Classificação das estrofes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ler Poesia Escola Secundária C/3º Ciclo Pedro Nunes
Advertisements

LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA
Oficina de Letras de Música
EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA 2010
NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO Profª. Enda Carmem.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
Colégio Cândido Portinari Professora Anna Frascolla 2010
O texto poético.
Texto Poético.
Cordel.
“Que é poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados” (Cassiano Ricardo)‏ COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA LINGUA PORTUGUESA POESIA- VERSIFICAÇÃO.
Elementos Estruturais da Poesia
Os Lusíadas para Gente Nova
O texto literário: O texto poético
O TEXTO POÉTICO.
Métrica – é a quantidade de sílabas poéticas.
LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA
ESTRUTURA DA NARRATIVA E VERSIFICAÇÃO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
O gênero lírico.
Profa. Karen Neves Olivan
Literatura Gêneros Literários.
LITERATURA Capítulo 4.
REVISÃO DE CONTEÚDOS 8as séries.
“Que é poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados.”
Noções de versificação
Cap. III Literatura é gênero Parte I Gêneros épico e lírico
Noções Básicas de Versificação.
Poesia EB23 Maria Manuela de Sá
Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos
DIZ-ME, ANTÓNIO.
TEXTO POÉTICO Algumas noções
LINGUAGEM POÉTICA.
LÍNGUA PORTUGUESA/9º. ANO POEMAS: NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO
NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO Profª. Jéssica Gravino.
VERSIFICAÇÃO. Conceito  É o conjunto de normas que ensinam a fazer poemas belos e perfeitos segundo o conceito dos antigos gregos.  Para eles, beleza.
LITERATURA. VERSO – PROSA PROSA FORÇA DO HÁBITO Um dia o meu cavalo voltará sozinho e, assumindo sem querer a minha própria imagem e semelhança, virá.
Professor Marcel Matias
Agrupamento Gil Vicente Português
GÊNEROS LITERÁRIOS ÉPICOLÍRICODRAMÁTICO EPOPEIA ROMANCE CONTO NOVELA POESIA LÍRICA TRAGÉDIA COMÉDIA DRAMA Predominância da objetividade Predominância da.
Elementos Estruturais da Poesia e da prosa
Poema Poema é um texto que expressa sentimentos, emoções e desejos de um eu lírico; é construído em versos, que podem ser agrupados em uma ou mais estrofes;
Poema Poema é um texto que expressa sentimentos ou suas impressões sobre o mundo, o poeta cria imagens, atribuindo novos sentidos para as palavras. Revela.
"Os Sapos": ironia ao discurso parnasiano.  O poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, escrito em 1918, e publicado em Foi declamado por Ronald.
Profa Giovana Uggioni Silveira
UNASP Berenice Zabel Wuttke (adaptado)
Síntese da unidade 4.
Endechas a Bárbara.
gênero textual _ poesia
Texto Lírico – Poesia.
Noções de versificação
Descalça vai para a fonte
Análise global / Recapitulação
O Texto PoÉtICO.
Banda desenhada A banda desenhada combina imagens com palavras. O texto aparece em balões (pensamentos, falas, gritos, sons…) ou em legendas.
1. Poesia Trovadoresca O paralelismo Outras Expressões, 10.º ano.
Como é grande o meu amor por você...
Fernando Pessoa “ SOPRA DE MAIS O VENTO” Paola Muller N° 21 Turma: 12° D.
A epopeia Os Lusíadas.
Auto da Barca do Inferno: estrutura externa e interna
Mural de Arm Collective, Lisboa
Agrupamento de Escolas de Santo André Escola Básica da Quinta da Lomba Disciplina de Português Apresentação do poema “Maria Lisboa” de David Mourão Ferreira.
Tem tudo a ver A poesia tem tudo a ver com tua dor e alegrias, com as cores, as formas, os cheiros, os sabores e a música do mundo.
Uma declaração de amor à você...
Gêneros Lírico ou Poético
Professoras: Fernanda e Renata
LITERATURA.
Poema Poema é um texto que expressa sentimentos, emoções e desejos de um eu lírico; é construído em versos, que podem ser agrupados em uma ou mais estrofes;
Transcrição da apresentação:

Classificação das estrofes Verso – cada linha de um poema Estrofe – um verso ou um conjunto de versos Classificação das estrofes um verso - monóstico seis versos - sextilha dois versos - dístico sete versos - sétima três versos - terceto oito versos - oitava quatro versos - quadra nove versos - nona cinco versos - quintilha dez versos - décima

Tipos de Rima Rima – correspondência de sons, no final ou no meio dos versos, que contribui para a musicalidade e ritmo de um poema. Versos soltos ou brancos – versos que não rimam. cruzada emparelhada interpolada encadeada Os versos rimam alternadamente. (abab) Os versos rimam dois a dois. (aabb/aabc / abba) Os versos que rimam estão separados por dois ou mais versos de rima diferente. (abba/aabcdb) A palavra final de um verso rima com uma palavra do interior do verso seguinte. interior ou interna rica pobre As palavras que rimam estão no interior do mesmo verso. As palavras que rimam pertencem a classes de palavras diferentes. As palavras que rimam pertencem a classes de palavras iguais.

Classificação dos versos quanto ao número de sílabas métricas A Métrica é a medida poética que corresponde ao número de sílabas métricas de um verso. A contagem das sílabas métricas é feita até à última sílaba tónica. A sílaba terminada em vogal átona faz elisão com a vogal seguinte, formando apenas uma sílaba métrica. Classificação dos versos quanto ao número de sílabas métricas 1 sílaba métrica - monossílabo 7 sílabas métricas – heptassílabo (ou redondilha maior) 2 sílabas métricas - dissílabo 8 sílabas métricas - octossílabo 3 sílabas métricas - trissílabo 9 sílabas métricas - eneassílabo 4 sílabas métricas - tetrassílabo 10 sílabas métricas - decassílabo 5 sílabas métricas – pentassílabo (ou redondilha menor) 11 sílabas métricas - hendecassílabo 6 sílabas métricas - hexassílabo 12 sílabas métricas – dodecassílabo (ou alexandrino)

Programa de Português do Ensino Básico (2009) PPEB (2009) Leitura Ler textos literários Descritores de Desempenho Conteúdos Caracterizar os diferentes modos e géneros literários. Elementos constitutivos da poesia lírica (convenções versificatórias)

Metas Curriculares de Português Educação Literária EL 7 18. Ler e interpretar textos literários. Sistematizar elementos constitutivos da poesia lírica (estrofe, verso, refrão, rima, esquema rimático).

José Gomes Ferreira V Nunca encontrei um pássaro morto na floresta. (Encontrei na Brasileira do Rossio o Manuel Mendes – a primeira pessoa a quem li estes versos.) Nunca encontrei um pássaro morto na floresta. Em vão andei toda a manhã a procurar entre as árvores um cadáver pequenino que desse o sangue às flores e as asas às folhas secas... Os pássaros quando morrem caem no céu. In Poeta Militante I Identifica as características formais do poema. Divide em sílabas os dois últimos versos.

Resolução Classifica as estrofes quanto ao número de versos. R. Trata-se de um poema composto por um monóstico, uma quintilha e um dístico. Classifica o tipo de rima. R. É verso branco ou solto. Divide em sílabas métricas os dois últimos versos. R. Os/pá/ssa/ros /quan/do/ mo/rrem (7 sílabas métricas; heptassílabo ou redondilha maior) ca/em/no /céu (4 sílabas métricas; tetrassílabo)

Ruy Belo Classifica as estrofes quanto ao número de versos. E tudo era possível Na minha juventude antes de ter saído da casa de meus pais disposto a viajar eu conhecia já o rebentar do mar das páginas dos livros que já tinha lido Chegava o mês de maio era tudo florido o rolo das manhãs punha-se a circular e era só ouvir o sonhador falar da vida como se ela houvesse acontecido E tudo se passava numa outra vida e havia para as coisas sempre uma saída Quando foi isso? Eu próprio não o sei dizer Só sei que tinha o poder de uma criança entre as coisas e mim havia vizinhança e tudo era possível era só querer. In Obra poética Classifica as estrofes quanto ao número de versos. Faz o esquema rimático do poema. Classifica o tipo de rima. Faz a escansão dos dois primeiros versos e classifica-os quanto ao número de sílabas.

Resolução Classifica as estrofes quanto ao número de versos. R. São duas quadras e dois tercetos. Faz o esquema rimático do poema. R. abba abba ccd eed Classifica o tipo de rima. R. abba – rima interpolada bb – rima emparelhada cc – rima emparelhada deed – rima interpolada ee – rima emparelhada Faz a escansão dos dois primeiros versos e classifica-os quanto ao número de sílabas. R. Na/mi/nha /ju/vem/tu/de na/tes /de /ter/ sa/í/ – 12 sílabas métricas (dodecassílabo ou alexandrino) da/ca/sa/de/meus/pais/dis/pos/to a/vi/a/jar / – 12 sílabas métricas (dodecassílabo ou alexandrino)