Administração de Energia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REUNIÃO INTEGRADA MLD| Projetos 2016 MLD11 11 OBJETIVO: Facilitar o trabalho dos colaboradores; diminuir prazos de entregas; economizar recursos,
Advertisements

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Manual de Eficiência Energética - Sector Cerâmico - INFLUÊNCIA COMPORTAMENTAL NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉCTRICA.
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
Etapas para sua elaboração, no cumprimento das metas de AICHI O PMMA...
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
GESTÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMERCIAL ABRIL/2015.
APRESENTAÇÃO: EMPRESA DE CONSULTORIA DE ENGENHARIA FOCADA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. OBJETIVO PRINCIPAL É REDUZIR OS VALORES DAS CONTAS DE ÁGUA E ENERGIA.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
”Gerenciamento de Facilidades e a gestão de energia” Prof. Dr. Moacyr E. A. da Graça São Paulo, 24 de agosto de 2016.
A EMPRESA SOLUÇÕES BASEADA EM Criada em 17 de março de 2011.
Atenção à Saúde do Idoso na UBS Vila “C” Nova Foz do Iguaçu/PR
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
AR-CONDICIONADO SUSTENTÁVEL Allan Henrique Galvão Rodrigues; Bruno de Lucca Pinheiro da Silva; Marcos Whisley Viana Nobre(Orientador) Instituto São José.
Apresentação da Empresa
Compartilhe com a AD os seus desafios e obtenha as soluções que você precisa.
RECOMENDAÇÕES PRÁTICAS PARA ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS ENERGÉTICOS
Avaliação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil: Pesquisa na Classe Comércio e Indústria Baixa Tensão Reinaldo Castro Souza DEE & IEPUC; PUC-Rio.
ANALISADOR DE REDE ELÉTRICA - ARE
Reinaldo Castro Souza DEE & IEPUC; PUC-Rio Workshop:
Regulamento da Gestão do Consumo de Energia
CONFERÊNCIA PARLAMENTAR
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
ANALISADOR DE REDE ELÉTRICA - ARE
Compartilhe com a AD os seus desafios e obtenha as soluções que você precisa.
SANDRINE GONÇALES PEREIRA
Parte I PAINEL 5S Apresentação e painel da escola
Curso de Especialização em Saúde da Família
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA GESTÃO
PCA – Programa de Conservação Auditiva Fonoaudióloga: Rosemeire Souza.
Aprendizagem do Século XXI
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas em dados quantitativos. Formulários.
SEMINÁRIO ESTRATÉGICO
Ciência & Engenharia da Computação
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
Avaliação de desemepenho
Implantação do BSC Profa. Valéria Castro.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Treinamento.
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
Simpósio BIO.COMBRASIL 2017
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
Consultoria Referência RH
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT. INTRODUÇÃO  Abordagem dos aspectos básicos do arranjo físico das organizações;  Arranjo físico adequado proporciona:
PGRS Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos * O que é ? * Como ? * Por quê ?
AMAURI R. DA SILVA, MAURICIO M. GONÇALVES, JOSE O. SIMÕES
Gestão da Logística de Distribuição
Medidas apontadas pelo Relatório Brundtland
Políticas para a redução dos impactos ambientais
ANALISADOR DE REDE ELÉTRICA - ARE ​
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Abril / 2019 Belém - PA Abril / 2019 Belém - PA ANEEL e a Descentralização Luiz Carvalho Técnico em Regulação Eng. Eletricista e Civil Esp. Luiz Carvalho.
ESCOLA MUNICIPAL THIAGO BARBOSA PALMAS-TOCANTINS
Trabalho de Conclusão de Curso
Avaliação e Especificação de Soluções
CAMPANHA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Figura: Seiri – Senso de Utilização
Projeto de redes de computadores Msc. Eng. Beldo Antonio Jaime Mario1.
SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO: Análise de potencial em uma escola do Recife
Transcrição da apresentação:

Administração de Energia SANCHES Administração de Energia

SANCHES Conceitos Gerais A racionalização e a redução do consumo de energia pode ser obtida por meio de medidas em diferentes níveis: Hábitos de consumo: apagar uma lâmpada ou desligar um aparelho quando não está em uso; Utilização de equipamentos mais eficientes: lâmpada incandescente por fluorescente, substituição de motores; ...

SANCHES Conceitos Gerais A racionalização e a redução do consumo de energia pode ser obtida por meio de medidas em diferentes níveis: ... Projetos mais racionais: casas com janelas amplas e ventilação, equipamentos industriais integrados; Utilização de outras formas de energia: coletores solares no lugar de chuveiro elétrico, uso de gás natural; Reavaliação do produto: substituição de materiais e produtos por outros ecologicamente mais adequados.

SANCHES Objetivos Racionalizar consumo de energia; Reduzir custos; Aumentar a qualidade do processo de produção; Melhorar a capacidade de gerenciamento; Desenvolver hábitos saudáveis;

SANCHES Metodologia técnica Levantamento de dados gerais da empresa, caracterizando seus principais indicadores técnicos e empresariais; Estudo dos fluxos de materiais (água, insumos, produtos, resíduos); Diagnóstico do consumo energético: na entrada da empresa; ao longo de todo o processo; ...

SANCHES Metodologia técnica ... Avaliação dos pontos de desperdício de energia; Estudos técnico-econômicos das alternativas de redução dos desperdícios e recomendação de metas e de ações; Implantação, acompanhamento e avaliação; Conclusão.

CICE – Comissão Interna de Conservação de Energia SANCHES CICE – Comissão Interna de Conservação de Energia As CICES constituem-se de uma estrutura com a atribuição de gerenciar o uso de energia de uma organização, utilizando uma metodologia especificamente desenvolvida para essa finalidade. Sua aplicação, inicialmente mais voltada para a indústria, estende-se aos mais diferentes tipos de empresas ou organizações.

Conscientização e Sensibilização SANCHES Conscientização e Sensibilização Elaboração de plano de comunicação para sensibilizar todos os colaboradores da empresa para as vantagens da racionalização de energia; Promoção de ações educativas, por meio de palestras, cursos, diálogos, concursos e outras formas de engajamento; Implantação de uma estrutura ágil e participativa para condução do programa; Divulgação dos resultados e celebração do sucesso alcançado.

SANCHES Conscientização Sugestões de temas para palestras e debates O Caminho da Energia Custos de Produção Energia e Meio Ambiente Análise das Contas de Energia Elétrica Conservação de Energia no Lar Impactos do racionamento

SANCHES Cadastro Energético O cadastro energético tem o objetivo de determinar, de forma ordenada, o perfil de utilização de energia nas unidades consumidoras. É o primeiro passo na condução de um Programa de Administração de Energia.

Criar o hábito da conservação SANCHES Criar o hábito da conservação Conservar energia, assim como cuidar de bem utilizar os recursos naturais, é uma questão de desenvolver hábitos adequados. Hábitos dependem de: conhecimento (o que fazer, por que fazer); vontade (querer fazer, motivação); habilidade ou ação (como fazer).

Como iniciar um programa de administração de energia? SANCHES Como iniciar um programa de administração de energia? Buscar informações: Na concessionária de distribuição de energia: www.cpfl.com.br. Nos “sites” das empresas e órgãos do Governo: www.cspe.sp.gov.br; www.energia.sp.gov.br; www.eletrobras.gov.br. Em ONG’s e empresas de consultoria capacitadas