Atendimento ao Paciente

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ANEXOS.
Transcrição da apresentação:

Atendimento ao Paciente Orientações de Atendimento ao Paciente SulAmérica Odonto Versão 20130307

Orientações de Atendimento dos Pacientes SulAmérica Odonto Menu Principal Orientações de Atendimento dos Pacientes SulAmérica Odonto Menu Principal 1

Orientações Gerais Orientações Gerais Agende as consultas em horários de comum acordo entre você e seu paciente; Consulta inicial: Realize o exame clínico detalhado e utilize-a também para iniciar um bom relacionamento entre você e seu paciente; Oriente sobre o Plano de Tratamento: Diagnóstico, alternativas, tempo de tratamento; solicite o “de acordo” do paciente neste plano de tratamento; Oriente a importância do comparecimento às consultas agendadas para melhor atendimento e conclusão do tratamento, evitando agravamento da condição clínica. Prontuário: Mantenha no consultório o prontuário completo do paciente, com anamnese, receitas, ficha clínica (com datas de atendimento, procedimentos realizados, faltas, etc.), radiografias, orientações por escrito, dentre outros. No caso de abandono do tratamento pelo paciente sempre encaminhe uma carta com AR solicitando retorno ao tratamento. 2

SulAmérica Odontológico Benefícios ao Paciente SulAmérica Odontológico Benefícios Paciente SulAmérica Odonto SulAmérica Odontológico Benefícios ao Paciente SulAmérica Odontológico A SulAmérica também indicará sua Clínica/Consultório para atendimento de procedimentos não cobertos pelo plano do paciente. Nestes casos o prestador poderá cobrar diretamente do paciente o valor máximo de até 1,5 vezes do valor do procedimento coberto, porém devendo sempre ser menor que o seu valor particular. Serão indicados pacientes sem cobertura para procedimentos de: Clareamento (Caseiro e/ou Consultório) Próteses Ortodontia/Ortopedia Documentações de Radiologia Implantodontia Obs.: Somente poderão ser cobrados os procedimentos sem cobertura no plano do paciente. Voltar ao Menu 3

Modelo de Cartão de Identificação SulAmérica Odonto Identificação do Beneficiário Modelo de Cartão de Identificação SulAmérica Odonto No. dos Produtos PME 400 410 / 420 Empresarial 735 / 755 700 /710 Administrado 590/591/592 593/594/583 JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA 39370002 EMPRESA: Sul América Odonto Atenção: Há dois padrões de códigos de identificação do Beneficiário com até 10 ou de 17 dígitos. Ambos são válidos. No verso do cartão há informação sobre as coberturas do Plano do Beneficiário. 4

Identificação do Beneficiário IMPORTANTE Lembramos que a apresentação do cartão de identificação não é obrigatória para atendimento. Solicite sempre a apresentação de um documento de identificação com foto. Caso o Beneficiário (a) esteja sem o cartão de identificação, entre em contato com a Central de Atendimento para obter informações de elegibilidade e número do código na SulAmérica: 3003-1159 Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800-7291159 Demais Regiões Informe o CPF do Titular do Plano e peça o código de identificação do paciente. Com o número em mãos faça a solicitação de autorização via WEB conforme as orientações à seguir. Modelos de Cartões de Identificação Odontológico SulAmérica No. dos Produtos com cobertura: 400 (PME) / 735 / 755 / 700 * No. dos Produtos Administrados: 590 / 591 / 592 / 593 / 594 No. do Produto está no Cartão do Usuário Coberturas Opcionais EMPRESA JOSE DA SILVA FAGUNDES Produto Código de Identificação 700 58392 0001 0706 0012 EXECUTIVO SULAMERICA SEGURO SAUDE SA Plano NASC.: 01/07/2007 Validade 30/12/2007 Central de Atendimento PROTESE / ORTODONTIA / IMPLANTE Capitais e Reg. Metrop.:4004-5900 Demais Regiões:0800 970 0500 Você esta protegido pelo serviço Assistência 24H Cobertura Opcional Cód. Barras sulamerica.com.br 85686565 Cód. Plano ANS ISENTO Carência SIM Co-participação Autorização/Prévia Reembolso Fax: 11 3758-8808 *Para produtos Administrados: Confirmar a cobertura na Central de Atendimento SulAmérica. No. do Código do Usuário Voltar ao Menu 5

Acesso ao Saudeonline Acesso ao saudeonline Acesso ao saudeonline 6 Acesse www.sulamerica.com.br Clique em “Prestadores” Clique em “Referenciado Odontológico” 6

Caso não saiba a sua senha, clique em “Esqueceu sua senha” Acesso ao Saudeonline Acesso ao saudeonline Acesso ao saudeonline Digite seu código de até 05 dígitos Digite sua senha Digite a “imagem de segurança” Clique em “Entrar” Atenção: Caso não saiba a sua senha, clique em “Esqueceu sua senha” . Voltar ao Menu 7

Elegibilidade = Paciente ativo Consulta Elegibilidade Elegibilidade = Paciente ativo Para consultar a elegibilidade do paciente: Clicar em “Operacional Clínico Clicar em “Verifica elegibilidade...” Atenção: Sempre antes de cada atendimento consulte a Elegibilidade do Paciente. A SulAmérica Odonto não se responsabiliza por procedimentos realizados em pacientes desligados. 8

Elegibilidade = Paciente ativo Consulta Elegibilidade Elegibilidade = Paciente ativo Digite o código do Beneficiário Clique em “Verifica Elegibilidade” Verifique o status do Beneficiário no quadro Atenção: A Pesquisa pelo Beneficiário também pode ser realizada pelo Nome ou parte do nome do Beneficiário. Clique em 9

Pesquisa de Beneficiário pelo Nome Consulta Elegibilidade Pesquisa de Beneficiário pelo Nome Clicar no ícone Digitar o nome ou parte do nome do Beneficiário Clicar em Selecione um nome no quadro Clicar em Confirma seleção 10

Caso não encontre realize a busca pelo “Acesso ao Sistema Antigo” Consulta Elegibilidade Atenção Realize a busca do Beneficiário pelo código, nome ou partes do nome. Caso não encontre realize a busca pelo “Acesso ao Sistema Antigo” Voltar ao Menu 11

Atendimento de Urgência Atendimento de Urgência - Orientações Para o atendimento de urgência solicite documento com foto e confirme que o paciente está ativo / elegível no saudeonline ou pela Central de Atendimento. Preencha uma GTO Física do bloco encaminhado via correio ou imprima a GTO disponível no saudeonline: Menu “Formulários de atendimento” / Guia de Tratamento Odontológico. Utilize o código: 81000049 Consulta de Urgência Após a realização da urgência preencha todos os campos, inclusive campo “observações” e solicite a assinatura do paciente. É necessário envio de radiografia e laudo relatando o caso clínico. Voltar ao Menu 12

Liberação de Tratamento Liberação de Atendimento via WEB Liberação de Tratamento Para solicitar a liberação de tratamento do paciente: Clicar em “Operacional Clínico” Clicar em “Lançamento de tratamentos” Atenção: Antes de iniciar um tratamento, sempre solicite a liberação do tratamento. 13

Liberação de Tratamento Liberação de Atendimento via WEB Liberação de Tratamento Digitar a Data da Consulta Digitar o código do Beneficiário Clicar na “Lupa” de Pesquisa Clique na aba “Plano de Tratamento Proposto” Atenção: A Pesquisa pelo Beneficiário também pode ser realizada pelo Nome ou parte do nome do Beneficiário 14

Caso não encontre realize a busca pelo “Acesso ao Sistema Antigo” Liberação de Atendimento via WEB Atenção: Ao pesquisar pelo código do Beneficiário, caso não encontre, tente a busca pelo nome conforme orientação a seguir. Caso não encontre realize a busca pelo “Acesso ao Sistema Antigo” 15

Pesquisa de Beneficiário pelo Nome Liberação de Atendimento via WEB Pesquisa de Beneficiário pelo Nome Digitar a Data da Consulta Clicar no ícone 16

Pesquisa de Beneficiário pelo Nome Liberação de Atendimento via WEB Pesquisa de Beneficiário pelo Nome Digitar o nome ou parte do nome do Beneficiário Clique em Clique no nome do Beneficiário no quadro Clique em “Confirma seleção” Clique na aba “Plano de Tratamento Proposto” 17

“Acesso ao Sistema Antigo” Liberação de Atendimento via WEB Atenção: Caso não tenha sucesso na pesquisa pelo código e na pesquisa pelo nome ou parte do nome, retornar um quadro branco realize a busca pelo “Acesso ao Sistema Antigo” 18

Lançamento de Tratamentos Liberação de Atendimento via WEB Lançamento de Tratamentos Digitar o código do procedimento Selecione o Dente / Região Selecione a face, caso necessário Clique no ícone para gravar Repita a operação para inserir os demais procedimentos 19

Digite o procedimento para pesquisa Liberação de Atendimento via WEB Atenção: Caso não tenha o código do procedimento, faça a pesquisa pelo nome do procedimento: Clique no ícone Digite o procedimento para pesquisa 20

Apaga a linha do tratamento proposto Liberação de Atendimento via WEB Observações: Apaga a linha do tratamento proposto Limpa a pesquisa do tratamento proposto 21

Liberação de Atendimento via WEB Lançamento de Tratamentos Após lançar todos os procedimentos clique em “Enviar” 22

Lançamento de Tratamentos Será gerado um número para acompanhamento Liberação de Atendimento via WEB Lançamento de Tratamentos Será gerado um número para acompanhamento Acompanhe o resultado em “Relatórios/ Orçamentos analisados pela auditoria” 23

Liberação de Atendimento via WEB Acompanhamento de Tratamentos Clique no Menu “Relatórios” Clique na opção “Orçamentos analisados pela auditoria” 24

Liberação de Atendimento via WEB Acompanhamento de Tratamentos Selecione o período de pesquisa Clique na Lupa para pesquisar 25

Liberação de Atendimento via WEB Acompanhamento de Tratamentos Verifique os orçamentos do período Clique sobre o número do orçamento desejado JOSE CARLOS 26

Liberação de Atendimento via WEB Acompanhamento de Tratamentos Realize a impressão da GTO em duas vias Após a realização de cada procedimento preencha o campo data Solicite a assinatura do paciente ou responsável após realização do procedimento Se necessário preencha o campo “Observações” 27

1ª. Via para envio para pagamento 2ª. Via para controle do Credenciado Liberação de Atendimento via WEB Atenção: Imprima 2 vias da GTO 1ª. Via para envio para pagamento 2ª. Via para controle do Credenciado Verifique se o procedimento necessita de relatório ou Radiografia I/F 28

Código de identificação do Beneficiário Motivo do Cancelamento Liberação de Atendimento via WEB IMPORTANTE Para cancelar uma GTO/ Senha, entre em contato com a Central de Atendimento, com as seguintes informações: Número da senha Código de identificação do Beneficiário Motivo do Cancelamento Voltar ao Menu 29

Pagamento de Honorários Após conclusão do tratamento planejado encaminhe para pagamento: GTO impressa, totalmente preenchida, com data, assinatura do paciente e demais campos obrigatórios. Enviar radiografias necessárias, conforme Tabela SulAmérica Odonto (TRSO) Anexar laudos ou termos (caso sejam solicitados pela auditoria SulAmérica) Sempre guarde a 2ª. via da GTO em seu consultório devidamente preenchida (datada e assinada pelo paciente) para controle. 30

Pagamento de Honorários Após o término do tratamento do paciente, encaminhe a GTO para pagamento com os dados abaixo no envelope para evitar extravios: SulAmérica Odonto A/C NUOAU Caixa Postal 11.525 CEP 05049-970 São Paulo/SP IMPORTANTE Preferencialmente encaminhe via carta registrada/AR ou sedex. Verifique o preenchimento dos campos obrigatórios Verifique o encaminhamento da documentação necessária (Laudos, Radiografias) Prazo máximo da GTO : 180 dias Voltar ao Menu 31

Atendimento de Ortodontia / Ortopedia Para iniciar o atendimento de pacientes com cobertura de Ortodontia / Ortopedia Encaminhe o paciente à Clínica Radiológica Credenciada para realização da Documentação Ortodôntica; Para encaminhamento utilize: Receituário próprio com a descrição da documentação necessária Folheto da própria clínica radiológica assinalando os itens necessários Após análise da documentação oriente o paciente sobre o Diagnóstico, Planejamento, Prognóstico, Tempo de tratamento, etc, obtendo o “de acordo” do paciente ou responsável no caso de menores de idade. 32

Atendimento de Ortodontia / Ortopedia Atualmente temos dois modelos de atendimento conforme abaixo: Pacientes cadastrados no Sistema atual (Paciente encontrado no sistema atual) Utilizar modelo de atendimento via “Planilha de Ortodontia” Pacientes cadastrados no Sistema Antigo (Paciente encontrado no Sistema Antigo) Utilizar modelo de solicitação de senha mensal e pagamento via GTO IMPORTANTE Veja orientações detalhadas de cada modelo de atendimento nos próximos slides. Nos dois modelos sempre consulte a “Elegibilidade” antes do atendimento. 33

Atendimento de Ortodontia / Ortopedia Atualmente temos dois modelos de atendimento conforme abaixo: Pacientes cadastrados no Sistema atual (Paciente encontrado no sistema atual com código de até 10 dígitos) Após a análise da Documentação Ortodôntica realize as consultas de ortodontia mensalmente; Faça download e preencha a “Planilha de Ortodontia” disponível no saudeonline no Menu “Formulários de atendimento”, item “Planilha de Ortodontia”; 34

Atendimento de Ortodontia / Ortopedia Atualmente temos dois modelos de atendimento conforme abaixo: Pacientes cadastrados no Sistema atual (Orientações para preenchimento da Planilha de Ortodontia) Preencher o campo “Dados do Prestador” com seu código de até 05 dígitos e na coluna seguinte o seu nome / razão social; Preencher o campo “Competência” digitando a data de envio da planilha para cobrança no formato dd/mm/aaaa; Obs. A competência se refere ao mês de envio da planilha. Por exemplo: se a planilha é encaminhada em 02/01/2013, a competência é janeiro/13. Preencher a coluna “Código do Beneficiário” com o código do beneficiário atendido conforme o cartão de identificação do mesmo; Preencher a coluna “Nome do Beneficiário” com o nome do beneficiário atendido conforme o cartão de identificação; Preencher a coluna “Data de realização” com a data de atendimento da manutenção ortodôntica no formato dd/mm/aaaa. 35

Atendimento de Ortodontia / Ortopedia Atualmente temos dois modelos de atendimento conforme abaixo: Pacientes cadastrados no Sistema atual (Orientações para encaminhamento da Planilha de Ortodontia para pagamento) Encaminhe a Planilha mensalmente com todos os beneficiários atendidos até o 3º. dia útil do Mês; Encaminhar a Planilha para os e-mails: aline.sarda@sulamerica.com.br dominique.araujo@sulamerica.com.br Encaminhar as GTO´s datadas e assinadas via correio para SulAmérica no endereço descrito no item “Pagamento de Honorários” Obs.: As GTO´s cujas manutenções já foram encaminhadas via planilha, poderão ser encaminhadas a cada 04 meses, podendo ser referentes à diferentes planilhas. A assinatura deve ser do paciente ou responsável nos casos de menor de idade. 36

Atendimento de Ortodontia / Ortopedia Atualmente temos dois modelos de atendimento conforme abaixo: Pacientes cadastrados no Sistema antigo Após a análise da Documentação Ortodôntica realize as liberações de manutenção de ortodontia mensalmente; Acesse o “Sistema Antigo” e solicite mensalmente a liberação para a manutenção de Ortodontia utilizando um dos códigos abaixo: 86000357 Manutenção de aparelho ortodôntico – aparelho fixo 86000365 Manutenção de aparelho ortodôntico – aparelho ortopédico 86000373 Manutenção de aparelho ortodôntico – aparelho removível Com a GTO autorizada realize a impressão de duas vias da GTO Realize o atendimento e preencha a data de atendimento e solicite a assinatura do paciente ou responsável nas duas vias. Encaminhar uma via da GTO datada e assinada via correio para SulAmérica no endereço descrito no item “Pagamento de Honorários” Voltar ao Menu 37

Contatos SulAmérica para Dúvidas e Orientações Atenção: Contatos SulAmérica Odonto Contatos SulAmérica para Dúvidas e Orientações Dúvidas administrativas / Operacionais: Central de Atendimento Odonto 3003-1159 Capitais e Regiões Metropolitanas 0800 7291159 Demais Localidades Orientações técnicas: auditoriaodonto@sulamerica.com.br Solicitações de alteração de cadastro / credenciamento geron@sulamerica.com.br Atenção: Ao entrar em contato ou encaminhar e-mail sempre informe: Código de credenciado Nome ou razão social Telefone de contato Voltar ao Menu 38