O Meu Plano de Negócios Introdução.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Visão Global do Projecto
Estratégia Empresarial Capítulo 8 Diversificação
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Exercício de análise da Rota do Azeite e.
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Ideias-chave do controlo de gestão
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
RECURSOS HUMANOS PLANEAMENTO DE RH’S.
Estratégia Empresarial
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
PLANO DE NEGÓCIOS (Ter ou não ter? E quando?)
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Elaborando Um Plano de Negócios
Plano de negócios [empreendimento/projeto]
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Metodologia Científica Divulgação de resultados
Plano de Negócio Elber Sales.
César Ramalho Director Geral AYON – Business Solutions, Lda Universidade Lusíada Metodologia de Gestão de Projectos de Sistemas de.
Web: criação de páginas
O Início de um novo negócio

CARTÃO DE VISITAS DO “BUSINESS PLAN”
Workshops Empresariais
PLANO DE NEGÓCIOS.
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
Metodologia da pesquisa científica FGV 2011
Planos de Negócios para a procura de financiador
Sumário executivo A empresa Plano de Marketing Plano Financeiro
Prof. Jorge Mendes de Sousa
Como estabelecer e organizar
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
BIOGA Santiago de Compostela, 12 Junho Invicta Angels Temas A Invicta Angels e os fundos de Co-Investimento Selecção de Projectos e Processo de.
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
Uma Visão Geral Sobre Empreendedorismo e Criação de Empresas
Introdução No âmbito do Plano de Negócios para o sector do turismo em 2002, a Deloitte & Touche procedeu à elaboração de uma folha de cálculo que permite.
Como Estruturar Um Trabalho Escolar?
Gestão de Conteúdos com Aplicações Baseadas na Web
A POIO AO E MPREENDEDORISMO Marília Soares 6 de Julho de 2012.
INTRODUÇÃO À FOLHA DE CÁLCULO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Como Elaborar um Plano de Negócios Vanize Andrade Oxford Group.
Planejamento Estratégico
Nome da Empresa Plano Comercial.
Vítor Gonçalves Tm – Tm –
Técnicas de Empreendedorismo
O PLANO DE NEGÓCIOS P.N. “Business Plan”
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
Business Intelligence
1 PROGRAMAScriptum ESCREVER COM IMPACTO NA EMPRESA DA MENSAGEM ELECTRÓNICA AO RELATÓRIO DE GESTÃO Lisboa, 24 e 25 de Setembro de 2007 Hotel Holiday Inn.
Plano de negócio.
Empreendedorismo ________________________________________
Empreendedorismo _____________________________________________ Sumário  Deve conter o título de cada seção e sub-seções do PN e a página respectiva onde.
Relatórios de avaliação: orientações para elaboração e apresentação
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
PLANO DE NEGÓCIOS MODELO CANVAS
FICHAMENTO.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
O Planos de Negócios Paulo Santos / Rui Miranda. OBJECTIVO  Compreender a importância da elaboração do Plano de Negócios e como o estruturar e apresentar.
Transcrição da apresentação:

O Meu Plano de Negócios Introdução

O meu Plano de Negócios Introdução composta por duas partes: 1. Instrumentos “Para o Empreendedor”, disponíveis no site IAPMEI (2 slides); 2. Plano de Negócios – regras gerais Porto, 18 de Junho de 2011

Ferramentas úteis Kit do Empreendedor FINICIA  Acordo Parassocial Inovcapital  Declaração de Aceitação  Estrutura do Plano de Negócios  Formulário de apresentação da ideia  Road map do empreendedor FINICIA Continuação ->

Ferramentas úteis (cont.) PORTUGAL CRIATIVO Guias Práticos Financiamento  Como Seleccionar Serviços Bancários + Modelo Excel de Comparação de Serviços  Como Elaborar um Plano de Negócios + Modelo Excel para o Plano de Negócios  Guia Prático do Capital de Risco Marketing  Desenvolver uma Estratégia de Marketing  Fazer um Plano de Marketing  A análise SWOT  Marketing na Internet Workshop 6: “Plano de Negócios para as Indústrias Criativas” Porto, 18 de Junho de 2011

Ferramentas úteis (cont.) Outra informação útil: www.iapmei.pt Criar: 10 passos para criar o seu negócio; Faça o pré-diagnóstico para a criação da sua empresa; Onde constituir a sua empresa; Finicia. …

O MEU PLANO DE NEGÓCIOS PORTUGAL CRIATIVO O processo de elaboração do Plano de Negócios pelo promotor, como forma de minorar os riscos de início de uma nova actividade ou da criação da própria empresa. Workshop 6: “Plano de Negócios para as Indústrias Criativas” Porto, 18 de Junho de 2011

PLANO DE NEGÓCIOS: O QUE É? O MEU PLANO DE NEGÓCIOS PLANO DE NEGÓCIOS: O QUE É? Documento, escrito pelo promotor, que contém: As bases para a criação (ou desenvolvimento) da empresa; Os objectivos a atingir; Os meios necessários para a realização desses objectivos; A avaliação dos riscos.

Para que serve o processo de “Business planning” O MEU PLANO DE NEGÓCIOS Para que serve o processo de “Business planning” Avaliar a exequibilidade, técnica, comercial ou financeira da empresa (ou do projecto); Obrigar o promotor a projectar-se no futuro; Estabelecer um quadro de referência para a acção; Convencer os futuros parceiros ou investidores; Ajudar a gestão a antecipar e responder à mudança (após criação).

O MEU PLANO DE NEGÓCIOS Com que objectivo? Contribuir para os promotores formarem a sua própria avaliação do negócio; Fundamentar todo o processo de convencimento de terceiros a participarem financeiramente no projecto.

Regras de Ouro para a elaboração do PN O MEU PLANO DE NEGÓCIOS Regras de Ouro para a elaboração do PN O Business planning (a construção do Plano de Negócios) é um importante passo na procura da sobrevivência e rentabilidade da empresa (ou do projecto); Os financiadores não o levarão a sério se não tiver elaborado um PN; Envolva todos os níveis de gestão e trabalhe na procura de objectivos consensuais;

O MEU PLANO DE NEGÓCIOS Regras de ouro para a elaboração do PN Distinga estratégia (para onde ir) de táctica (como ir); Recorra à informação de terceiros sobre o seu sector de actividade e seus mercados; Esteja preparado para dedicar muito tempo e esforço ao seu PN.

O MEU PLANO DE NEGÓCIOS As qualidades de um Plano de Negócios Dê a ênfase correcta. Assegure-se de que o Plano satisfaz as necessidades dos seus leitores; Evite excesso de detalhe (Experimente não ultrapassar 20/30 páginas); Escreva o sumário executivo no final. Escolha um estilo e conteúdo que mantenha atento o leitor até à última hora; Porto, 18 de Junho de 2011

PORTUGAL CRIATIVO O MEU PLANO DE NEGÓCIOS As qualidades de um Plano de Negócios Quando abordar as questões de mercado utilize dados independentes; Confira as bases e a concorrência dos resultados das projecções económicas e financeiras. Porto, 18 de Junho de 2011

O MEU PLANO DE NEGÓCIOS A qualidade da apresentação é importante. Observe as seguintes regras: Torne-o atractivo na leitura; Seja coerente, conciso e claro; Evite “calão” e caso use termos técnicos não se esqueça de um glossário; Recorra a gráficos, quadros e tabelas pois podem poupar-lhe muitas páginas de texto; Utilize tipos de letra e esquemas de páginas comuns (não “invente” muito).

O conteúdo do Plano de Negócios O MEU PLANO DE NEGÓCIOS O conteúdo do Plano de Negócios Traduza no Plano a eficiência e qualidade da gestão; Inclua informação de terceiros acerca dos produtos e mercados; Identifique os pressupostos chave e assegure-se do seu realismo; Inclua análises de sensibilidade e de risco.

O conteúdo do Plano de Negócios O MEU PLANO DE NEGÓCIOS O conteúdo do Plano de Negócios Assegure-se da consistência das projecções financeiras com os principais pressupostos; Inclua as políticas contabilísticas que serão adoptadas; Concentre-se na “Eficiência global” do seu plano tendo em vista que o objectivo é vendê-lo às instituições financeiras.

O meu Plano de Negócios Nota: Fonte dos Slides 6 a 16, NET – Novas Empresas e Tecnologias, SA; Muito obrigada! ana.rosas@iapmei.pt