A EXPERIÊNCIA DO ISEGI NO ENSINO DE GIS À DISTÂNCIA

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Transcrição da apresentação:

A EXPERIÊNCIA DO ISEGI NO ENSINO DE GIS À DISTÂNCIA Marco PAINHO Miguel PEIXOTO Pedro CABRAL painho@isegi.unl.pt mpeixoto@isegi.unl.pt pcabral@isegi.unl.pt Novembro 2005 www.isegi.unl.pt/unigis Miguel Peixoto

O que é o ensino à distância electrónico (EADE)? Tópicos: Introdução O que é o ensino à distância electrónico (EADE)? O EADE na universidade O mestrado em C&SIG à distância Utilizadores e funções Comunidade Virtual de SIG A qualidade e o Mestrado em C&SIG Conclusão Miguel Peixoto

1. INTRODUÇÃO Programa de Mestrado e Pós-graduação em C&SIG integralmente disponibilizado via Internet desde 2002 (6ª edição em Setembro 2006). Aproveita o know-how adquirido em vários anos de ensino de SIG. Primeiro mestrado on-line atribuído por universidade portuguesa. Dirigido a pessoas que não podem ter acesso ao ensino presencial. Miguel Peixoto

2. O QUE É O ENSINO À DISTÂNCIA ELECTRÓNICO (EADE)? Tira partido das novas tecnologias de informação. Definição “conjunto de metodologias e tecnologias que têm como objectivo a promoção do ensino e da aprendizagem através da utilização da Internet como dispositivo de mediação entre os intervenientes e de acesso a recursos “ Miguel Peixoto

2. O QUE É O ENSINO À DISTÂNCIA ELECTRÓNICO (EADE)? Disponibilização de conteúdos multimédia com possibilidades de interactividade. Personalização da oferta de ensino. Inovação dos produtos educativos. Professor passa a ser um mediador de conhecimento. Miguel Peixoto

2. O QUE É O ENSINO À DISTÂNCIA ELECTRÓNICO (EADE)? Alunos passam a ser participantes activos no processo de aprendizagem. Disponibilização da informação passa a ser realizada através de conteúdos em formato digital de maior interactividade. Salas de aula são substituídas por comunidades virtuais. Miguel Peixoto

2.1 Pontos fortes do e-learning Redução global de custos. Atinge uma audiência que o ensino presencial não consegue atingir. Nº de estudantes chegando à universidade tem vindo a decrescer em Portugal. Produção de materiais pedagógicos consistentes por parte dos professores. Miguel Peixoto

2.1 Pontos fortes (cont.) Aprender em qualquer lugar e a qualquer hora. Criação de comunidades virtuais que partilham os mesmos interesses. A infra-estrutura tecnológica que suporta a plataforma é uma solução expansível. Miguel Peixoto

2.2 Pontos fracos do e-learning Menor interacção entre estudantes e professores. Fontes de motivação para estudantes são reduzidas. Aprendizagem em grupo é mais difícil. A velocidade e custos de acesso à Internet. Pessoas sem qualificações tecnológicas são excluídas. Miguel Peixoto

3. O EADE NA UNIVERSIDADE Custos mais baixos de hardware, software e serviços de telecomunicações. Geração de pessoas mais familiarizada com computadores e Internet. Melhores acessos a computadores interfaces para os utilizadores. Universidades querem chegar a mais estudantes. Ensino ao longo da vida. Ainda existem preconceitos sobre este tipo de ensino. Miguel Peixoto

4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA 5ª edições, mais de 160 alunos. 6ª edição, Setembro 2006. Utiliza o know-how adquirido ao longo dos anos no ensino de SIG; Pretende chegar a todas as pessoas geograficamente dispersas em Portugal, Brasil, PALP’s, Timor e todas as comunidades dispersas que falem português. Pretende atingir todas as pessoas que trabalham com SIG e queiram adquirir formação em C&SIG. Miguel Peixoto

4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA 1990 Seminário de SIG anual 1993 Parte de Sist. de Informação (Lic. 2 anos)/ SIG (Mestr.) 1995 SIG (Lic. 2 anos) 1998 Inf. da Est. e Gestão de Informação (Lic. 2 anos) 1999 Inf. da Est. e Gestão de Informação (Lic. 4 anos) 2000 Conceitos geográficos para SIG e SIG (Lic. 4 anos) 2001 Detecção Remota (Lic. 4 anos), SIA e ASDR (Mestr.) 2002 Mestrado em C&SIG (1ª e 2ª Edição) 2003 Mestrado em C&SIG (3ª Edição) 2004/5 Mestrado em C&SIG (4 e 5ª Edição) 2006 Mestrado em C&SIG (6ª Edição) Miguel Peixoto

ESTRUTURA Mestrado C&SIG Disciplinas Módulos Exames Exercícios Materiais Ferramentas Forum Bate-papo E-mail Ajuda Sessões síncronas

4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.) 2º Semestre Modelação em SIG Data Mining Geo-Espacial SIG nas Organizações Detecção Remota Aplicações de SIG II 1º Semestre C&SIG Dados Geo-Espaciais Bases de Dados Ciências Cartográficas Aplicações de SIG I Miguel Peixoto

4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.) Módulo 1 Módulo 2 Módulo N Tema 1 Tópicos .... ..... Tema N Miguel Peixoto

4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.) Características: Cada um trabalha ao seu ritmo. Exige auto-disciplina. Exige curiosidade e vontade de saber mais. Virado para a descoberta. Novidade absoluta em Portugal... e continua a ser. Exige capacidade de adaptação ao novo meio de comunicação.

4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.) Fontes de informação para estudo Materiais Mestrado C&SIG / UNIGIS disponíveis para leitura e download. Leituras recomendadas nos materiais distribuídos. Materiais pesquisados independentemente pelos alunos.

4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.) Avaliação Auto-avaliação (0%) – passagem de módulo. Avaliação (20%) – conteúdos + outras fontes. Trabalho / Projecto com discussão (80%) – seminário presencial.

4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.) Carga horária: 750 horas por semestre. 14 horas semanais de estudo, acrescidas de mais 14 horas semanais para elaboração dos trabalhos para avaliação.

4. O MESTRADO EM C&SIG À DISTÂNCIA (CONT.) Certificação e transferibilidade: Reconhecido em qualquer país da UE. Estruturação em ECTS. Possibilidade de o aluno realizar créditos noutras universidades.

Carga horária: 6,5 ECTS (European Credit Transfer System) - corresponde às seguintes horas de estudo: 90 horas leitura e estudo de documentos em casa e on-line. 8 horas interacção com o docente vias sessões sincronias na Internet, 4 sessões de duas horas. 4 horas auto-avaliação on-line 2 horas avaliação final on-line. participação no Fórum de discussão 30 minutos interacção individual presencial ou por método síncrono com o docente. interacção de grupo presencial ou por método síncrono com o docente. 50 horas elaboração dos trabalhos para avaliação

DE ONDE VÊM OS ALUNOS?

DE ONDE VÊM OS ALUNOS (5ª Edição)? ALMADA 1 ALMEIRIM AMADORA AVEIRO BRAGA CAMINHA CASCAIS CASTELO BRANCO LISBOA 4 LOULÉ LOURES MONTEMOR-O-VELHO ODIVELAS OEIRAS PORTO 2 TAVIRA 1 TORRES VEDRAS 2 VILA NOVA DE GAIA VILA REAL FUNCHAL PONTA DELGADA TOTAL 26

DE ONDE VÊM OS ALUNOS DA 5ª EDIÇÃO?

DE ONDE VÊM OS ALUNOS?

QUEM SÃO OS ALUNOS? Formação: Profissão: Arquitectura - Arquitectura Paisagista - Ciências Militares - Eng. Civil - Eng. Agrária - Eng. Agrónoma - Eng. do Ambiente - Eng. Electrotécnica - Eng. Florestal - Eng. Geográfica - Eng. Geológica - Eng. Informática - Eng. Silvícola - Eng. Zootécnica - Geografia - Ensino de Geografia - Biologia - Gestão de Empresas - Gestão de Recursos Humanos - Informática - Planeamento Regional e Urbano - Gestão e Desenvolvimento Social - Ordenamento dos Recursos Naturais Profissão: Empresas privadas – Organismos da administração central – regional e local – Ensino

5. UTILIZADORES E FUNÇÕES 3 PERFIS A. PROFESSORES B. ADMINISTRADORES C. ALUNOS

A. PROFESSORES Os docentes têm as seguintes tarefas: Preparação dos materiais da disciplina. Realização de 4 a 6 sessões síncronas de 2 horas no início das aulas (uma por módulo). Responder aos emails dos alunos num prazo de 48 horas (dias úteis). Estar presente nas 2 sessões presenciais anuais para a realização do seminário de defesa dos trabalhos. Interface semelhante ao do aluno.

B. ADMINISTRADORES O administrador dever realizar as seguintes tarefas: inscrição de alunos, suporte técnico e emocional, esclarecimento de dúvidas por e-mail, criação das disciplinas e publicação de materiais A gestão da plataforma que pode ser utilizada de forma remota via Internet.

C. ALUNOS O aluno pode: Realizar os módulos das disciplinas através da leitura dos textos e realização dos exercícios; Comunicar com colegas e professores através das sessões síncronas, e-mail, “bate-papo” e do fórum; Visualizar e realizar download dos diversos materiais e aplicações.

6. COMUNIDADE VIRTUAL DE SIG Elo de ligação - SIG. Gerou uma nova comunidade (11+160) Todos os intervenientes (Professores e Alunos) passam a ser participantes activos no processo de aprendizagem. Existem semelhanças entre os relacionamentos interpessoais na comunidade virtual e no mundo real. Continuam a existir comportamentos colaborativos e não-colaborativos. Tendência para acentuarem esses comportamentos.

6. COMUNIDADE VIRTUAL DE SIG MODOS DE INTERACÇÃO: ALUNO / PROFESSOR E ALUNO / ALUNO Sessão síncrona Fórum geral Fórum por disciplina Chat geral E-mail

7. A QUALIDADE E O MESTRADO EM C&SIG A formação em ambientes de EADE depende essencialmente de cinco factores [Ryan et al 2000]: 1. Organização e gestão pedagógica (Professores) 2. Conteúdos e materiais dos cursos (Saber científico) 3. Motivação e empenhamento dos intervenientes no processo (Objectivos) 4. Acompanhamento tecnológico permanente (Ajuda e Sistema de interacção) 5. Avaliação dos alunos e dos cursos (Certificação). Miguel Peixoto

7. A QUALIDADE E O MESTRADO EM C&SIG Qualidade desempenha um papel importante no sistema educativo do ISEGI. 40 alunos de 5 países diferentes na 1ª edição. Taxa de resposta de 65% (questionários enviados por e-mail). Objectivo foi avaliar o grau de satisfação dos alunos. O ISEGI avalia anualmente todos os seus docentes. Miguel Peixoto

7. A QUALIDADE E O MESTRADO EM C&SIG Miguel Peixoto

7. A QUALIDADE E O MESTRADO EM C&SIG Miguel Peixoto

7. A QUALIDADE E O MESTRADO EM C&SIG Miguel Peixoto

7. A QUALIDADE E O MESTRADO EM C&SIG Miguel Peixoto

8. CONCLUSÕES Ensino ao longo da vida e e-learning são dois conceitos importantes para as universidades do século XXI. Estabelecimento de uma Comunidade Virtual de utilizadores de SIG. Resultados encorajadores com os questionários da 1ª e 2ª edição. Miguel Peixoto

8. CONCLUSÕES Certificação e transferibilidade correspondem às exigências da Sociedade da Informação. Estrutura de suporte e acompanhamento é fundamental. Não basta investir numa plataforma. A qualidade é a chave do sucesso. Miguel Peixoto

WWW.ISEGI.UNL.PT/UNIGIS Miguel Peixoto

OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO ! QUESTÕES ? OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO ! Miguel Peixoto