O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA BAHIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
Advertisements

Maio / 2006.
CPF Clique para adicionar texto.
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
Relatório de Acompanhamento da Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Ensino Superior Maria Ieda Costa Diniz 08 de Outubro de 2010.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
Identificação de Áreas de Maior Vulnerabilidade para Ocorrência e Dengue na Estação de Transmissão 2010/2011 com vistas a subsidiar a intensificação das.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
SOLUÇÕES DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA O PODER PÚBLICO.
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)

Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Esse Programa articula-se com os Programas Conselhos Escolares, Pró- Conselho, Planos Municipais de Educação da CAFISE/DASE/SEB/MEC, dentre outros como.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.

Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
3a. Reunião COGEF Brasília-DF 23 a 27/03/2009 AGENDA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EUROSOCIAL.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Recursos humanos no SUS: o patinho feio do sistema Edson de Oliveira Andrade Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
Programa Nacional de Tecnologia Educacional PROINFO DCE/SEB/MEC Curitiba, novembro de 2012.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial DEB/CAPES/MEC POLÍTICA NACIONAL DE.
CAQI CUSTO ALUNO QUALIDADE INICIAL METODOLOGIA E DESAFIOS PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO PROFESSOR DOUTOR LUIZ ARAUJO - UNB REPRESENTANTE DA FINEDUCA.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
A ATENÇÃO DOMICILIAR E A ATENÇÃO HOSPITALAR Ana Maria Malik CONGRESSO REGIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE - CENTRO OESTE, SUL E SUDESTE 15/04/2015.
Fórum Sobre Segurança Cidadã Quarta clinica BID Sistema Penitenciário Brasileiro Estatísticas Gerais.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Projetos estratégicos COGEF ARP – Aceleração da Realização dos Projetos Produto 6.09: "Sistemas Integrados de Planejamento e Finanças" ARP – Aceleração.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA BAHIA CONQUISTA 11 DE AGSTO DE 2011

O FORPROF-BA, criado em 21 de janeiro de 2010, é um espaço de diálogo entre as diversas instâncias representativas da Educação pública na Bahia sobre as ações de desenvolvimento do Programa de Formação dos Professores da Rede Pública no Estado (PARFOR-BA). O  FORPROF-BA é constituído por representantes: Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE) União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (UCME) União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME) Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) parceiras (UESC, UESB, UNEB, UEFS, UFBA, UFRB, IFBA, IFBAIANO, UNIVASF) Secretarias Municipais da Educação Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).

As suas decisões garantem os novos rumos de avanço do Programa, tais como: número de vagas ofertadas, novas áreas de formação, as modalidades das aulas (presenciais e, ou a distância), iniciativas de articulação com as prefeituras e a criação dos polos presenciais de formação através da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A  iniciativa é da Secretaria da Educação – SEC/BA, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT,  e foi implementada de acordo com o decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2010, do Ministério da Educação – MEC.

Professores fora da LDB SP SC DF PR BA RO AC MG MS AL PA RN MA AP ES AM CE GO MT PB PE PI RS RJ RR SE TO BR Professores fora da LDB IDEB

Grupos de Trabalhos (GT) do FORPROF-BA GT1: Construção do Texto do Plano Nacional de Formação de Docentes da Educação Básica da Bahia: Raquel Rodrigues (ANFOPE), Mônica Torres (UNEB), André Nascimento (UEFS), Neilton da Silva (UFRB); GT2: Critérios de validação dos professores na Plataforma Freire: Marilene Betros (APLB), Norma Neide Queiroz (UNEB), Lybia dos Santos (IFBA); GT3: Currículo e Formação Docente: Nildon Pitombo (SEC), Tereza Maraux (SUPROF), Alda Pepe (CEE), Claudionor da Silva (UESB), Norma Videro (CODES);

Grupos de Trabalhos (GT) do FORPROF-BA GT4: Organização dos dados de formação docente na Bahia – mapeamento das reais necessidades de formação por território e qualificação da demanda e oferta de cursos; Bites (UNEB), Gilvânia Nascimento, Irene Cazorla (IAT), Marilene Betros (APLB), Luiz Valter de Lima (UNDIME), Flávia Costa (UESC), Norma Vídero (CODES); GT5: Educação a Distância: Rodrigo Aragão (IAT), João Sedraz (UNIVASF), Silvia Barbosa (UESB), Niels Lima (IFBA), Maridalva Penteado (UESC);

Grupos de Trabalhos (GT) do FORPROF-BA GT6: Acompanhamento dos cursos em andamento/política de permanência dos professores-cursistas: Jose Bites (UNEB), Marilene Betros (APLB), Tereza Vilaça (SUPROF), Maria Elisa Santos (UNEB), Alda Pepe (CEE), Nancy Vieira (UFBA), Celeste Castro (UNEB), Luiz Valter de Lima (UNDIME); GT7: Formação Continuada: Jeudy Aragão (IAT), Luiz Valter de Lima (UNDIME), Gilvânia Nascimento (UCME), Claudionor da Silva (UESB), Eni Bastos (SUPAV).

Taxa de evasão (matrícula) e real (vagas ofertadas)

Taxa de evasão do curso de Letras

Taxa de Evasão em Teixeira de Freitas

Desafios Articulação entre os entes federados Conhecimento da real demanda Articulação com as IPES para a oferta dos cursos Acompanhamento da implementação dos cursos Articulação com as IPES para a instalação do Fórum das Licenciaturas – Formação docente Articulação para o Plano Estadual de Formação de Professores da Bahia