O Comitê de Trauma Apresenta

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Transcrição da apresentação:

O Comitê de Trauma Apresenta Trauma Pediátrico ©ACS

Objetivos Identificar as características peculiares da criança traumatizada Identificar os padrões de lesão próprios da criança Discutir a aplicação dos princípios do ATLS no atendimento da criança traumatizada ©ACS

Questões-Chave Que tipo de lesões afetam as crianças? Que aspectos da anatomia da criança devem ser levados em consideração? Que diferenças da fisiologia têm impacto no atendimento? Como aplicar os princípios do ATLS no atendimento da criança? Como reconhecer a criança vítima de abuso? ©ACS

Tipos de lesões? O mecanismo de trauma varia com a idade A mortalidade por trauma ultrapassa todas as outras doenças Mecanismo de trauma e padrões de lesão ©ACS

Considerações anatômicas? Vias Aéreas, Cabeça e Pescoço Coxim debaixo do tronco Posição neutra Fontanelas abertas Via aérea estreita, curta ©ACS

Considerações anatômicas? Tórax Parede flexível, mole As lesões de tórax são mal toleradas Make this two slide and place figure on left then text. ©ACS

Considerações anatômicas? Abdome Parede mais frágil e mais fina Fígado e baço mais caudais ©ACS

Considerações anatômicas? Coluna  Flexibilidade LMSAR (Lesão de medula sem alteração radiológica) ©ACS

Considerações anatômicas? Prevenir a hipotermia Termorregulação Maior superfície corpórea em relação ao peso Pele fina Pouco tecido subcutâneo ©ACS

Impacto das diferenças fisiológicas? Sinais vitais Reserva cardiovascular aumentada Fluxo sanguíneo cerebral ©ACS

Atendimento: Sinais vitais Sinal 0 - 3 anos 3 - 5 anos 6 - 12 anos FC < 150 - 160 < 140 < 100 - 120 PA > 60 - 70 > 75 > 80 - 90 FR < 40 - 60 < 35 < 30 ©ACS

Atendimento: Débito urinário 6 - 12 Anos 0,5 - 1 mL / kg 3 - 5 Anos 0 - 3 Anos 1 mL / kg 2 mL / kg ©ACS

As prioridades são as mesmas! Atendimento: ABCDEs E A B C D As prioridades são as mesmas! ©ACS

Atendimento: ABCDEs A B C D E Cânula traqueal sem balonete e de tamanho apropriado Costelas flexíveis, tamanho do dreno de tórax Quantidade de líquido, uso de sangue Glasgow, escala verbal pediátrica Prevenir a perda de calor ©ACS

Atendimento: Medidas auxiliares CT T U B O S LPD FAST ©ACS

Criança vítima de abuso? História Exame físico Discrepâncias Demora para levar ao médico Lesões repetitivas Respostas inapropriadas Negligência com a saúde da criança Escoriações de várias cores Hemorragias de retina Hematomas subdurais bilaterais Fratura(s) de fêmur Queimaduras por contacto ou líquido quente, não usuais ©ACS

? ©ACS

Resumo Os princípios de atendimento são os mesmos. Diferenças anatômicas e fisiológicas específicas modificam a aplicação dos princípios do ATLS. Alto índice de suspeita para identificar a criança vítima de abuso. Envolver precocemente o cirurgião! ©ACS