Profª Jhéssica N. R de Araújo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
Advertisements

Elementos da Narrativa
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço
Elementos da narrativa
Contando um pouco sobre CONTOS
NARRAÇÃO Disciplina: Redação.
História completa e fechada como um ovo.
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
O CONTO O conto é uma narrativa ficcional.
Características dos contos e das fábulas
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
REDAÇÃO CONTO.
TEATRO.
Prof. João Crepschi Crônica humorística Prof. João Crepschi
Openprof.eu Project No LT01-KA Quais são os elementos das narrativas digitais? Universidade Aberta Open Professional Collaboration for.
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas.
Diferença entre Lenda e Mito
Greimas  Julien Greimas ( )  Escola Semiótica de Paris  Semântica Estrutural (1966)  Estudo do Discurso - estrutura narrativa se manifesta.
Categorias da Narrativa Trabalho realizado por: Irina Marques nº4.
Conto psicológico No conto psicológico, é comum as reflexões e os dilemas serem provocados por fatos triviais, corriqueiros, aparentemente sem importância.
Comunicação literária A Literatura é uma forma particular de comunicação tão antiga como o homem. emissor (autor) recetor (leitor) mensagem (a obra literária),
Machado de Assis Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e morreu na mesma cidade em 29 de setembro de Descendente.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins A disssertação argumentativa - ENEM 2016  CEEBJA.
Texto narrativo É um relato de um acontecimento ou uma série de acontecimentos, reais ou imaginários; Exemplos de textos narrativos: conto, novela, romance,
PRODUÇÃO DE TEXTO RUMO AO NOSSO LIVRO (6º ANO). “Meu nome é Ismael. Há vários anos, achando-me em situação meio difícil, com os bolsos vazios e sem nada.
“Oliver Twist” (1838) de Charles Dickens ( )
O Texto Dramático A Representação Teatral
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
A linguagem audiovisual
TIPOLOGIA TEXTUAL - A NARRAÇÃO
A narrativa fantástica
Turmas: 3º A e C Professora: Rafaela Xavier Domingues
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
Aulas Multimídias – Santa Cecília
A estruturação do parágrafo
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO
Texto Narrativo Sequência de fatos
TEXTOS DA TRADIÇÃO POPULAR
Crônica Narrativa 9º. ANO
TIPOLOGIA TEXTUAL - A NARRAÇÃO
O tempo n’Os Maias.
Professor: Toninho Narração e descrição.
CONTO E CRÔNICA.
AUTORES QUE MERECEM DESTAQUE
NARRAÇÃO Narração É a modalidade de redação na qual contamos fatos (reais ou imaginários) que ocorreram em determinado tempo e lugar, envolvendo certas.
Texto narrativo.
A NARRAÇÃO Professora:Mailana Dantas
MEMÓRIAS LITERÁRIAS. Memória ou Memórias ? MEMÓRIA é “aquilo que ocorre ao espírito como resultado de experiências já vividas; lembrança, reminiscência”.
Amor de Perdição O narrador
Conto Berenice De Edgar Allan Poe.
ELEMENTOS DO TEATRO. NOS BASTIDORES UMA PEÇA TEATRAL NÃO É FEITA APENAS PELOS ATORES QUE APARECEM NO PALCO, OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PARTICIPAM DE UMA PEÇA.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ’S) CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS HQ’S.
9.º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL
SIMBOLOGIA PEÇAS DE NELSON RODRIGUES.
9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
Conteúdo Gênero textual
Frei Luís de Sousa Estruturas externa e interna
Formatação: Miriam Forny
CAPITÃES DA AREIA Jorge Amado
O texto narrativo O que é narrativa?
DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO
Ciclo Narrativo Estudo.
ÓPERA Termo em latim que significa obras; plural de opus; É um gênero artístico que surgiu no Barroco e que consiste num drama musicado, ou seja, uma peça.
Conto Maravi lhoso Será o que é? Vamos descobrir, juntos?
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS “A HISTÓRIA NÃO SE APRENDE. APREENDE-SE”. Lucien Febvre.
MÓDULO 3 Capítulo 2.
Histórias em Quadrinhos
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Transcrição da apresentação:

Profª Jhéssica N. R de Araújo COnto Profª Jhéssica N. R de Araújo

Conto: é uma obra de ficção, um texto ficcional Conto: é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Sendo mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. O conto é conciso. É bom lembrar que: O conto quase nunca é publicado isoladamente. Geralmente ele faz parte de uma obra maior.

Quais os elementos que constituem um conto? Narrador Personagens Enredo Tempo Espaço Conflito Desfecho

Narrador – É o ser do discurso, ou seja, é por ele que ficamos sabendo dos fatos que acontecem na história. Podendo ser: Personagem : Que narrar e participa ao mesmo tempo da história. Observador: Que narrar os fatos fora da história.

Personagem: É a voz da narrativa Personagem: É a voz da narrativa. Através dela que compreendemos as cenas, os cenários e o próprio enredo, pois sem ela este nem existiria, ou seja, ela é a peça fundamental da história.

Tempo: Indica a ordem dos fatos na história. Podendo ser: Cronológico: Aquele que segue a ordem dos acontecimentos de forma linear, como: começo, meio e fim. Psicológico: Aquele em que há uma interrupção (quebra) na sequencia lógica dos acontecimentos.

Espaço: Local onde as personagens circulam, onde as ações se realizam Espaço: Local onde as personagens circulam, onde as ações se realizam. Podendo ser físico/geográfico e social. Espaço físico: É o lugar onde acontecem os fatos, por exemplo: numa máquina do tempo; numa casa; praça; cidade. Espaço social: É o espaço relativo às condições socioeconômicas, morais e psicológicas que dizem respeito às personagens.

Enredo: Trata-se da história propriamente dita, na qual os fatos são organizados e narrados. Mesmo em se tratando de fatos ficcionais (inventados), o discurso requer uma certa coerência, visando proporcionar no leitor uma impressão de que os fatos, situados em um dado contexto, realmente são possíveis de acontecer. Conflito: Talvez seja a parte elementar de toda a história, pois é ele que confere motivação ao leitor/ouvinte, instigando-o a se envolver cada vez mais com a história. Desfecho: Depois de conferidos toda a tramitação da história, é chegado o momento de se partir para uma solução dos fatos apresentados. Lembrando que esse final poderá muitas vezes nos surpreender, revelando-se como trágico, cômico, triste, alegre, entre outras formas.