(Org. por Sérgio Biagi Gregório)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Advertisements

Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira.
2. Filosofia 1. Ciência 3. Religião ? É c i ê n c i a !.. É f i l o s o f i a ! Não é religião! mas... LUMEN Editora...sem ser uma religião, conduz essencialmente.
29 DE OUTUBRO DE 2016 A gratidão e o dinheiro Porque o serviço dessa assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças.
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
O que é a Educação Física?
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
O LIVRO DOS ESPÍRITOS “ESTRUTURADO PARA AUTOAVALIAÇÕES”
Docência do Ensino Superior
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Avaliação Algumas questões para pensar
(Ministério da Educação e Cultura)
Tomo: 1 - Módulo:V Roteiro: 2
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Neurociência a favor da educação
Metodologia do Ensino de Física I
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 2
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Organizações que aprendem
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Faculdade Municipal Professor Franco Montoro
CFO III – Dragões de Ferro
Educação Musical e Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire De: Alan Caldas Simões Instituto Federal.
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
Tomo: 1 - Módulo:VIII Roteiro: 1
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
Tomo: 1 - Módulo:VIII Roteiro: 1
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Coordenação Marisa Libório Rosana De Rosa
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
Técnico em Logística People Alexandre Ribeiro Rosa
Como se aprende História?
Qualidade na Assistência Espiritual
ANO 2 UNIDADE 1.
Perispírito: conceito
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Curso Básico de Espiritismo
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
D i á l o g o Com Os E s p í r i t o s.
Espiritismo pode fazer
Dicas de como orientar seus estudos
Orientações ao professor
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Educação no Brasil Tragédia.
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Princípios Energéticos (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
Cristo ministrava às necessidades das pessoas antes de convidá-las a segui-Lo.
Linguagem e Comunicação (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Alma, Princípio Vital e Fluido Vital
Matéria (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Metodologia do Ensino de Física I
Ronildo Pereira da Silva Mestrando em Ciências da Educação pelo Instituto Naturalis de Educação Superior.   . Advogado Público Municipal, Professor da.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Educação Socioemocional
Transcrição da apresentação:

(Org. por Sérgio Biagi Gregório) Título da Palestra A Importância do Ensino no Centro Espírita (Org. por Sérgio Biagi Gregório) 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita Introdução O objetivo deste estudo é realçar o valor inestimável do ensino na Casa Espírita. Para tanto, analisaremos o crescimento espiritual de seus frequentadores através do binômino ensino-aprendizagem. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita Conceito Ensino – É a transmissão de informações ou de conhecimentos úteis ou indispensáveis à educação ou a um fim determinado. Centro Espírita – É o local onde se reúnem os Espíritas para as suas práticas. É escola de formação espiritual e moral, núcleo de estudo, recanto de paz construtiva. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita Ponto de Partida O Projeto 1868 esclarece-nos que “um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver princípios de Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias espíritas e de desenvolver grande número de médiuns. Considero esse curso de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências”. (Obras Póstumas, p. 342) 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita Primeiras Escolas no Brasil Bezerra de Menezes, por volta de 1880, instalou a “Escola de Médiuns”, na Federação Espírita Brasileira, mas aparecerão somente professores.  Em São Paulo, a partir de 1950, Edgar Armond implantou o Curso de Aprendiz do Evangelho e o Curso de Educação Mediúnica. Hoje, a maioria dos Centros Espíritas mantém, bem ou mal, os seus cursos regulares de Espiritismo.   15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

Qual a diferença entre aprendizado e conhecimento? A Importância do Ensino no Centro Espírita Como se Aprende: Aprendizagem Etimologicamente, a aprendizagem é aquisição de conhecimento ou habilidade. É um processo de integração e adaptação do ser ao ambiente em que vive, implicando mudança de comportamento. Qual a diferença entre aprendizado e conhecimento? O conhecimento é passado, algo que já está na memória. O aprendizado é sempre presente. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita Como se Aprende: Informação e Comunicação Informação - É a comunicação ou notícia trazida ao conhecimento de uma pessoa ou do público. A informação é mais do que o simples conhecimento, é o conhecimento adquirido, visto o indivíduo tê-lo procurado, esforçado para obtê-lo. A comunicação da informação (Doutrina Espírita) é vital para o movimento espírita 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

O processo de aprendizagem pode ser posto da seguinte forma: A Importância do Ensino no Centro Espírita Como se Aprende: O que é Aprender O processo de aprendizagem pode ser posto da seguinte forma: 1. Deve haver necessidade de resolver um problema; 2. Para enfrentar o problema, a pessoa se prepara: estuda, lê, consulta, pergunta, examina instrumentos etc. 3. A pessoa faz algumas tentativas de ação. 4. Constata fracasso e sucesso. Tenta corrigir o fracasso e repetir o sucesso.  15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

Educação “bancária” ou “convergente” A Importância do Ensino no Centro Espírita Como se Ensina: Tipos de Ensino Educação “bancária” ou “convergente” - baseado na transmissão do conhecimento e da experiência do professor. Dá-se importância ao “conteúdo da matéria”. Educação “problematizadora” ou “libertadora” - uma pessoa só conhece bem algo, quando o transforma, transformando-se ela também no processo.. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

Ensinar não é o mesmo que aprender. A Importância do Ensino no Centro Espírita Como se Ensina: O que é Ensinar Ensinar não é o mesmo que aprender. Se o aluno não aprender, todo o esforço feito para ensinar estará perdido. O ensinar pressupõe dois princípios fundamentais: a) partir do conhecido para o desconhecido; b) do simples para o composto. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

Ensinar é marcar com um sinal. A Importância do Ensino no Centro Espírita Como se Ensina: Cursos e não Cursos Ensinar é marcar com um sinal. Marcar com um sinal não depende de curso regular. No corredor, na entrevista, no diálogo, na conversa ao pé do ouvido estamos aprendendo e ensinando. A instituição de cursos regulares é mais para dar uma direção didática e metódica ao ensino. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita O Ensino: Doutrina Espírita Para ensinarmos no Centro Espírita, devemos ter conhecimento da Doutrina Espírita. Doutrina Espírita – São os princípios fundamentais deixados por Allan Kardec em suas obras básicas e complementares. O ensino espírita deve partir dos pressupostos básicos do Espiritismo, ou seja, do acervo que existe nos livros. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita O Ensino: Os Cursos Geralmente, o ensino espírita é feito através de Cursos Regulares. Estes, porém, não devem ser transformados em cursos mundanos. A atitude, tanto de quem ensina como de quem aprende, deve ser a de formar almas compenetradas de suas responsabilidades perante si mesmos e perante os outros. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

2) Evitar dizer: “Você é médium e tem que desenvolver a mediunidade”. A Importância do Ensino no Centro Espírita O Ensino: Lembretes aos Divulgadores 1) Eliminar qualquer tipo de autoridade sobre os alunos: todos somos aprendizes. 2) Evitar dizer: “Você é médium e tem que desenvolver a mediunidade”. 3) A insistência pelo estudo deve ter seus limites, pois muitos não sabem ler e nem escrever. 4) Uma pergunta que deixa o aluno ou ex-aluno incomodado: você já terminou o curso e ainda não trabalha no Centro? 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita Conclusão Estejamos conscientes que a relação ensino-aprendizagem reveste-se de grande utilidade, tanto para o educador como para o educando. Contudo, não transformemos o ensino-aprendizagem num acúmulo de informações e raciocínios, sem qualquer vínculo com as necessidades prementes do Espírito imortal. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita Bibliografia Consultada EQUIPE DA FEB. O Espiritismo de A a Z. Rio de Janeiro, FEB, 1995.  KARDEC, A. Obras Póstumas. 15. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1975.  BARBOSA, P. F. Espiritismo Básico. 3. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1987. Texto em HTML: http://www.sergiobiagigregorio.com.br/palestra/ensino-no-centro-espirita.htm 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita