Exercício do desabafo 12 DE AGOSTO DE 2017

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
6 DE AGOSTO DE 2016 A igreja envia missionários E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para.
Advertisements

10 DE SETEMBRO DE 2016 Algemado pelo evangelho Então, ele respondeu: Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser.
12 DE NOVEMBRO DE 2016 A sabedoria e o dinheiro Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode. (Pv 21:20)
Orientações ao professor A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2016 e o tema da revista é Mateus, comentada pelo Bispo Manoel Ferreira. Sinta-se.
24 DE DEZEMBRO DE 2016 O reino e o dinheiro Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que.
22 DE OUTUBRO DE 2016 O dízimo e o dinheiro E bendito seja o Deus altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
15 DE OUTUBRO DE 2016 O trabalho e o dinheiro Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Fp 4:4)
Exercício da mente 9 DE SETEMBRO DE 2017
Exercício do desabafo 12 DE AGOSTO DE 2017
Exercício do serviço 2 DE SETEMBRO DE 2017
procede da boca de Deus. (Mt 4:4)
Exercício da vigilância
Remédios para o desânimo
Exercício do conserto 30 DE SETEMBRO DE 2017
Exercício do conserto 30 DE SETEMBRO DE 2017
Sede inesgotável da Palavra
A restauração da santidade
A importância da generosidade
A restauração da santidade
Amor que restaura amizades
Um sacerdócio santo 14 DE JANEIRO DE 2017
Remédios para o desânimo
As bênçãos e o dinheiro 5 DE NOVEMBRO DE 2016
Exercício da confissão
Exercício da confissão
Contando com a bênção de Deus
A felicidade e o dinheiro
Exercício da solitude 16 DE SETEMBRO DE 2017
Exercício da solitude 16 DE SETEMBRO DE 2017
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
A terapia do espinho na carne
Exercício do descanso 26 DE AGOSTO DE 2017
Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união. (Sl 133:1)
Exercício da vigilância
Lição 10 “Estamos em guerra”.
A importância da generosidade
A compaixão e o dinheiro que disse: Mais bem-aventurado é dar que
A falta de fé 25 DE FEVEREIRO DE 2017
Lição 1 “Criados por Deus”.
É preciso exercitar o perdão
Contrastes entre Ódio e Amor
Lição 13 “Contrição sincera pelo pecado”.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Fp 4:4)
Exercício da entrega 1 DE JULHO DE 2017
A terapia do espinho na carne
A idolatria e o dinheiro
Orientações ao professor
Exercício do jejum 22 DE JULHO DE 2017
É preciso exercitar o perdão
Lição 7 Alianças perigosas.
Lição 6 O perigo do sucesso.
Exercício da mente 9 DE SETEMBRO DE 2017
Lição 10 Tempo de descanso.
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
procede da boca de Deus. (Mt 4:4)
Exercício do serviço 2 DE SETEMBRO DE 2017
Lição 06 Os cristãos missionais
Exercício do jejum 22 DE JULHO DE 2017
Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união. (Sl 133:1)
Lição 05 A centralidade da cruz
PACIÊNCIA: EVITANDO AS DISSENSÕES
Lição 08 É uma prática cristã. Lição 08 É uma prática cristã.
Lição 03 Um oásis no deserto. Lição 03 Um oásis no deserto.
Lição 09 Sejamos luz para os povos
A FAMÍLIA E SEUS CONFLITOS
Anseio por viver em santidade
Lição 01: A essência do evangelho
Lição 08 O valor de uma vida. Lição 08 O valor de uma vida.
Lição 02 As primeiras palavras. Lição 02 As primeiras palavras.
Transcrição da apresentação:

Exercício do desabafo 12 DE AGOSTO DE 2017 Ao Senhor ergo a minha voz e clamo, com a minha voz suplico ao Senhor. Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação. (Sl 124:1-2)

OBJETIVO

Exercício do desabafo Mostrar ao estudante da Escola Bíblica a importância do desabafo como um exercício espiritual, encorajando-o, por meio de exemplos bíblicos, a adotar essa prática.

TEXTO-BASE

Exercício do desabafo Ao Senhor ergo a minha voz e clamo, com a minha voz suplico ao Senhor. Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação. (Sl 124:1-2)

INTRODUÇÃO

Exercício do desabafo Verbalizar é uma excelente estratégia para a busca de resolução, pois o que está sufocando é colocado para fora, e a aceitação e a compreensão do ouvinte promovem a sensação de acolhimento. Por isso, verbalizar pode afetar a saúde física e emocional. Nesta lição, é o desabafo a Deus.

EXPLICANDO NA BÍBLIA

Exercício do desabafo Podemos definir exercício devocional do desabafo como “a arte de derramar a alma perante o Senhor”. É o ato de abrir efusivamente o coração a Deus, e isso pode ser o antídoto contra a ansiedade e qualquer sentimento que nos maltrate. Só desabafam aqueles que têm um relacionamento íntimo com Deus e sabem que ele irá acolher e tomar as providências necessárias. Vejamos a importância e alguns exemplos dessa prática devocional.

Exercício do desabafo 1. A importância da oração do desabafo 2. Pessoas que desabafaram em oração

TIRANDO AS DÚVIDAS

Exercício do desabafo 01. Com base nos parágrafos introdutórios, responda: O que é o exercício espiritual do desabafo e qual a sua importância para a nossa saúde física, emocional e espiritual? 02. Após ler Fp 4:6-8; 1 Pd 5:7, e o item 1, responda: O que é ansiedade? Como deve ser feita a oração do desabafo e quais os seus benefícios? 03. Ana e Davi são dois bons exemplos de pessoas que fizeram a oração do desabafo. Quais eram os motivos e os sentimentos que levaram ambos a desabafarem diante de Deus? Leia 1 Sm 1:1-20; Sl 142 e o item 2. 04. Leia 1 Sm 1:18-19, 22:1-2; Sl 142:5,7, e fale sobre os resultados do exercício do desabafo em Ana e Davi. Você tem praticado esse exercício? Que resultados tem visto em sua vida?

EXERCITANDO NA VIDA

1 . Não mascare: desabafe! Exercício do desabafo Não tenha medo de ser honesto com Deus. É esse o tipo de relacionamento que ele espera de você. Muitas vezes, não expomos a ele toda angústia, insatisfação e dor que estão em nós, por receio de ele se ofender. Contudo, Deus não se ofende, ao ouvir nossos desabafos, nem nos pune, mas nos trata com compreensão, como tratou, por exemplo, Elias e Jonas (1 Rs 19:4; Jn 4:3). 05. Com base na primeira aplicação, fale sobre o desabafo. Consegue fazê-lo sem ressalvas ou medos? Tem praticado esse exercício espiritual com frequência? Se “não”, está disposto a começar?

2. Não murmure: desabafe! Exercício do desabafo O desabafo representa a intimidade que temos com Deus e a convicção que temos é de que ele nos acolherá com amor e nos proverá os recursos necessários. A murmuração é pecado, pois, ao fazê-la, falamos contra Deus, questionamos seu amor, sua palavra, seus propósitos e sua capacidade de alterar situações adversas (1 Co 10:10). Enquanto o desabafo nos aproxima de Deus, a murmuração nos afasta. 06. Com base na segunda aplicação, reflita se em alguma situação você já murmurou. Dê exemplos de murmuração e desabafos.

DESAFIO DA SEMANA

Exercício do desabafo Um dos desafios para esta semana é fazer como Deus e sermos essa escuta para as pessoas. Ouça alguém que precisa desabafar, sem julgamentos, sem pressa, sem falar de si mesmo, somente com compreensão e aceitação. Leve o reino às pessoas dessa forma. Outro desafio é aperfeiçoar seu momento devocional com o exercício do desabafo. Leia a Bíblia, ore e desabafe. Como os personagens bíblicos, também passamos por momentos difíceis, que geram profunda angústia e ansiedade.

Lição 8 Exercício do regozijo Próxima lição Lição 8 Exercício do regozijo