Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Marca Ponto WEB.
Advertisements

Sistemas Distribuídos
a4 Papel Digital Sistemas e Armazenagem Ltda.
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação
EMPRESA ACESSO DIGITAL SAFE-DOC Professora: ÚRSULA BLATTMANN
Natanael (njsj) Thiago (tan2) Rodrigo (rml2)
Trabalho GQSI “GED” Gerenciamento Eletrônico de Documentos
PLANEJAMENTO JUCEMG.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA - ENG05207 Aula 09 –a Banco de dados Profs: Dr.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Prof. Carlos H. Marcondes
TENDÊNCIAS OUTSOURCING DE IMPRESSÃO Soluções de controle de Impressão, Soluções Embarcadas, e GED GRUPO JRB.
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
Implementação de uma Ferramenta de Busca de Documentos Eletrônicos
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
1. 2 Conhecendo a WorldconnectioN* Empresa com 17 anos no Mercado Internacional de Comunicação de Dados e Banda Larga Pioneira em Serviços Internet, Armazenamento.
Prefeitura de Santo André
SISTEMA FLEXIS 2011 EAControle.
SISTEMA FLEXIS 2009 EAControle Sistemas.
Este software destina-se à gestão da área de expediente no que respeita a entradas e saídas de correspondência, emissão de ofícios e outros textos A Gestão.
SISTEMA INTEGRADO CLIENTE / SERVIDOR
TABELA DE TEMPORALIDADE SEMINÁRIO DE VICE-PRESIDENTES
Romasoft Tecnologia SOFTWARE JURÍDICO.
Gestão Tecnológica da Informação
SGI Apresentação Técnica.
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
GESTÃO DOCUMENTAL DCAR / SETOR DE ARQUIVO E MICROFILMAGEM 2004.
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Da Biblioteca Virtual para a Biblioteca Real
Atualize seu negócio! A OMNIGRÁFICA leva à sua empresa, o que há de mais moderno no mundo da impressão. Imagens ilustrativas, não necessariamente correspondem.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
15 anos desenvolvendo soluções criativas
Nova solução CRM da Riosoft
Digitalização customizada Solution para documentos de RH
Tecnologia da Informação
Tecnologia da informação
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
A VB facilita há 14 anos a rotina de trabalho das empresas no fornecimento obrigatório de Vales-Transporte aos seus funcionários.
INTERSAP RH Cover 1.
TI aplicada a Logística
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gerenciamento de conteúdo e automação de processos de trabalho com o novo 2007 Microsoft Office system.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Apresentação Atuando há mais de 13 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS A Matriz Consultoria e Informática, é uma empresa de soluções em tecnologia da informação voltada.
Simplificação de processos
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Estoque - Gestão, análise e monitoramento. Reduza seus custos!
Aplicação de Compras baseada em GED e Workflow
Global Track Inovação e Agilidade nas Gestões Operacionais.
Gestão e Automação de Documentos
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
Autor: José Luiz Gerenciamento Digital de Documentos.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de Informações Gerenciais
Capture Gestão de Captura Mais produtividade com menos papel.
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
Tecnologias e Ferramentas para garantir a Seguranca
Disciplina O&M / Professora Beth
GED – GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS,
Electronic Data Interchange EDI
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Encontro Técnico sobre Processo Eletrônico e sobre Contas de Governo [ Tempo de apresentação: 20 minutos Tempo de debate: 10 minutos ] TCE-PR - Implantação.
Apresentação Atuando há mais de 12 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
Porto Alegre - RS São Paulo - SP. Em 2003 iniciamos os trabalhos com foco em prestar serviços de valor agregado em TI, provendo soluções e softwares.
O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA DEPENDE DA SUA GESTÃO!
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento Eletrônico de Documentos Departamento de T.I. Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Objetivo Armazenar e gerenciar de forma proativa os documentos que dão sustentação legal e operacional aos processos da empresa; Transformar documentos físicos (papéis) em imagens digitais que podem ser acessadas na rede de computadores local ou via Internet; Compartilhar os documentos entre os departamentos; Organizar de forma eficiente e inteligente; Economizar espaço físico; Facilitar a localização de informações contidas em cada documento.

O que é o GED? O GED é uma ferramenta, criada para automatizar o processo de gerenciamento de documentos, sejam eles digitalizados ou os que já “nascem” eletrônicos; Ter um sistema de GED não significa somente guardar arquivos eletrônicos, significa ter nas mãos a capacidade de gerenciar todo o capital intelectual da empresa; No GED podemos implementar a categorização dos documentos, tabelas de temporalidade, níveis de segurança.

Porque as Empresas estão Implantando o GED? Padronização de documentos e formulários; Redução de custos com cópias; Alta velocidade e precisão na localização dos documentos; Integração com outros sistemas; Maior agilidade nas transações entre empresas; Aproveitamento do espaço físico; Diferentes tipos de indexação e localização de documentos; Documentos confidenciais são arquivados em cofres.

Porque Gerenciar os Documentos Digitais? Algumas estatísticas nos ajudam a entender o problema: “Executivos gastam em média 150 horas/ano procurando, localizando, solicitando e esperando documentos” – segundo pesquisa da Coopers & Lybrand. Segundo a mesma fonte, “em cada 20 documentos, um se perde”. “Processos trabalhistas são perdidos por não encontrarmos o documento correto no prazo estipulado por lei” - FEM. “Executivos gastam de 20% a 45% do tempo pensando, criando ou manipulando documentos” – Gartner Group / Datapro. “As pessoas perdem entre 20 e 30% de seu tempo, localizando e recuperando informações” – Cyco. “Em média, faz-se 19 cópias de cada documento”.

Porque Gerenciar os Documentos Digitais? Algumas estatísticas nos ajudam a entender o problema: “Empregados gastam uma média de 5 1/2 semanas por ano somente procurando por informações para executar suas tarefas diárias” – PME Magazine. “60% dos empregados gastam mais de uma hora por dia duplicando trabalho feito por outros funcionários” – KPMG Internal Study. “75% das informações que as pessoas procuram já existe na própria empresa” – Competitive Intelligence Review, SCIP’. “80% de todos os documentos impressos mundialmente são criados por trabalhadores da área administrativa” – USA Today.

Legislação Lei 5.433 de 08/05/1968 – Institui a Microfilmagem no Brasil Decreto Lei 1.799 de 30/01/1996 – Regulamenta a Microfilmagem Resolução CFM 1.639/2002 – Reconhece a Microfilmagem na Área Médica Decreto Lei 486 de 03/03/1969 – Regulamenta a Escrituração dos Livros Contábeis Decreto Lei 64.567 de 22/05/1969 – Regulamenta DL 486-69. Instrução Normativa DNRC 65 de 31/07/1997 – Microfilmagem dos Livros Contábeis Lei 8.935 de 18/11/1994 – Regulamenta Microfilmagem para Cartórios e Notários Parecer 736/2006 – Instrui o processo de Microfilmagem Eletrônica

Unimed Centro Oeste Paulista Departamento de T.I. Case – GedWeb Unimed Centro Oeste Paulista

Demanda – Contratos em Custo Operacional Entrega dos documentos originais 40 horas/mês de um colaborador “tirando” cópias; Custo elevado; Aumento no volume de documentos; Dificuldade na guarda dos documentos; Armazenamento físico dos documentos terceirizado.

Necessidade Armazenar com segurança os documentos evitando extravios e perdas dos originais; Centralizar e criar uma base de conhecimento com todo o conteúdo de informações; Reduzir o tempo e custos com processos que causavam redundância e ampliação geométrica no volume dos documentos em papel (ex: Cópias); Organizar os documentos de forma eficiente e inteligente que permitisse a localização no menor tempo possível; Permitir o acesso dos documentos para consultas e conferências com menor custo possível de distribuição.

Requisitos Básicos Software Banco de Dados Sistema GED Hardware Servidor Estação de trabalho Scanner Link de Internet Colaborador(es)

Planejamento Buscar no mercado a melhor solução para atender a necessidade da empresa; Adotar um sistema capaz de reunir as necessidades levantadas de forma concisa, simples e objetiva; Encontrar o equipamento de digitalização de documentos adequado para a digitalização de documentos; Trabalhar o envolvimento das pessoas nos departamentos afim conscientizar a necessidade da nova cultura interna (endomarketing); Iniciar a implantação do sistema e treinar os usuários; Iniciar a digitalização e indexação dos documentos classificados em graus de prioridade de trabalho.

Software Aquisição do software: GEDWEB Desenvolvido para ambiente Web; Criação de acesso aos usuários por meio de perfis personalizados; Auditoria completa – registra todas as operações executadas no sistema; Arquivamento de documentos diversos; contratos, NFs, boletos, recibos, documentos de contas médicas, etc... Permite ao administrador do sistema criar tipos de documentos, grupos e etc... Indexação automática de documentos.

Recursos do Software QUICK INDEX – módulo de indexação automática de documentos; OCR BY FIELD – recurso de OCR, indexação automaticamente os documentos; FULL SEARCH TEXT – permite a localização de documentos por palavras em seu conteúdo; SOUNDEX SEARCH – procura por palavras com pronúncia semelhante, ex: rocha e roxa, Luis e Luiz; GEDMAIL SERVICE – serviço que indexa automaticamente os e-mails; BARCODE – indexação por código de barras; Criação de templates (modelo) – indexação automática; Relatórios de produtividade – estatísticas de produção por usuário.

GEDWEB - Interface

QUICK INDEX - Interface

Scanner - Equipamento sugerido Algumas características; Volume de 1500 páginas por dia; Resolução óptica: 600 dpi’s; Tamanho máximo de documentos: 215 x 863 mm; Alimentador: até 75 folhas de 75g, aceita documentos pequenos; Conexão: USB 2.0; Formato de Saída: JPEG, TIFF, PDF e RTF; Velocidade: 30 ppm; Duplex; Garantia: 1 ano.

Preparação dos Documentos Documentos em papel têm que ser preparados manualmente para a digitalização: Reparar páginas dobradas; Realizar consertos; Desamassar folhas; Retirar clipes e grampos; Remover encadernações; Classificar documentos. Documentos mau preparados deixarão o trabalho mais lento.

Preparação de Documentos

Volume de Documentos ??? Média de 1500 Docs por caixa

Borrados! Ilegíveis! Cheios de grampos! Qualidade dos Documentos??? Borrados! Ilegíveis! Cheios de grampos!

Qualidade dos Documentos??? Faltando pedaços!!!

Cuidados Assinaturas no verso?

Cuidados Assinaturas no verso?

OCR – reconhece caracteres impressos por máquina. Documentos para OCR OCR – reconhece caracteres impressos por máquina.

O que é digitalizar documentos? Digitalização dos Documentos O que é digitalizar documentos? É a transformação de documentos em papel numa imagem eletrônica.

Digitalização dos Documentos

Indexação de Documentos Indexar não é uma opção: é uma obrigatoriedade Chave para indexar campos ( tipo de documento, data, nome do cliente etc) a pessoa da entrada de dados indexa documentos manualmente. Códigos de barras permitem auto-indexação – armazenando formulários de informação num código de barra antes de digitalizar um lote de documentos certamente valoriza a indexação que pode ser automaticamente colocada. Zona OCR – também automática. Absorver de outras aplicações: e-mail, processador de textos etc (metadados de documentos, isto é: linha do assunto, remetente etc) torna-se um campo de indexação. A indexação também pode ser campo-chave ou o próprio texto. A combinação é geralmente melhor.

Realidade Atual – Quantidade de Documentos Contas Médicas. 30.000 documentos / mês Contratos; Processo de Compras; Circulares; Planilhas; Documentos Bancários. Extrato; Movimentação Financeira; Boletim CETIP; Documentos Fiscais.

Benefícios Armazenamento centralizado num local específico (Servidor); Controlar e documentar a comunicação eletrônica; Facilidade e rapidez nas consultas; Visualização do documento na tela do computador, exatamente igual ao original; Redução de espaço para a guarda de documentos; Eliminação dos riscos de perdas ou extravio de papéis; Rapidez no acesso à informação; Absoluto controle dos processos de negócio;

Benefícios Compartilhamento dos documentos; Melhoria no processo de tomada de decisões; Padronizar e documentar os fluxos de processos; Sincronizar o tempo de trabalho entre os diferentes participantes do processo; Aumentar a produtividade da mão de obra; Automatização de processos; Reduzir os custos em geral.

GED “O Gerenciamento Eletrônico de Documentos traz oportunidades e mudanças significativas tanto para o presente, como para o futuro das organizações, evidenciando e exaltando o documento como repositório de informações e conhecimentos que deve não apenas ser controlado, mas administrado em favor do bem da organização à qual pertence.”

GED - Por onde começar??? "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis

Conclusão Cada vez mais as empresas precisam rever e melhorar seus processos. O grande desafio de qualquer mudança corporativa é convencer e motivar pessoas para alinhar esforços e desenvolver vantagens competitivas sustentáveis. A possibilidade de controlar e gerenciar documentos torna-se hoje uma necessidade estratégica para a competitividade. “... Sem a menor peça do nosso objeto de trabalho, o documento, não é possível a administração moderna; o direito torna-se privilégio; a economia esmorece; os poderes sucumbem – sem o documento, só existe a barbárie.” Jacinto Murowaniecki Fonte: http://www.powerbrasil.com.br/pdf/haddad2000.pdf

OBRIGADO! Unimed Centro Oeste Paulista Diretor Presidente: Dr. Péricles Taqueshi Otani Diretor de Desenvolvimento e Educação: Dr. Hemerson Carlos Costa Coordenador de Tecnologia da Informação: Demerval Benedetti Lourenço demerval@unicop.com.br 14-2106-1408