Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Profº Fábio Tozo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização
Advertisements

Noções de Estatística - I
Freqüências simples ou absoluta:
Professor: Jerry A. Domingos
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
Noções de Estatística - I Módulo 17 – Frente 2 – Apostila 2 Teoria – pág.16 Exercícios – pág. 23.
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo LCE2112 – Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Ambientais Taciana Villela.
Capítulo 1 NÚMEROS INTEIROS.
Fundamentos de Estatística Professora Melina Lima Aula 5 Características Numéricas de uma Distribuição de Frequências: Medidas de Posição Parte 2 Média,
Medidas de Posição e Dispersão 1 Profa.M.a Ecila Alves de Oliveira Migliori.
Medidas de Tendência Central Aula 3. Medidas de tendência central Valor que representa uma entrada típica, ou central, de um conjunto de dados. As mais.
MATEMÁTICA PARA A VIDA NÍVEL B Formadora: Carla Fernandes Escola Secundária Marquês de Pombal Medidas de localização Tendência central Unidade.
ESTATÍSTICA
Definição de função afim Chama-se de Função Afim ou Função do 1º grau toda a função da forma: PROFESSOR VALDEMIR
Fundamentos de Aritmética
Bioestatística e Epidemiologia Tabelas e gráficos
Bioestatística e Epidemiologia Medidas de Tendência Central
Geometria Aula 3, ciclo 1.
Professora Renata Prestes Antonangelo de Oliveira
Avaliação Oratório São João Bosco
Estatística 2. Estatística indutiva
MATEMÁTICA.
Barão de Cocais, 26 de Fevereiro de 2016 – Pólo: Barão de Cocais
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Medidas de Dispersão para uma amostra
Estatística Medidas de tendência central : Moda, Média, Mediana
Medidas de Dispersão Aula 8.
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
Estatística Básica Medidas de Dispersão
MASSAS MEDIDAS.
Prof. Dr. Adolpho Walter Pimazoni Canton
Áreas e perímetros de polígonos
DIFERENÇAS ENTRE PESQUISAS POR AMOSTRAGEM E POPULAÇÃO AULA 2
ESTATÍSTICA Aula 5.
Medidas de Dispersão.
ESTATÍSTICA AULA 06 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS II – Unidade 4
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
Medidas de tendência central
MEDIDAS DE LOCALIZAÇÃO E DISPERSÃO
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Matemática IV Prof. Dani Prestini.
Representação da Informação
Professor : Neilton Satel
AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal.
BIOESTATÍSTICA APLICADA À SAÚDE Prof. Mario Maeda Junior
Função Profª. Carla S. Moreno Battaglioli
Estatística.
Estatística: Conceitos Básicos
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
APRENDENDO A CONTEXTUALIZAR GRÁFICOS
FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA
Introdução à Estatística
Introdução à Estatística
Estatística amintas paiva afonso.
Professor João Saturnino
Observe as seqüências numéricas:
Estatística.
Matemática Produtos Notáveis (Setor 511) Marcão.
Estatística Medidas de tendência central Média aritmética.
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Estatística e Probabilidade e Equação do Segundo grau
Estatística Aplicada - Componente Prática Medidas de Tendência Central
Escola Estatística Matemática Professora: ?.
Estatística Aplicada - Componente Prática Medidas de Tendência Central
Medidas de Tendência Central.
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
INSTITUTO PADRE MIGUELINHO Aula do Dia 10/07/19 Prof. João Paulo.
Expressões algébricas
Transcrição da apresentação:

Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Profº Fábio Tozo

Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento coletivo, cujas conclusões são traduzidas em resultados numéricos. Podemos, intuitivamente, dizer que: Estatística é uma forma de traduzir o comportamento coletivo em números.

Universo Estatístico ou População Estatística Conjunto formado por todos os elementos que possam oferecer dados pertinentes ao assunto em questão. Exemplo 1: Um partido político quer saber a tendência do eleitorado quanto a preferência entre dois candidatos à Presidência da República. O Universo Estatístico é o conjunto de todos os eleitores brasileiros.

AMOSTRA É um subconjunto da população estatística. Quando o Universo Estatístico é muito vasto ou quando não é possível coletar dados de todos os seus elementos, retira-se desse universo um subconjunto chamado amostra. Os dados são coletados dessa amostra.

Exemplo 2 “Numa pesquisa para saber a intenção de votos para presidente da república, foram ouvidas 400 pessoas...” Esse grupo de 400 pessoas é uma amostra. Cada pessoa ouvida nessa pesquisa é uma unidade estatística. Cada informação numérica obtida nessa pesquisa é um dado estatístico.

ROL É toda seqüência de dados numéricos colocados em ordem não decrescente ou não crescente. Exemplo 3: Os 5 alunos de uma amostra apresentam as seguintes notas de matemática: 6; 4; 8; 7; 8 O rol desses resultados é : (4; 6; 7; 8; 8 ) ou (8; 8; 7; 6; 4 ).

Frequências Frequência absoluta(F): É o número de vezes que um determinado valor é observado na amostra. Frequência total(F t ): É a soma de todas as frequências absolutas.

Frequência Relativa(F r )

Exemplo 3 Numa turma foram registradas as idades de todos os 25 alunos. Qual a freqüência absoluta e a freqüência relativa do número de alunos de 14 anos:

Solução: Tabela de Frequencias IdadeFrequência absoluta Frequência Relativa 145 (5/25).100%=20% 1510 (10/25).100%=40 % 167 (7/25).100%=28% 173 (3/25).100%=12% Total25 100%

Resposta: F = 5 e Fr = 20%

Medidas de Centralização Média Aritmética Simples: Considere a seguinte situação: A tabela a seguir mostra as notas de matemática de um aluno em um determinado ano:

BimestreNota 1º Bimestre3,5 2º Bimestre7,5 3º Bimestre9,0 4º Bimestre6,0

A média aritmética dessas notas é dada por:

Obs.: Ter média 6,5 significa dizer que, apesar de ele ter obtido notas mais altas ou mais baixas em outros bimestres, a soma das notas (26) é a mesma que ele alcançaria se tivesse obtido nota 6,5 em todos os bimestres.

Média Aritmética Ponderada Suponha que, em cada bimestre, os “pesos” sejam: 1º bimestre: Peso 1 2º bimestre: Peso 2 3º bimestre: peso 3 4º bimestre: peso 4

Logo, a média aritmética ponderada é:

Note que se as notas ocorressem de forma invertida, ou seja, BimestreNota 1º Bimestre6,0 2º Bimestre9,0 3º Bimestre7,5 4º Bimestre3,5

A média ponderada seria:

Analisando as situações anteriores de maneira bem simples, é como se toda avaliação durante o ano tivesse nota máxima 10,0. Desse total, o 1º bimestre vale 1,0; o 2º bimestre vale 2,0; o 3º bimestre vale 3,0 e o 4º bimestre vale 4,0.

Considere agora, a seguinte situação: Cinco baldes contêm 4 litros de água cada um, três outros 2 litros de água, cada um e, ainda, dois outros contém 5 litros de água, cada um. Se toda essa água fosse distribuída igualmente em cada um dos baldes, com quantos litros ficaria cada um?

Solução: A quantidade de litros que ficaria em cada balde é a média aritmética ponderada:

Resp: Cada balde teria 3,6 litros de água. Ou seja, a quantidade, em litros, de água em cada balde é chamada de média ponderada dos valores 4 litros, 2 litros e 5 litros, com pesos 5; 3 e 2. Resumindo o “peso” é o número de vezes que o valor se repete.

Situação 1 Os salários de 5 pessoas que trabalham em uma empresa são: R$700,00 ; R$800,00 ; R$900,00 ; R$1.000,00 e R$5.600,00. O salário médio dessas 5 pessoas é: 1) Considere as seguintes situações:

Parece lógico que, neste caso, a média aritmética não é a melhor medida de centralização para representar esse conjunto de dados, pois a maioria dos salários é bem menor que R$1.800,00. Em algumas situações a mediana é um número mais representativo. A mediana é o termo central do rol*. Logo, escrevendo o rol* dos dados numéricos dessa situação, temos: (700; 800; 900; 1000; 5600) Logo, o termo central desse rol* é “900”. Então a mediana é igual a 900. (Rol: É toda seqüência de dados numéricos colocados em ordem crescente(ou não decrescente) ou decrescente(ou não crescente))

Situação 2: Se acrescentarmos à lista o salário de R$1.000,00 de outro funcionário, ficaríamos com um número par de dados numéricos: (700; 800; 900;1000;1000; 5600) Nesse caso, a mediana seria a média aritmética dos termos centrais: Logo a mediana é dada por:

Podemos interpretar esse resultado da seguinte maneira: Metade dos funcionários ganha menos de R$950,00 e a outra metade mais de R$950,00.

Note que a média aritmética desses valores é:

ou seja, bem superior ao salário da maioria dos funcionários.

Generalizando: Se n é ímpar, a mediana é o termo central do rol. Se n é par, a mediana é a média aritmética dos termos centrais do rol

MODA Definição: Em uma amostra cujas freqüências dos elementos não são todas iguais, chama-se moda, que se indica por, todo elemento de maior freqüência possível. EX: Na lista de salários do exemplo anterior: (700; 800; 900;1000;1000; 5600) O salário que aparece com maior frequência é o de R$1.000,00. Logo a Moda=R$1.000,00 ou o “salário modal” é de R$1.000,00.

Resumindo: Na sequência de salários: (700; 800; 900;1000;1000; 5600) temos: Salário médio: Salário mediano= Salário Modal = R$1.000,00

Observações importantes sobre moda:  Na amostra (3; 3; 4; 7; 7; 7; 9) a moda é  Na amostra (1;5; 7; 9; 9; 10; 10; 22) Aqui temos duas modas: e ( amostra bimodal)  Na amostra (1; 3; 5; 7; 9) não apresenta moda, pois todos os elementos tem a mesma frequência.

2) Os salários dos funcionários de uma empresa estão distribuídos na tabela abaixo: SalárioFrequência R$400,005 R$600,002 R$1.000,002 R$5.000,001 O salário médio, o salário mediano e o salário modal são, respectivamente: A) R$1750,00; R$500,00 e R$500,00 B) R$1020,00; R$400,00 e R$500,00 C) R$1750,00; R$500,00 e R$400,00 D) R$1020,00; R$800,00 e R$400,00 E) R$1020,00; R$500,00 e R$400,00

OPÇÃO E

3) ENEM 2009 – Prova cancelada

OPÇÃO B

4)ENEM 2009(Prova Cancelada)

OPÇÃO C

5) ENEM 2009(Cancelado)

Solução: Média 4 : 4 alunos Média 5 :10 alunos Média 6 : 18 alunos Média 7 : 16 alunos Média 8 : 2 alunos Total de alunos: 50 alunos Alunos com média maior ou igual a 6 : = 36 alunos Percentual de aprovados:

OPÇÃO E

6) ENEM 2009(Cancelado)

Solução: 100 kg de milho 1000 litros/kg = litros 100 kg de trigo 1500 litros/kg = litros 100 kg de arroz 2500 litros/kg = litros 100 kg de c.de.p 5000 litros/kg = litros 600 kg de c.de.boi litros/kg= litros Total de litros de água = litros Total de kg de alimentos = 1000 kg Quantidade média de água por kg: Opção B

7) A tabela traz as idades, em anos, dos filhos de 5 mães. MãeAnaMárciaCláudiaLúciaHeloísa Idade dos filhos 7; 10; 12 11; 158; 10; 12 12; 149; 12; 15; 16; 18 A idade modal desses 15 filhos é inferior à idade média dos filhos de Heloísa em ____ ano(s). a) 4 b) 3 c) 2 d) 1

Solução: Ida de Fre q Logo idade modal = 12 anos

Média dos filhos de Heloísa: = = = anos Logo é inferior em 14 – 12 = 2 anos OPÇÃO C

8) ENEM CANCELADO

Cidades da Região Norte: Belém(PA):2º Boa Vista(RR): 1º Macapá(AP): 1º Manaus(AM): 2º Palmas(TO): 1º Porto Velho(RO):2º Rio Branco(AC): 1º.

Frequência relativa =

OPÇÃO A

9) ENEM Cancelado

Solução: 523 milhões/12 meses = 43,58... milhões por mês. 43,58... milhões por mês/ 180 mil trabalhadores=

OPÇÃO: B

ENEM 2010

A)6 B)6,5 C) 7 D) 7,3 E) 8,5

OPÇÃO: B

ENEM 2009

OPÇÃO: D