Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas
Advertisements

Figura 3 – Exemplo de planta modelada no software HYSYS
Energias renováveis… … o futuro.
NIMBY REALIDADE OU UTOPIA ?.
Índice Introdução Como começou? O que é?
Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
Sedimentação e Operações Afins
ÁGUA.
Energias renováveis… … o futuro.
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
USO DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
O que são peixes? São animais vertebrados, aquáticos, ectotérmicos, com respiração branquial, com corpo hidrodinâmico, de tamanho variável (de milímetros.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Comportamento de superfícies revestidas com filmes de carbono.
Arranjo Físico - Layout
Arranjo Físico - Layout
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Analise de Alimetos Profa. Dra. Helena Teixeira Godoy Marcelo Prado.
PROJETO CARBONO NEUTRO
Águas residuais urbanas e Sistemas de tratamento
20 Perguntas
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
ETA da CABEÇA GORDA.
Novas aplicações do cimento Aspetos da sustentabilidade
O que é o papel? O papel é um material de suporte da informação escrita que produz fortes impactos negativos sobretudo ao nível da produção.
Reciclagem do Vidro.
Agrupamento de Escolas de Alijó
Arranjo Físico - Layout
Associação Florestal Vale do Sousa
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
CAIS
SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA - SEP
EQUALIZAÇÃO DE RESÍDUOS
Logística Reversa.
Resíduos Hospitalares
Impacto da Extração de Matérias Primas da Natureza
Bases de Dados da exploração à construção Sessão de trabalho no Agrupamento de Ribamar 28 Junho 2006.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Grupo 19Z Arthur Ilo Silvana Wesley
OFSY – Sistema de Omnifiltração
PROPOSTA A proposta de programa consiste na instalação, pelo Governo do estado, de centrais de compostagem anaeróbica estrategicamente localizadas, capazes.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
André Kuyumjian Lane Mauricio satoshi karasawa Tamashiro
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
alguns aspectos gerais
Aula 6 – Sistema de Tratamento de Esgoto
Aula 5 – Estações de Tratamento de Águas (ETA)
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Águia da Luz 2 Escrever aqui Ancorensis Cooperativa de Ensino Apogeu Classe B Professores:
LOCALIDADE E DISTRITO Nogueira – Lousada PORTO TEMA(S) Qualidade do ar; Qualidade da água; Resíduos urbanos NOME DA ESCOLA Agrupamento de Escolas.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Teste de Hipóteses Pontos mais importantes: -objectivo
10 Anos de Preparando Administradores com excelência 1999 a 2009 Professor Flavio Oliveira.
Projeto de Introdução à Engenharia - Ensino Médio 2010
MANUTENÇÃO.
Nomes: Carolina de Oliveira
ETA CONVENCIONAL DE TRAMENTOCOMPLETO É a Estação de Tratamento de Água que apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação,
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
Água – fundamental para vida.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE. A qualidade do ambiente próximo O nosso papel na preservação do ambiente A qualidade do ar ÍNDICE.
Dra. Cali Laguna Achon Dr. João Sérgio Cordeiro XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - SP.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL PHD 2443 – TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E ÁGUAS RESIDUÁRIAS TRATAMENTO.
Rodrigo Nº12 8ºF Joel Nº16 8ºF. Infelizmente, desde que o Homem começou a inventar máquinas e a construir grandes fábricas, a maior parte dos rios tem.
Transcrição da apresentação:

Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva

Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Desde 2001 que a Águas do Douro e Paiva (AdDP) aposta, anualmente, na execução de Projectos de I&D.

Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Os temas mais abordados têm sido a Qualidade da Água de Consumo e a Qualidade da Água Bruta (água antes de sofrer tratamento).

Alternativas de Gestão de Lamas Provenientes da ETA de Lever Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Exemplos de Projectos de I&D da AdDP Alternativas de Gestão de Lamas Provenientes da ETA de Lever

Alternativas de Gestão de Lamas Provenientes da ETA de Lever Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Alternativas de Gestão de Lamas Provenientes da ETA de Lever As lamas de clarificação de água da ETA de Lever (a maior “fábrica de água” da Águas do Douro e Paiva), representam 90% de todos os resíduos produzidos pela empresa. Estas lamas estavam a ser depositadas em aterro sanitário. Lamas ETA de Lever 90% Lamas de outras ETAs 7% Outros resíduos 3% Resíduos produzidos pela AdDP Contudo, desde o início do funcionamento da ETA de Lever que a empresa procurava um destino final alternativo que fosse mais adequado do ponto de vista ambiental.

Lamas de Clarificação de Água Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Alternativas de Gestão de Lamas Provenientes da ETA de Lever Após um projecto de I&D no qual foram testadas várias alternativas, concluiu-se que uma boa aplicação seria a incorporação em misturas para ceramização. Lamas de Clarificação de Água Tijolos Desde Janeiro de 2006 que as lamas da ETA de Lever deixaram de ser encaminhadas para aterro sanitário e passaram a ser incorporadas num processo de fabrico de tijolo para a construção civil.

Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Exemplos de Projectos de I&D da AdDP Eficácia do Dispositivo de Transposição de Espécies Piscícolas no Açude da Ponte da Bateira

Escada de Peixes do Açude da Ponte da Bateira Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Eficácia do Dispositivo de Transposição de Espécies Piscícolas no Açude da Ponte da Bateira O açude da Ponte da Bateira, no rio Paiva, entrou em funcionamento em 1999. Para minimizar o impacto desta infra-estrutura, a empresa optou pela instalação de uma escada de peixes com duas linhas de passagem: uma em forma de chicana para espécies como a truta, e outra de acesso livre para espécies como a enguia. Escada de Peixes do Açude da Ponte da Bateira

Alguns exemplares de peixes recolhidos para amostra Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Eficácia do Dispositivo de Transposição de Espécies Piscícolas no Açude da Ponte da Bateira A eficácia do dispositivo foi testada por um projecto de I&D, no qual se concluiu que o dispositivo de transposição de peixes de açude de Ponte da Bateira permite a movimentação para montante da maioria das espécies piscícolas. Alguns exemplares de peixes recolhidos para amostra

Estudo da Hidrodinâmica no Tanque de Ozonização da ETA de Lever Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Exemplos de Projectos de I&D da AdDP Estudo da Hidrodinâmica no Tanque de Ozonização da ETA de Lever

Linhas de escoamento na 2ª câmara do tanque de ozonização Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Estudo da Hidrodinâmica no Tanque de Ozonização da ETA de Lever No Tanque de Ozonização é introduzido ozono na água, para fins de oxidação e desinfecção. Com o objectivo de aumentar a eficiência desta etapa de tratamento e diminuir os custos de operação, foi realizada a modelação da hidrodinâmica do tanque em CFD (Computacional Fluid Dynamics). Linhas de escoamento na 2ª câmara do tanque de ozonização

Estudo da Hidrodinâmica no Tanque de Ozonização da ETA de Lever Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Estudo da Hidrodinâmica no Tanque de Ozonização da ETA de Lever Utilizando o modelo de simulação criado, foram testadas diferentes configurações de deflectores que alterassem as linhas de escoamento no interior do tanque. Diferentes configurações de deflectores testadas no modelo de simulação Estima-se que, com a colocação de deflectores, os consumos de oxigénio e de energia possam ser reduzidos entre 10 a 30%.