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Transcrição da apresentação:

Instituto Federal de Santa Catarina Curso Técnico em Informática para Internet Aula 1 – Introdução à Lógica de Programação Instituto Federal de Santa Catarina 1

Semana 1: Introdução à Lógica de Programação O que é Lógica de Programação O que é Seqüência Lógica O que são Instruções? O que é Algoritmo? O que são Programas de Computadores 2 2

Semana 2: Criação de Algoritmos O que é Pseudocódigo? Existem regras para a construção do Algoritmo? Etapas Exemplo de Algoritmo Verificação do Algoritmo O que é um diagrama de bloco? Simbologia Padrão 3 3

Semana 3: Tipos de Dados, Constantes e. Variáveis – Introdução a uma Semana 3: Tipos de Dados, Constantes e Variáveis – Introdução a uma Linguagem de Programação Tipos de Dados Operadores 4 4

Semana 4: Estrutura de Controle Estrutura de Controle Seqüencial Estrutura de Controle Condicional ou de Seleção Estrutura de Controle de Repetição 5 5

Semana 5: Estrutura de Dados Vetores Matrizes Registros 6 6

Semana 6: Modularização de algoritmos Para que serve a Modularização ou Sub- Rotinas? O que é um Procedimento? O que são as Variáveis Globais e Locais? O que é um Parâmetro? O que é uma Função? 7 7

Semana 7: Tópicos Avançados de Programação Utilização de Listas Método de Acesso: Fila Método de Acesso: Pilha Utilização de Árvore 8 8

Introdução à Lógica de Programação Criação de Algoritmos Semana 8: Revisão Introdução à Lógica de Programação Criação de Algoritmos Tipos de Dados, Constantes e Variáveis Estrutura de Controle Estrutura de Dados Modularização de algoritmos Tópicos Avançados de Programação 9 9

Semana 9: Provas Presenciais 10 10

O que é Lógica? A palavra lógica está normalmente relacionada com o modo de pensar de um indivíduo em termos de racionalidade e coerência. 11 11

O que é Lógica? “Poderíamos dizer que a lógica é a “arte de bem pensar”, que é a “ciência das formas do pensamento”. Visto que a forma mais complexa do pensamento é o raciocínio, a lógica estuda a “correção do raciocínio”. Podemos ainda dizer que a lógica tem em vista a “ordem da razão”. Isto dá a entender que a nossa razão pode funcionar desordenadamente. Por isso a lógica estuda e ensina a colocar “ordem no pensamento”.” Lógica de Programação – André Luiz Villar Forbellone ”Podemos relacionar a lógica com a “correção do pensamento”, pois uma de suas preocupações é determinar quais operações são válidas e quais não são, fazendo análises das formas e leis do pensamento. Como filosofia, ela procura saber por que pensamos assim e não de outro jeito. Com arte ou técnica, ela nos ensina a usar corretamente as leis do pensamento.” Lógica de Programação – André Luiz Villar Forbellone 12 12

O que é Lógica? Os exemplos ao lado representam um argumento composto por duas premissas e uma conclusão. Está sendo estabelecida uma relação que pode ser válida ou não, aliás, este é um dos objetivos da lógica - estudar técnicas de formalização, dedução e análise com o intuito de verificar a validade de argumentos. Todo cachorro é um mamífero. Todo mamífero é um animal. Portanto, todo cachorro é um animal. Japão é um país do continente asiático. Todos os japoneses são de Japão. Logo, todos os japoneses são asiáticos. 13 13

Lógica de Programação: Técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo Necessária para desenvolver programas e sistemas, pois permite definir a seqüência lógica para a solução de um problema

Seqüência Lógica: Estes pensamentos podem ser descritos como uma seqüência de instruções, que devem ser seguidas para se cumprir uma determinada tarefa Passos executados até se atingir um objetivo ou solução de um problema

O que são Instruções? Pelo dicionário Michaelis encontraremos a seguinte definição para Instrução: “Conjunto das formalidades e informações necessárias para elucidar uma causa e pô-la em estado de ser julgada.” 16

O que são Instruções? No dicionário Michaelis especificamente a área de informática encontraremos que instrução é uma: “palavra ou expressão única que representa uma Operação.” 17

Cuidados ao Passar Instruções Uma ordem isolada não permite realizar o processo completo, é necessário um conjunto de instruções colocadas em ordem seqüencial lógica. Claro que essas instruções têm que ser executadas em uma ordem coerente Uma instrução tomada isoladamente não faz sentido; para atingirmos o resultado desejado, é preciso colocar em prática o conjunto de todas as instruções, na ordem correta 18

EXEMPLO: para “fazer omelete” Instruções: “quebrar ovos”, “bater ovos”, “pôr sal”, “ligar fogão”, “pôr óleo na frigideira”, “pôr frigideira no fogo”, “fritar ovos batidos”, etc... 19 19

EXEMPLO: para “fazer omelete” Quanto às instruções isoladas: Só “quebrar ovos”, ou só “pôr óleo na frigideira”, não é suficiente para cumprir a tarefa “fazer omelete” 20

EXEMPLO: para “fazer omelete” Quanto à seqüência lógica: Se executarmos “fritar ovos batidos” antes de “bater ovos”, ou pior, antes de “quebrar ovos”, não iremos cumprir a tarefa “fazer omelete” 21 21

O que são Instruções? Cada um dos passos, cada uma das ações a tomar (obedecendo a seqüência lógica) para ir resolvendo o problema, ou para ir executando a tarefa Em informática, é a informação que indica a um computador uma operação elementar a executar Ex.: “somar”, “subtrair”, “comparar se é maior”, etc Uma só instrução não resolve problemas Executar um conjunto de instruções Executar em uma seqüência lógica 22

O que são Instruções? 23

24

O que é o Algoritmo? “Um conjunto finito de regras que provê uma seqüência de operações para resolver um tipo de problema específico” (KNUTH] “Seqüência ordenada, e não ambígua, de passos que levam à solução de um dado problema” (TREMBLAY) 25 25

O que é o Algoritmo? “Processo de cálculo, ou de resolução de um grupo de problemas semelhantes, em que se estipulam, com generalidade e sem restrições, as regras formais para a obtenção do resultado ou da solução do problema” (AURÉLIO) 26

O que é o Algoritmo? Seqüência finita de passos que levam à execução de uma tarefa Claro e preciso. Ex. “somar dois números”: Escrever primeiro número no retângulo A Escrever segundo número no retângulo B Somar o número do retângulo A com o número do retângulo B e escrever o resultado no retângulo C A B C + = 27

O que é o Algoritmo? Os passos devem ser especificados com clareza e exatidão e devem ser realizados em cada uma das fases do processo a ser automatizado, bem como a seqüência em que estas fases devem ser realizadas. A especificação da seqüência ordenada de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa, garantindo a sua repetibilidade, dá-se o nome de algoritmo. 28 28

Para que serve os Algoritmo? Serve como modelo para programas, pois sua linguagem é intermediária à linguagem humana e às linguagens de programação, sendo então, uma boa ferramenta na validação da lógica de tarefas a serem automatizadas. 29 29

Características de um Algoritmo Todo algoritmo deve apresentar algumas características básicas: Ter um início; Ter um fim; Não dar margem à dupla interpretação (não ter duplo sentido); Ter a capacidade de receber dado(s) de entrada do mundo exterior; Poder gerar informações de saída para o mundo externo ao do ambiente do algoritmo; Ser efetivo (todas as etapas especificadas no algoritmo devem ser alcançáveis em um tempo finito). 30 30

Formas de Representar um Algoritmo Descrição narrativa: o algoritmo é descrito, passo a passo, e todas as tarefas a devem ser executados na língua mãe, no nosso caso em português. os algoritmos são expressos diretamente em linguagem natural. 31 31

Formas de Representar um Algoritmo Fluxograma A representação através de símbolos gráficos que mostram a seqüência de execução é uma das maneiras possíveis de se representar os algoritmos. Esta representação é chamada de fluxograma. Existem símbolos padronizados para início, entrada de dados, cálculos, saída de dados, fim e outras funções. 32 32

Formas de Representar um Algoritmo 33 33

Verdade sobre os Algoritmos 34 34

Verdade sobre os Algoritmos 35 35

O que são Programas de Computador? Uma coleção de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo pode ser uma referência ao código fonte, escrito em alguma linguagem de programação, ou ao arquivo que contém a forma executável deste código fonte. (Fonte: Wikipédia) 36 36

Bibliografia Forbellone, André L. V.; Eberspächer, Henri Frederico, Lógica de Programação, 2ª Edição. Editora Pearson Education, São Paulo, 2001 Berg, Alexandre; Figueiró, Joice Pavek, Lógica de Programação, 3ª Edição, Editora Ulbra,Canoas, 2000 Moraes, Paulo Sérgio de, Lógica de Programação, Unicamp - Centro de Computação – DSC, Ultima Atualização: 04 de Abril de 2000 37