos que para conseguir o seu alimento precisam consumir um outro ser vivo.

Os seres heterotróficos podem ser classificados em unicelulares e multicelulares: Pois alguns são formados apenas por uma célula - unicelulares, enquanto que outros são formados por mais do que uma célula - multicelulares.

Seres heterotróficos podem ser: Algumas Bactérias Animais Fungos

Obtenção da matéria pelo seres heterotróficos

Os seres heterotróficos obtêm alimentos ricos em substâncias orgânicas partir das quais elaboram as suas próprias moléculas:

Membrana plasmática Controla a entrada e a saída de substâncias FUNÇÃO: Controla a entrada e a saída de substâncias da célula. Intervém também em funções de proteção e receção de informações.

O modelo de Singer e Nicholson (ou do mosaico fluido), proposto em 1972, é o modelo atualmente o mais aceite.

Transporte de materiais através da membrana plasmática: Há três tipos de transporte:  Transporte não mediado;  Transporte mediado; Transporte em quantidade;

Transporte não mediado; Difusão simples É um tipo de transporte passivo de um soluto através da membrana.

Osmose Movimento da água por difusão, de um meio com elevada concentração de água para um meio com menor concentração de água.

Osmose celular

Transporte mediado Difusão facilitada Difusão de iões ou moléculas efetuada por uma proteína membranar específica (transportador).

Transporte ativo Transporte de solutos através das membranas contra o gradiente de concentração e, consequentemente, com consumo de energia química.

Transporte em quantidade Exocitose: Mecanismo de transporte de substâncias para o meio externo. Fagocitose: Processo pelo qual partículas sólidas são englobadas pela célula. Endocitose: Mecanismo de transporte de substâncias para o meio interno da célula. Pinocitose: Processo pelo qual partículas líquidas são englobadas pela célula.

Resumindo: Transporte transmembranar pode ser classificado em Transporte passivo Transporte ativo Transporte “em” quantidade Difusão simples Difusão facilitada Endocitose Exocitose

Processo de alimentação pelos seres heterotróficos: O processamento de alimentos pelos seres heterotróficos inclui os processos de ingestão, digestão e absorção.

Ingestão Ingestão: Entrada de alimento para o organismo. No ser humano Nos seres unicelulares Nos seres unicelulares a ingestão é feita por Endocitose ( Fagocitose ou Pinocitose)

Ingestão: inclusão de partículas/substancias alimentares. O fungo lança no ambiente enzimas que degradam as moléculas orgânicas complexas e, depois, absorve moléculas menores, mais simples.

DIGESTÃO INTRACELULAR EXTRACELULAR Ocorre no interior das células. Ocorre fora das células. Típica dos seres multicelulares Digestão Extracorporal Digestão Intracorporal

Digestão intracelular Processo que ocorre no interior das células em vacúlos digestivos, em organismo unicelulares e multicelulares.

Digestão extracelular extracorporal Lançamento de enzimas para o meio exterior Enzimas degradam os nutrientes do meio envolvente Os monómeros resultantes são absorvidos para as hifas do fungo.

A mesma abertura funciona como Ânus e Boca Tubo digestivo Galinha Tem duas aberturas independentes, uma para a entrada de alimentos e outro por onde saem os resíduos alimentares Completo Minhoca Hidra A mesma abertura funciona como Ânus e Boca Incompleto Planaria

Digestão extracelular intracorporal Tubo digestivo incompleto A mesma abertura funciona como Boca e Ânus . EX: Hidra.

Digestão na planária Digestão totalmente extracelular. Cavidade gastrovascular mais ramificada e diferenciada. Faringe projeta-se e pode captar alimentos.

Digestão extracelular intracorporal Tubo digestivo completo Apresenta duas aberturas, em extremidades opostas: Boca e Ânus. EX: Animais mais complexos

Sistema digestivo humano Existência de glândulas anexas que facilitam a digestão. Estrutura do intestino aumenta a eficácia do processo de absorção.

Exemplos de sistemas digestivo nos vertebrados: Galinha Coelho

Absorção No intestino delgado

No intestino grosso No intestino grosso é absorvida grande quantidade de água que vai para o sangue. Os restos dos resíduos alimentares é transformado em fezes.

O tubo digestivo completo confere vantagens aos organismos que o possuem pois: Os alimentos deslocam-se num único sentido; A digestão pode ocorrer em vários órgãos; A absorção é o mais eficiente, pois prossegue ao longo do tubo; Os resíduos não digeridos acumulam-se durante algum tempo, sendo depois expulsos através do ânus.