Agenda da reunião Antecedentes Delineamento do Estudo Metodologia Necessidades Produtos Antecedentes Delineamento do Estudo Metodologia Necessidades Produtos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios da Agricultura Familiar frente à crise econômica atual
Advertisements

MODELAGEM DE CONCESSÕES AEROPORTUÁRIAS ATRÁVES DE OPÇÕES REAIS – UMA APLICAÇÃO A UM CASO BRASILEIRO Edson Gonçalves Centro de Regulação em Infraestrutura.
EAD 5961 – Gestão de Operações Sustentáveis Bruna Borba de Souza 17/03/2016.
Zona Rural e Zona Urbana Plantations Exportação Mão de Obra Barata Grandes Fazendas Único Produto.
O USO DAS LINHAS DE CRÉDITO DO PRONAF ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES DOS MUNICÍPIOS DO “CIRCUITO DAS FRUTAS” /SP E “ENTRE SERRAS E ÁGUAS” /SP UNIARA – CENTRO.
Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho Juliano Boeck Santos Osmar.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
PDRAI-FNS TOCANTINS ANDAMENTO DOS TRABALHOS, ADEQUAÇÃO DE CONTEÚDOS E REVISÃO DE CRONOGRAMA Janeiro de 2016.
Título da Apresentação 00/00/0000 Uma Abordagem para Modelar Negócios de Governo Palestrante:José Ronaldo Agra jose-
08 de Agosto de 2016 Seguro Agrícola no Brasil Uma visão estratégica de sua importância para a economia brasileira (Estudo Realizado em Julho de 2012)
REVISÃO RÁPIDA E INTEGRADA DA GESTÃO DE RISCOS AGROPECUÁRIOS NO BRASIL Caminhos para uma visão integrada.
Plano de Ação. Apoio ao Exterior Plano de Ação A Mocidade criou uma equipe focada em produzir materiais e dar apoio às regionais de fora do Brasil. Esta.
II Seminário das Ações Estratégicas do PETI Oficina: Indicadores do Trabalho Infantil para compor os Diagnósticos Municipais - 77 municípios com alta incidência.
A experiência de Cálculo do PIB Trimestral para Pernambuco NOVEMBRO DE 2009.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
ANÁLISE DE EXPANSÃO URBANA E ADENSAMENTO POPULACIONAL DAS CIDADES PARAENSES Renata Maciel Ribeiro.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Prof. José Paulo Hernandes
VENEZUELA Pedro Murilo T. B. Torres n°20
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Cooperativa: uma plataforma para o Brasil
CNARH 40 - Novo Sistema de Cadastro de Usos da Água
Agricultura Prof. Cisso.
ANGOLA Alessandra Ahmar, n°01, 8°B.
Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson.
Seminário Resultados da Ajuda Externa e Metodologias de avaliação da Comissão Europeia Manuela Afonso Lisboa, 9 de Março, 2007.
Roteiro de multimídia, rádio e televisão
Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar – PGPAF (Resolução /06/2012). Ano Agrícola 2012/2013, financiamentos com vencimento.
“Consolidação de parcerias para inclusão produtiva segura e viável”
22ª Reunião Técnica Porto Velho-RO Francisco Lopes Fernandes Netto
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
Seminários de Pesquisa – IPEA
Sistema de Gestão Econômica:
Elaboração de Projetos
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
METODOLOGIA DE PESQUISA
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
Cultivo do Milho Segunda Safra e Sorgo no Estado do Tocantins: Situação Atual e Demandas de Pesquisa Emerson Borghi (1); Leandro Bortolon(2); Elisandra.
Fonte Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Terceiro trimestre de 2017 (julho a setembro).
Pecuária de Leite Wagner H. Yanaguizawa Pesquisador - CEPEA/ESALQ-USP.
CURSO GESTÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL CLASMIR FRANCISCO LODI ORIENTADORA: PROFA. DRA. DANIELA GARCEZ WIVES COORIENTADORA: MA. LAURA DIAS PRESTES.
AGUAMOD – Janeiro 2017 BULLETIN N°1 ANÚNCIOS CONTACT
Profa: Sâmara Iris de Lima Santos
Agricultura nos anos 1990.
Denis Corte Vieira; Victor Hugo Rohden Prudente
Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional
Contabilidade setorial
IX WORKSHOP Revista Minérios & Minerales
Espaço Agrário Mundial
SEMINÁRIO - ENG 797.
Aspectos Preliminares
Guiné Bissau Dos desafios às oportunidades
Professora Patricia Matsuda
Georeferenciamento e projeção de sistemas de coordenadas
Modelo Econômico.
26 – 27/07/07 - 1º Seminário Nacional REUNI
Banco de Dados e Rankings das Empresas do Setor Elétrico
Modelo Econômico.
Produto Interno Bruto Rio Grande do Sul
e-­Lattes:­ Extração e Análise de CV Lattes
Luiz Henrique A. Rodrigues
Contabilidade Social e Macroeconomia
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
GEOPROCESSAMENTO Coordenação Amanda Machado Josemar Silva
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e.
Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Previsão da demanda (parte 1) Disciplina: Gestão de.
Acordo de Cooperação Técnica STN/MF e Tribunais de Contas
DESAFIO 3.0 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES EQUIPE: ADIUZE MARIELLE MARILDE ASSUNÇÃO NILZA SOUSA PROFESSOR: CONRADO.
Transcrição da apresentação:

Agenda da reunião Antecedentes Delineamento do Estudo Metodologia Necessidades Produtos Antecedentes Delineamento do Estudo Metodologia Necessidades Produtos

Geral Específicos Objetivos Realizar análise territorial, prospecção de cenários e estratégias para a agricultura familiar brasileira aprimorar os referencias utilizados para a construção de cenários; oferecer uma visão de longo prazo para a agricultura familiar; Desenvolver metodologia de projeções para AF; Incorporar recorte de dinamismo demográfico das classes territoriais.

PROJEÇÕES ECONÔMICASAPTIDÃO AGRÍCOLA Metodologia Modelo baseado no BLUM Cenários das potencialidades da AF

Aptidão Agrícola BASE DE DADOS SOLOS, CLIMA, RELEVO Detalhamento em escala das bases de dados PROCESSAMENTO PRELIMINAR DO MODELO DE APTIDÃO MAPEAMENTO DE PRODUTIVIDADE DA AF Geografia de produtividade para produção animal e vegetal Identificação de especificidades nas variáveis de clima, solos ou relevo para AF REPROCESSAMENTO DO MODELO DE APTIDÃO Inclusão de ajustes regionais nas variáveis de clima, solos ou relevo Geração de 2 mapas de aptidão para AF, contemplando a produção animal e vegetal

Aptidão Agrícola Prod. Local Média (μ) Variância (σ2) Produtividade Regional Média (μ) Variância (σ2) Análise Comparativa Ajuste de parâmetros de Solos, Clima, Relevo Reprocessamento do modelo de Aptidão

Modelagem econômica

OFERTADEMANDA Componentes Estoque inicial + Produção = Estoque final + Consumo + Exportações líquidas Estoque inicial + Produção = Estoque final + Consumo + Exportações líquidas

Projeções da AF Definição dos produtos analisados – Participação da AF na produção total (Censo 2006) – Participação do produto no Valor Produzido total da AF (Censo 2006) Definição dos estados – Análise específica dos maiores produtores (soma igual a 90% da produção) – Análise agregada dos demais estados Obs: Bovinos e Aves não possuem dados suficientes para estimar produção animal (carnes e ovos) da AF Definição dos produtos analisados – Participação da AF na produção total (Censo 2006) – Participação do produto no Valor Produzido total da AF (Censo 2006) Definição dos estados – Análise específica dos maiores produtores (soma igual a 90% da produção) – Análise agregada dos demais estados Obs: Bovinos e Aves não possuem dados suficientes para estimar produção animal (carnes e ovos) da AF Produto Participação na Produção total (%) Participação no VP da Agricultura Familiar (%) Número de estados selecionados Outros estados agregados Mandioca8713,113 Feijão706,91115 Milho4621,41016 Café3811,5521 Arroz345,71016 Trigo210,8224 Soja1611,6422 Leite de vaca Suínos596,21115

O que precisamos para isso Premissas macroeconômicas a serem adotadas; Cenários para as políticas - atuais e eventuais novas que serão incorporadas ao estudo; Dados e informações que são necessárias para a realização do estudo. Premissas macroeconômicas a serem adotadas; Cenários para as políticas - atuais e eventuais novas que serão incorporadas ao estudo; Dados e informações que são necessárias para a realização do estudo.

Detalhamento das necessidades 1)da produção, produtividade; área, preços; Crescimento do PIB (Brasil, estado e Mundo), População (Brasil, estado e Mundo), taxa de câmbio; taxa de inflação; 2)política de compra de alimentos, biocombustíveis, etc. (políticas públicas voltadas a AF) 3)dados históricos (adaptar o Censo 96 para estimar participação da AF, criar uma base histórica de produção, valor 4)atualização dos dados do censo 2006 para AF em )da produção, produtividade; área, preços; Crescimento do PIB (Brasil, estado e Mundo), População (Brasil, estado e Mundo), taxa de câmbio; taxa de inflação; 2)política de compra de alimentos, biocombustíveis, etc. (políticas públicas voltadas a AF) 3)dados históricos (adaptar o Censo 96 para estimar participação da AF, criar uma base histórica de produção, valor 4)atualização dos dados do censo 2006 para AF em 2011.

Detalhamento das necessidades coordenadas do registro (latitude e longitude); valor da produção VP agrícola (VPa); VP pecuária (VPp); Área Produção Agrícola (APa); AP pecuária (APp); Flag Agricultura Familiar pela lei (s/n); # setor censitário (variável de controle para as coordenadas X e Y ou outra possibilidade seriam dados semelhantes VPaAF; VPpAF; VPaNãoAF; VPpnãoAF; e respectivas áreas por setor censitário. Mapas de solos Embrapa – formato shapefile (Embrapa, SIEG, Adasa, Semac) coordenadas do registro (latitude e longitude); valor da produção VP agrícola (VPa); VP pecuária (VPp); Área Produção Agrícola (APa); AP pecuária (APp); Flag Agricultura Familiar pela lei (s/n); # setor censitário (variável de controle para as coordenadas X e Y ou outra possibilidade seriam dados semelhantes VPaAF; VPpAF; VPaNãoAF; VPpnãoAF; e respectivas áreas por setor censitário. Mapas de solos Embrapa – formato shapefile (Embrapa, SIEG, Adasa, Semac)

PRODUTOS Produto 1: detalhamento da metodologia e cronograma de execução; Produto 2: estudo das bases de dados com a estrutura lógica e um fluxograma contendo as variáveis de entrada e os resultados do modelo a ser desenvolvido; Produto 3: versão preliminar do modelo com a apresentação dos resultados preliminares para discussão e análise dos cenários a serem contemplados; Produto 4: versão final do estudo - material de divulgação e publicação dos resultados. Produto 1: detalhamento da metodologia e cronograma de execução; Produto 2: estudo das bases de dados com a estrutura lógica e um fluxograma contendo as variáveis de entrada e os resultados do modelo a ser desenvolvido; Produto 3: versão preliminar do modelo com a apresentação dos resultados preliminares para discussão e análise dos cenários a serem contemplados; Produto 4: versão final do estudo - material de divulgação e publicação dos resultados.