Infância hoje Profª. Drª. Cristiana Carneiro (FE/UFRJ)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA Profª M.Sc. ADREA CANTO
Advertisements

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA INFÂNCIA NA MODERNIDADE
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
Histórias de crianças e infâncias
Santa Rosália de Palermo Trabalho realizado por: Rita Sousa, nº História da Arte Iconografia.
Deyse Bandeira Erlania Freitas Marta Florença Mônica Ferraz.
Brincadeira de Faz-de-Conta e Desenvolvimento Infantil: Princípios Psicológicos PEAD Ludicidade e Educação.
ESPIRITUALIDADE E ENVELHECIMENTO. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. Apresentação b. Espiritualidade c. Religiosidade d. Realidade 3. RESUMO.
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil. Jean Piaget ( ) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
24/9/20161Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
SÍNTESE HISTÓRICA. Períodos da Filosofia (Quadro Sinóptico) 1.Período Ágrafo ou Idade da Pedra (até a.C) 2.Período Gráfico ou Idade dos Metais (história.
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil.
HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL SÉC. XVI A XX.
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS
Curso Técnico em Agroecologia Fundamentos de Economia
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Mulheres no mercado de trabalho Brasileiro
RENASCIMENTO PARTE 2.
ELEMENTOS DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA
ESTÉTICA.
PEAD Ludicidade e Educação
SETOR DE INFÂNCIA 2º ENTREI Goiânia / GO.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Barão de Cocais, 26 de Fevereiro de 2016 – Pólo: Barão de Cocais
Tema 4 Cartografia Geografia – 6º Ano
Programa FAEC Em ação nos Bairros.
Módulo 29 – Crises dos séculos XIV e XV
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
1143 – Um novo Reino, um novo Estado
ZERO O NADA QUE EXISTE EFETIVAMENTE
Conceitos Fundamentais da História da Arte - Heinrich WÖLFFLIN
AGOSTINHO DE HIPONA (354 – 430) 
A ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS Thomas Kuhn ( ) nasceu em Cincinnati, Ohio, EUA.  Cursou física na Universidade de Harvard. PRINCIPAIS.
JEAN-JACQUES ROUSSEAU
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
NO BRASIL PROFESSOR: LOURIVAL SOARES. O QUE É?  O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do.
O TRABALHO DO HISTORIADOR
Professor Handel – História
Século XIX.
Romeu e Julieta e a Origem do Estado
O QUE É O PEDAGOGO.
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA MÓDULO Ética e Meio Ambiente Profa. Dra. Patrícia Fuza AULA 1- CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE A RELAÇÃO HOMEM- NATUREZA.
RENASCIMENTO CULTURAL
Representação gráfica dos dados estatísticos
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS III – PETROLINA DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ANA KARINA PEREIRA DE CASTRO A REPRESENTAÇÃO DO GÊNERO FEMININO.
 Quem foi  Nascimento e Morte  Interesses Principais  Obras  História  Influência  Filosofia  Dialética  Crítica de Hegel a Kant  Hegel.
Filosofia – 2° ano do Ensino Médio A dúvida.
Colégio menino Jesus Historia do Teatro HISTORIA DO TEATRO O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas.
HOSPITAL GERAL OTÁVIO DE FREITAS - CEMPI
Sumário: -Visualização de um documentário sobre o Renascimento.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Prática de Transcrição Paleográfica em Arquivos Permanentes
Absolutismo e mercantilismo
Absolutismo Monárquico
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
Música na Idade Média Érica Dias Gomes
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
Com base em apresentação de Heloisa Buarque de Almeida e textos:
Transcrição da apresentação:

Infância hoje Profª. Drª. Cristiana Carneiro (FE/UFRJ) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO Infância hoje Profª. Drª. Cristiana Carneiro (FE/UFRJ) RIO DE JANEIRO OUTUBRO/2014

A descoberta da infância Até meados do século XII a arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representá-la; Usava apenas a diferença de tamanho do adulto em relação ao tamanho da criança, esta considerada ‘adulto em miniatura’; Recusa a representar a morfologia infantil?

A descoberta da infância Idade Antiga Pouco interesse. Época Helenística Eros. Graciosidade das crianças representadas. Idade Média Século XIV Anjos. Botticelli. Infância sagrada.

A descoberta da infância Após o século XIV a iconografia em torno da infância se prolifera (não apenas a sacra mas também a leiga/laica); Florescem as histórias de/com crianças nas lendas; Cenas de gênero – as crianças juntas aos adultos; “Não se pensava, como normalmente acreditamos hoje, que a criança já contivesse a personalidade de um homem” (ARIÈS, 1981, p. 57); Sentimento da infância “engraçadinha”.

A descoberta da infância Nas efígies funerárias as crianças só aparecem a partir do século XVI (aparecem primeiro representadas no túmulo de seus professores); Ainda no século XVI temos como representação o retrato da criança morta (marco importante na história dos sentimentos); No século XVII temos os retratos de crianças sozinhas e os retratos de família em torno da criança;

A descoberta da infância “A descoberta da infância começou sem dúvida no século XIII e sua evolução pode ser acompanhada na história da arte e na iconografia dos séculos XV e XVI. Mas os sinais de seu desenvolvimento tornaram-se particularmente numerosos e significativos a partir do fim do século XVI e durante o século XVII” (ARIÈS, 1981, p. 65).

Dois sentimentos de infância (Paparicação x Educação Moral) Sentimento de infância ≠ Afeição pelas crianças; A criança muito pequenina “não contava”; Paparicação – a ingenuidade, gentileza e graça das crianças entretinham os adultos (séculos XVI e XVII); Século XVII ao XX – movimentos contrários à paparicação surgem. Existe o interesse psicológico e preocupação moral; Século XVIII – preocupação com higiene e a saúde física.

Século XX, o século da criança “O século XX, em particular, foi realmente – como profetizava Ellen Key – ‘o século da criança’” (CAMBI, 1999, p. 387).

As ciências e a infância: a lógica desenvolvimentista Teorias psicológicas da infância no século XX - cronologia do curso de vida Racionalização do trajeto biográfico Modelo adultocêntrico – crianças “não prontas” Esvaziamento do lugar da criança “Pactuou-se determinada demanda social sobre as crianças (e não com elas) que levou a seu isolamento nos espaços privados durante o período de preparação” (CASTRO, 2013, p. 18).

A criança está em falta? “A possibilidade de entender e nomear essa diferença em termos de distintos estados subjetivos e naturezas do ser colocou a criança como o ser visto em oposição ao adulto, faltoso em comparação aos atributos e capacidades deste último” (CASTRO, 2013, p. 24).

A criança está em falta? “O que está em estado nascente na infância é justamente a pluralidade do devir, as possibilidades diversas e múltiplas de ser que são abandonadas ao longo do percurso da história de cada um” (CASTRO, 2013, p. 23).

Referências ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1981. CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999. CASTRO, Lúcia Rabello. O futuro da infância e outros escritos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013.