SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC
Advertisements

Francisco E. Magalhães & Marcelo M. Campello
6. Andando na Superfície de Resposta Técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais Etapas distintas: Modelagem e deslocamento Modelagem: ajuste.
Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
LIVRO 3 - CAPÍTULO 4 – PARTE 1 DINÂMICA IMPULSIVA.
Dinamômetros Leonardo de Bortolli Nogueira Victor Waszczynski
EDIFICAÇÕES - SUBSEQUENTE
9. Acessórios (suportes)
Medições – parte I: Precisão.
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Capítulo 4 Equação de energia para regime permanente.
Confiabilidade Estrutural
Conceitos introdutórios
Soft-Starter Professor: Matheus Thomé Albano Guimarães
Ciências da Natureza e suas
Resistência dos Materiais
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
Professor: Janilson Cordeiro
Energia e Tipos de energia
Definição de Critérios de Aceitação – Aço
FÍSICA ÓPTICA AULA 9 – ACÚSTICA – Parte 1.
FÍSICA ÓPTICA AULA 9 – ACÚSTICA – Parte 2.
Corpos Rígidos: Sistemas Equivalentes de Forças
Corpos Rígidos: Sistemas Equivalentes de Forças
ELETRICIDADE.
Medida da resistência do circuito de terra
Estudando para o Enem de forma invertida
CLUBE DE CIÊNCIAS – Aulão preparatório para a prova do iFF
FO.13 – PROPAGAÇÃO DE CALOR E DILATAÇÃO TÉRMICA
Termodinâmica.
Resistência dos Materiais 2
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Capítulo 01: Introdução.
SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS Prof: Jorge Fontanella
Circuitos de Primeira Ordem
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
SUMÁRIO: Espetro eletromagnético. Espetros de emissão, contínuo e descontínuos, e espetros de absorção. Resolução de exercícios e problemas para consolidação.
FLUÊNCIA EM METAIS.
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Aula 07 e 08 - Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear , polinomial, racionais e algébricas.
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
7 Resultados de Medições Indiretas
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Transporte entre membranas biológicas Prof. Dr. Marcio F. M. Alves
Eletromagnetismo – Aula 2
Sebastião Samissone Timba
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Trabalho e Energia Clique para adicionar anotações.
Modêlos Atômicos.
Fundamentos da termodinâmica
CMC INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE SISTEMAS DE CONTROLE
Análise Dimensional das Equações da Continuidade e do Movimento
Termologia Prof. VALDEILSON
leis de newton 1º Lei de Newton – Princípio da Inércia
Aparelhos de medição elétrica
Gerador Elétrico. Gerador Elétrico Lei de Lenz O sentido da corrente induzida é tal que o campo que ela produz se opõem à variação do fluxo magnético.
Características físicas do estado gasoso
Mestrado Profissional em Física Médica
Professor: Diones Charles
Circuitos Sequenciais
Mecânica de Locomotivas II Sistema De Transmissão Elétrica:
Responsável pela lubrificação do câmbio, e Balanceiro traseiro
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Torne-se um autodidata!
LEI DE COULOMB FORÇA ELETROSTÁTICA
de Sistemas Hidráulicos em AVAC
CAMPO ELÉTRICA Prof. Rangel Martins Nunes Abril de 2019.
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC O QUE É O TERMOSTATO O termostato para refrigeração Robertshaw, é um controle que atua dentro de limites pré-determinados, ou seja, ele funciona como uma chave liga/desliga comandada pela temperatura, em valores calibrados e definidos em fábrica. Para se alterar a temperatura de trabalho desejada gira-se o botão que está encaixado na haste do termostato para a posição escolhida. O termostato passará então a ligar e desligar nas temperaturas definidas para esta posição do botão. Estas temperaturas são definidas pelos componentes internos do termostato pois as caracteristícas externas são somente para adequar a montagem no aparelho, pois dois termostatos visualmente idênticos são totalmente diferentes na sua aplicação podendo ser de condicionadores de ar a freezers com exatamente o mesmo visual externo, somente o código do produto é que pode definí-lo com exatidão.

SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC 2. COMO FUNCIONA O mecanismo interno do termostato baseia-se em três conjuntos: hidráulico, mecânico e elétrico. O conjunto hidráulico é responsável por sensar a temperatura e tranformar em um sinal de pressão que será comparado as cargas das molas do conjunto mecânico que ao se movimentar aciona o conjunto elétrico fechando ou abrindo os contatos, logo, desligando e ligando o compressor.

SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC .2.1 - CONJUNTO HIDRÁULICO É composto por um tubo capilar, corpo, diafragma ou sanfona e carga de gás. O tubo capilar sensa a temperatura do ambiente transferindo-a para o gás, desta forma o gás irá exercer uma pressão interna no diafragma ou sanfona em função da temperatura, ou seja, quanto maior a temperatura maior a pressão e quanto menor a temperatura menor a pressão. Como existem várias faixas de temperatura de trabalho do termostato existem gases específicos para cada faixa. A pressão interna no conjunto hidráulico corresponde sempre a da temperatura do gás da região mais fria do conjunto e não a do bulbo (ponta do capilar). Em função da distância da posição de fixação do termostato e o ponto de leitura de temperatura (onde é fixado o capilar), é definido o comprimento do capilar. Para o mesmo existe uma tabela de comprimentos padrões já existentes.

SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC Como o conjunto hidráulico padrão tem sua carga somente com o gas em sua fase vapor e líquido saturado (também chamado “vapor filled”) o mesmo apresenta a característica de atuar pela sua parte mais fria seja o capilar (qualquer parte dele) ou a sanfona. Para contornar esta situação existe o modelo chamado cross-ambient onde a diferença do mesmo esta em possuir um bulbo com dimensões tais para receber uma carga de elemento adsorvente, desta forma garante que a carga de gás se “concentre” no bulbo e a resposta em pressão ocorra somente pela temperatura do mesmo, independente da temperatura do capilar ou sanfona estejam mais frias.

SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC 2.2 - CONJUNTO MECÂNICO É composto basicamente pela alavanca da sanfona, molas (faixa e diferencial), parafusos de calibração, impulsor e haste camo. As molas são responsáveis por comparar o sinal de pressão do conjunto hidráulico aos valores ajustados pelos parafusos de calibração e posição da haste, realizando o movimento da alavanca e impulsor sobre o conjunto elétrico, ou seja, a alavanca só possui duas posições para cima ou para baixo que é definida pelo resultado da temperatura sensada pelo conjunto hidráulico menos a temperatura ajustada. Desta forma ficará em cima quando a temperatura ambiente for maior que a ajustada, e ficará em baixo caso a temperatura ambiente seja menor que a ajustada. Ao se girar a haste altera-se a altura da rampa sobre a mola aplicando-se menor ou maior força sobre as molas, tendo-se portanto a variação da temperatura de resposta do termostato.

SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC 3 - CUIDADOS NA UTILIZAÇÃO, MANUSEIO E APLICAÇÃO Devido ao sensor que sai do corpo do termostato ser um tubo capilar que possui gás refrigerante no seu interior, a utilização de ferramentas ou dobras acentuadas no mesmo podem causar estrangulamentos e/ou trincas que são mais críticas do que a própria quebra do capilar pois inutilizam o termostato e não são visualmente percebidas. Ocorrendo problemas como: termostato não liga, termostato não desliga, descalibrado. Resultando o não funcionamento do aparelho, pelo simples fato de má utilização do produto.

SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC O termostato não deve ser exposto a ambientes agressivos (poeiras, etc.), pois estas sujeiras podem entrar no termostato e se alojar nos contatos elétricos, causando o fenômeno de não passagem da corrente pelos mesmos, embora até se ouça o "click" de atuação do termostato.