Orientadora: Danieli B. da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
Josueida de Carvalho Sousa Orientador: Gustavo G. Nascimento
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Marcio Chazan Orientador Adauto Martins Soares Filho
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS
Orientadora: Renata Lima Silva
Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Holean Francisco Rodrigues Costa
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
Especializando: Dr. Edito Andrés Rodriguez Segura
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Taissa Morellato Basso
Julio Alberto Rodriguez Seijas Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Orientadora: Daniela Nunes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8. Melhoria da atenção à saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTANCIA TURMA 9. Melhoria da atenção ao.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - RS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Modalidade à distância MELHORIA.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
Orientando: Marcos Rodrigues Orientadora: Suele Manjourany Silva Duro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
Universidade aberta do sus – unasus universidade federal de pelotas especialização em saúde da família modalidade a distância turma 6 Qualificação da Atenção.
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
Especializanda: Prisca Saray Nunez Millan
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Uana Shele Teles Cavalcante Orientador: Ailton Gomes Brant
Qualificação da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade General Câmara, General Câmara/RS HANOY MADERA MADERA.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério da ESF Gramado Xavier,
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MODALIDADE À DISTÂNCIA – TURMA 6
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
Alay Cardoso Álvarez Orientadora: Andressa de Andrade Pelotas, 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Aluno: Diutman Palacios Salas Orientadora: Carla Ribeiro Ciochetto
Transcrição da apresentação:

Orientadora: Danieli B. da Silva UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da atenção ao pré-natal e puerpério, ESF Bairro Nova, Santo Ângelo/RS Aluna: Bruna Burigo Orientadora: Danieli B. da Silva Janeiro de 2015

Introdução Santo Ângelo: 76 mil habitantes ESF Bairro Nova Área Equipe Estrutura física

Problemas- Análise situacional Má adesão das pacientes Baixa cobertura Preferência pelo serviço especializado Desorganização agenda e serviço Falta de busca ativa Falta de capacitação dos profissionais Falta de atividades de grupos Registros inadequados Pré-natal centrado na figura do médico Dificuldade de inserção da saúde bucal no pré-natal

Justificativa “O objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas(BRASIL,2012).”

Objetivos Objetivo geral Melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério da ESF Bairro Nova, Santo Ângelo, RS.

Objetivos específicos Pré-natal Ampliar a cobertura do pré-natal; Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal Melhorar a adesão ao pré-natal; Melhorar o registro do programa de pré-natal; Realizar avaliação de risco; Promover ações de saúde no pré-natal;

Puerpério Ampliar a cobertura do puerpério; Melhorar a qualidade da atenção ao puerpério; Melhorar a adesão ao puerpério; Melhorar o registro do programa de puérperas; Realizar avaliação de risco; Promover saúde no puerpério;

Saúde bucal Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica no pré-natal; Melhorar a qualidade da atenção à saúde bucal durante o pré-natal; Melhorar a adesão ao atendimento odontológico no pré-natal; Melhorar o registro das informações; Promover ações de saúde bucal no pré-natal.

Metodologia Adoção de protocolo - Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco, Ministério da saúde, 2012. Ficha-espelho Planilha para monitorização mensal do serviço de pré-natal/puerpério/saúde bucal Busca ativa Atividades em grupo Avaliação odontológica

Carteira de pré-natal, vacinação para as gestantes, dispensação de sulfato ferroso e ácido fólico, anticoncepção para o pós-parto. Orientações à comunidade Agilidade no atendimento Capacitação da equipe Ações nos 4 eixos pedagógicos (monitoramento e avaliação, organização e gestão do serviço, engajamento público e qualificação da prática clínica)

Resultados pré-natal Meta: alcançar 50% de cobertura das gestantes da área no programa de pré-natal.

Meta: Garantir que 100% das gestantes tenham a primeira consulta de pré-natal no primeiro trimestre.

Meta: realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes.

Meta: garantir que 100% das gestantes primeiro atendimento odontológico

Metas em que foi atingido resultados de 100%: Pelo menos um exame de mamas Solicitação de exames laboratoriais de acordo com protocolo Prescrição de Sulfato Ferroso e Ácido Fólico conforme protocolo Vacina antitetânica e hepatite B em dia Avaliação odontológica Busca ativa das faltosas

Registro na ficha espelho Avaliação risco gestacional Orientação nutricional durante a gestação  Promoção do aleitamento materno Orientação sobre cuidados com o recém-nascido Orientação sobre anticoncepção Orientação sobre os riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação Orientação sobre higiene bucal

Resultados puerpério Meta: aumentar a cobertura das puérperas para 50%

Metas em que foi atingido 100% das puérperas: Exame de mamas, abdome, exame psicológico e avaliação de intercorrências puerperais Registro adequado Avaliação do risco gestacional Orientações sobre aleitamento materno, planejamento familiar e anticoncepção

Resultados saúde bucal Meta: aumentar a proporção de gestantes com primeira consulta odontológica programática.

Meta: garantir a avaliação de gestantes com necessidade de consultas subsequentes.

Meta: Concluir tratamentos odontológicos para 100% das pacientes.

Metas que foi atingido a 100% das gestantes cadastradas Orientação sobre os cuidados com a higiene bucal das pacientes e dos recém-nascidos Orientação sobre dieta Orientação sobre aleitamento materno. Orientação sobre os riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação. Registro de atendimento odontológico adequado. Busca ativa de faltosas

Discussão Importância da intervenção: Para a equipe, Para o serviço, Para a comunidade.

Discussão Rotina do serviço: Ações plenamente incorporadas: - Ampliação da cobertura - Melhoria dos registros e qualificação da atenção - Classificação de risco - Implementamos pela primeira vez na UBS o grupo de gestantes e puérperas Mudanças necessárias.

Reflexão crítica Necessidade de capacitação União da equipe e atribuições Importância do apoio da gestão Engajamento da comunidade Incorporação definitiva da intervenção Extensão para outros grupos, como hipertensos e diabéticos, idosos...

Referências BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderno de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Editora MS, 2012.

Obrigada!