Objectivos do Módulo Identificar os conceitos e as principais teorias, modelos explicativos do processo de aprendizagem; Identificar os principais factores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
PSICOLOGIA RESPONDER:
O CICLO DE APRENDIZAGEM E A VIVÊNCIA
Reconhecer as regras de utilização dos métodos
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
Dinâmica e Gênese dos Grupos
TEORIA COMPORTAMENTAL
Tecnologias da Informação e Comunicação
Matemática para todos Educação Básica
Características Biográficas:
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Preparado por: Dr. Constantino W. Nassel
Teorias de Aprendizagem
Skinner Adota o associacionismo de Thorndike como base de suas formulações psicológicas o comportamento, às quais são marcadas pela preocupação com a aprendizagem.
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
Sequência Didáctica.
2. Condicionamento operante ou instrumental:
ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
Ciclo de Workshops Comportamentais
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Behaviorismo.
Psicologia Educacional.
Aprendizagem e Memória
R = Resposta = Comportamento
Educação.
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
I- CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. É a força.
O que é Aprendizagem?.
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Professor Luis Agune
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
…pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... …pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... A Comunicação.
Teorias da Aprendizagem
Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI.
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
Bandura e a Aprendizagem Observacional. Biografia  1925: 04 de Dezembro em Mundare no Canadá, nasce Albert Bandura. Estudou em uma escola simples até.
Terapia comportamental
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Capítulo 7 Direção.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Fundamentos do Comportamento Alimentar
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Questões Sobre as Teorias da Aprendizagem
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Jerome Bruner (1915-) Psicologia, 12º ano.
ANÁLISE FUNCIONAL.
Capítulo 7 Direção.
A Liderança transformacional
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Aprendizagem da matemática
MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR FACE AOS SISTEMAS E CONTEXTOS DE FORMAÇÃO O Formador e a Formação Profissional O formador: estatuto.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
Transcrição da apresentação:

Objectivos do Módulo Identificar os conceitos e as principais teorias, modelos explicativos do processo de aprendizagem; Identificar os principais factores e as condições facilitadoras da aprendizagem

Conceito de Aprendizagem Mudança relativamente estável e duradoura do comportamento e do conhecimento (….) está relacionada com o exercício e a experiência, com a descoberta, podendo ocorrer de forma consciente ou inconsciente, num processo individual ou interpessoal (…) tudo o que o ser humano aprende ocorre no contexto da sua cultura.

Teorias da Aprendizagem O conceito de aprendizagem, em psicologia, significa um estudo rigoroso das variáveis que alteram e modificam o comportamento humano, baseando-se no método científico.

Condicionamento clássico Ivan Pavlov A aprendizagem por condicionamento clássico resulta da associação entre estímulos e respostas que se associam e das quais resulta uma mudança de comportamento. Este tipo de aprendizagem é muito pouco utilizado na formação.

Experiência de Pavlov Carne Salivação Campainha + carne Salivação Estimulo não condicionado Resposta não condicionada Campainha + carne Salivação E. não condicionado+ E. neutro Resposta não condicionada Campainha Salivação E. Condicionado Resposta Condicionada

Condicionamento Operante Thorndike Existe uma recompensa sempre que é resolvido um problema - se a resposta for recompensada, fortalecer-se-á; se não existir recompensa ou se existir castigo, a resposta enfraquecerá. São as respostas adequadas que são retidas, desempenhando assim na aprendizagem um papel importante.

Experiência de Thorndike Resposta Reforço Tirar uma excelente nota Receber um prémio extra de mesada Aumenta a probabilidade de voltar = aprendizagem A tirar excelente nota

Experiência de Thorndike Resposta Reforço Vai ao cinema e chega tardíssimo Fica proibido de sair durante um mês e só recebe metade da mesada Aumenta a probabilidade de não voltar = aprendizagem A chegar tarde Aprende a não chegar de madrugada

Teoria Behaviorista Skinner A aprendizagem é uma associação entre o estímulo e a resposta resultante de um acto sujeito. Introduz o conceito de reforço negativo.

Teoria Behaviorista Skinner Reforço positivo ou recompensa, o estimulo cuja presença serve para manter ou fortalecer a resposta; Reforço negativo, o estimulo, quando eliminado, põe fim a uma situação adversa, desagradável. Serve para manter ou fortalecer a resposta; Punição, visa enfraquecer algum comportamento através da sua aplicação.

Experiência de Skinner Resposta Reforço Positivo Passar de ano receber uma viagem de prémio Aumenta a probabilidade = Aprendizagem De nunca reprovar

Experiência de Skinner Resposta Reforço Negativo Pegar um objecto em brasa Sente dor + remédios Aumenta a probalibidade = Aprendizagem de evitar objectos quentes

Experiência de Skinner Resposta Punição Não respeitar o sinal Bate e fica com o carro Vermelho danificado Aumenta a probabilidade = Aprendizagem de respeitar o sinal vermelho

Na aprendizagem… é mais eficaz a instrução positiva do que a negativa. Por isso é mais eficaz a combinação com um reforço positivo

Aprendizagem Social Albert Bandura Fundamentou a importância da aprendizagem por observação, isto é a aprendizagem que resulta da interacção e da imitação social. Muitos dos nossos comportamentos são aprendidos através da observação e imitação de um modelo, Modelação ou Moldagem.

Efeitos da aprendizagem por observação: Efeito de modelação ou moldagem, o indivíduo observa e imita o modelo, adquirindo novas formas de resposta; Efeito desinibitório ou inibitório, o indivíduo observa comportamentos que são criticados e, esta observação provoca um efeito desinibidor. Se o indivíduo observa outro a ser criticado por uma comportamento, tenderá a inibir esse comportamento, o que provoca um efeito inibidor

Teorias cognitivas Jean Piaget/ Jerome Bruner/ David Ausubel A aprendizagem é um processo activo no qual se constroem ideias novas ou conceitos baseados no conhecimento actual e passado. A estrutura cognitiva baseia-se na aprendizagem através da experimentação.

Algumas características das teorias cognitivas: A aprendizagem não se baseia em associações estimulo resposta; A aprendizagem consiste numa mudança na estrutura cognitiva do sujeito e como ele percebe e organiza os objectos e lhes atribui significado (Saber); O formando não é um sujeito passivo, mas um agente activo, em evolução contínua, como resultado da experiência que vai adquirindo

Teorias humanistas Carl Rogers A aprendizagem é um processo pessoal, baseado nas experiências e na descoberta do significado pessoal do conhecimento

Qual ou quais as teorias a aplicar?? Nenhuma teoria explica tudo, todas as teorias são complementares; Nenhum método é receita infalível, toda ou parte de uma teoria deve ser adaptada à situação de aprendizagem desejada; Privilegiar a relação formador - formandos, o formador deve aplicar as teorias e os métodos pedagógicos de acordo com a sua personalidade e com o grupo de formandos.

Que estilo de aprendizagem prefere? Exercício Que estilo de aprendizagem prefere?

8 CARROS, DE MARCAS E CORES DIFERENTES, ESTÃO ALINHADOS, LADO A LADO, PARA UMA CORRIDA. ESTABELEÇA A ORDEM EM QUE OS CARROS ESTÃO DISPOSTOS, BASEANDO-SE NOS SEGUINTES DADOS: O FERRARI ESTÁ ENTRE OS CARROS VERMELHO E CINZA O CARRO CINZA ESTÁ À ESQUERDA DO LOTUS O MACLAREN É O SEGUNDO CARRO À ESQUERDA DO FERRARI E O PRIMEIRO À DIREITA DO CARRO AZUL 4. O TYRREL NÃO TEM CARRO Á SUA DIREITA E ESTÁ LOGO DEPOIS DO PRETO 5. O CARRO PRETO ESTÁ ENTRE O TYRREL E O CARRO AMARELO 6. O RENAULT NÃO TEM CARRO ALGUM À ESQUERDA; ESTÁ À ESQUERDA DO CARRO VERDE 7. À DIREITADO CARRO VERDE ESTÁ O MARCH 8.O LOTUS É O SEGUNDO CARRO À DIREITA DO CARRO CREME E O SEGUNDO À ESQUERDA DO CARRO CASTANHO 9.O LOLA É O SEGUNDO CARRO À ESQUERDA DO ISO

Factores da aprendizagem Idade Inteligência Motivação Aprendizagem anterior e experiência Factores sociais

Processos da aprendizagem O processo de aprendizagem é a forma do indivíduo se contextualizar com um certo conhecimento para a execução de uma determinada tarefa.

Variáveis presentes no processo de aprendizagem Global Dinâmico Continuo Pessoal Gradativo Cumulativo

Etapas do processo de aprendizagem Síncrese Analise Síntese

Modos de Aprendizagem Recepção Acção

Para obter uma maior eficácia o formador deve…. Fazer estudo prévio do grupo; Enunciar os conceitos para nivelar o grupo - recepção; Dar a possibilidade ao grupo de se debruçar sobre os conceitos – acção; Sintetizar as descobertas do grupo – recepção; Permitir a transferência das descobertas para outras situações – acção.

Facilitadores da aprendizagem Motivação Trabalho estimulante; reconhecimento; realização; responsabilidade; competição; valorização pessoal; finalidades dos objectivos; fazer sentir que os formandos são apreciados; reconhecer os sucessos, elogiando, demonstrando a evolução do grupo; Incentivar o desafio dando os objectivos a cumprir, dando ideias novas; A chave da motivação na formação é a actuação do formador

Facilitadores da aprendizagem Conhecimento dos objectivos O formando sabe o que lhe vai ser exigido; Distinguir objectivos mais importantes que outros; Orientar os formandos na sua aprendizagem.

Facilitadores da aprendizagem Conhecimento dos resultados O desempenho do formando permite situá-lo; Funciona como reforço.

Facilitadores da aprendizagem Reforço É uma atitude (de continuidade ou de extinção) do formador em relação ao comportamento dos formandos; Positivo (recompensa, facilita a repetição de acções para atingir os objectivos); Negativo (punição; impede a repetições de acções que dificultam o alcance dos objectivos);Ausente (indiferença; menos aconselhável).

Facilitadores da aprendizagem Estruturação De uma sessão: Antes: relacionar o tema com os pré requisitos, tornar claras as finalidades da aprendizagem; partir do global; Durante: organizar o tema em categorias; interligar os diversos subtemas; apoiar as atitudes exploratórias; Depois: apelar à reestruturação dos conhecimentos

Aprendizagem na formação de adultos Pedagogia Activa Implicação total do indivíduo no processo de aprendizagem implementando o “aprender fazendo”

Observação reflectida Conceptualização abstracta Fases da aprendizagem Experiência concreta Observação reflectida Conceptualização abstracta Experiência activa

Pedagogia de sucesso O nível de dificuldades das actividades e das tarefas propostas nunca poderá exceder plataformas de exigência elevadas.

A pedagogia de adultos deve ser … uma pedagogia activa (pratica – teórica - pratica) e de sucesso (prevenir o sucesso, evitando situações de fracasso ou frustração)

Factores que melhoram a aprendizagem do adulto… Quanto menos recorrem à memória; Quanto mais recorrem à sua própria actividade e aos temas mais importantes da sua vida quotidiana; quando se identifica com os objectivos da formação; Se o formador reduzir as grandes formulações teóricas e tiver em conta a sua própria experiência; Quando é criado um ambiente de respeito mutuo.