Fonte: Marilena Chauí, Introdução à história da filosofia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política e Democracia na Grécia Antiga
Advertisements

ATENAS.
Atenas (nos dias de hoje)
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
Cidade-Estado: Atenas
PERÍODO ARCAICO (800aC – 500aC)
ATENAS.
FILOSOFIA ANTIGA PENSAMENTO CLÁSSICO.
GRÉCIA. A civilização grega surgiu por volta de 2000 a.C. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta.
GRÉCIA.
História do direito na Grécia antiga
Iluminismo 1- Definição. 2- Origens.
A CONSTRUÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO E A CONTRIBUIÇÃO INTELECTUAL DE SÓCRATES, “O PAI DA FILOSOFIA”. SÉCULO V a. C.
ILUMINISMO A FILOSOFIA DA RAZÃO: O ESCLARECIMENTO DAS IDEIAS PROF. RAFAEL T. PELLEGRINI HISTÓRIA.
Historia Clássica. Grécia Antiga (2000 a.c – 338 a.c)
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 3: A Formação Histórica e Filosófica do Direito na Grécia (Sofistas e Sócrates) Professores: Ana Patrícia.
O MUNDO GREGO. A DEMOCRACIA  O que é a democracia?  Participação popular na ética da Polis  Participação Direta do cidadão nas Ágoras Homens Maiores.
O TEATRO ROMANO Teatro de Mérida, atual Espanha.
Entre os gregos o direito à cidadania excluía estrangeiros, mulheres e escravos, sendo que apenas alguns homens que tinham direitos políticos e eram,
FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO FORMAS DE GOVERNO “As formas de governo são formas de vida do Estado, revelam o caráter coletivo do seu elemento humano, representam.
“Berço da Cultura ocidental” Professora Beatriz Argondizo Correia.
Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.
Grécia Antiga 6º ano Professora Fernanda. Grécia Aqueus, Eólios, Jônios e Dórios relevo montanhoso fracionamento político Cidades-Estado portos naturais.
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
Considerações gerais acerca do pensamento platônico
Antiguidade Clássica - Grécia
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
GRÉCIA.
Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
A ANTIGUIDADE CLÁSSICA
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
A Cultura na Grécia Antiga
HISTÓRIA DO TEATRO GRÉCIA.
ATENAS Fernando Santos.
A Sociedade Ateniense Fernando Santos.
Grécia – período clássico.
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
FILOSOFIA GREGA.
Grécia Antiga.
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Economia Solidária no Brasil
DEMOCRACIA & SISTEMA PRESIDENCIALISTA
GRÉCIA INÍCIO.
Montesquieu o pensamento político moderno
ÉTICA E ALTERIDADE NA ATUALIDADE As Origens da Cidadania.
AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente: atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola.
Plano da Disciplina: Filosofia.
História da Filosofia Introdução
ATENAS.
ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA
Grécia: uma sociedade dividida
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
Conceitos O Poder Formas de Poder
GRÉCIA.
Fonte: Jean-Pierre Vernant, Mito e pensamento entre os gregos
Absolutismo e mercantilismo
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Democracia Ateniense Fernando Santos.
Cidadania Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Aristóteles.
MODOS DE PRODUÇÃO.  MODOS DE PRODUÇÃO = forças produtivas + relações de produção.  O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus.
GRÉCIA.
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
Conexões de Saberes / UFAL – Prof. Cezar: Sociologia
Professor: Geraldo M. Modesto
Dissertação argumentativa
ESTADO: FORMA ESPECÍFICA
A CULTURA NA GRÉCIA ANTIGA
Revisão para NL-2 (UT-8).
Transcrição da apresentação:

Fonte: Marilena Chauí, Introdução à história da filosofia Prof. Pedro Fassoni Arruda. Filosofia do Direito, FDB OS SOFISTAS E SÓCRATES (PARTE I) Fonte: Marilena Chauí, Introdução à história da filosofia

Antecedentes da pólis (política e sociedade) Formação da aristocracia e instituição de um regime escravista; Génos = família ampliada (casa, oîko): pai, mãe, filhos, escravos, bens móveis e imóveis A família como unidade social, econômica, religiosa e de poder; Poder do patriarca (despotés): sua vontade era lei, direito absoluto; Lutas entre Oligarcas: oscilação entre oligarquia e tirania

Primeiros filósofos (séc. VI a.C): - preocupação com a natureza e a cosmologia Filósofos do período clássico (a partir do Século de Péricles, 440-404 a.C. e do Império Ateniense: Sofistas e Sócrates formação do cidadão e do sábio virtuoso objetos: política, ética e teoria do conhecimento (a pólis e os humanos)

Reformas de Sólon (594 a.C.) Separação do poder dos géne e a pólis; Leis válidas para todos os membros da cidade, que não poderiam ser violadas pelas tradições e costumes patriarcais ou despóticos; Incentivo do comércio e do artesanato (tendo em vista a pobre agricultura); Quebra do poderio da nobreza fundiária; Tentativa de atrair os estrangeiros.

Reformas de Clístenes (510 a.C.) Instituição do espaço político ou a pólis propriamente dita; Retira dos géne a concentração de seus poderes aristocráticos e oligárquicos; Cria a Boulé: tribunal para os assuntos cotidianos (500 cidadãos sorteados) Cria a Ekklesia: assembléia geral de todos os cidadãos atenienses (escolha de magistrados, assuntos sobre guerra e paz);

Reformas de Clístenes (510 a.C.) e) Caráter igualitário de vida política; f) Remuneração: garante que os cidadãos mais pobres possam participar das reuniões (assegura o sustento sem trabalho); g) A reforma de Clístenes inaugura a democracia: poder dos cidadãos; h) Poder do démos: a força da lei (a função soberana não cabe a alguém ou a alguns, mas à lei).

Diferenças com a moderna democracia: Nem todos são cidadãos; Democracia direta ou participativa; Isegoría: direito de todo cidadão de exprimir em público sua opinião, vê-la discutida e considerada no momento de decisão coletiva Exclui da política a idéia de competência ou de tecnocracia: todos são competentes - discussão em assembléia sobre entrada ou saída de Atenas nas guerras; os especialistas são chamados apenas posteriormente dignidade política (de todos) X competência técnica; em política, todos dispunham das mesmas informações.

Economia Desenvolvimento do artesanato e do comércio; O Pireu: porto cosmopolita; Centro urbano e poder naval; Um império que será a causa de sua ruína

O Século de Péricles Péricles estimulou e patrocinou a cultura ateniense e a levou ao seu momento de maior esplendor; Hegemonia econômica e status de centro cultural e intelectual

Cultura e poesia: a tragédia Ésquilo (Oréstia), Sófocles (Antígona) e Eurípides (As troianas) Espaço: 1) palco – atores (prosa), representam heróis e heroínas; 2) coro – amadores (verso), narram e comentam o que se passa no palco; Crimes sangrentos e exigência de vingança; Díke aristocrática: pena de talião (a leu é uma vingança sem fim); Última parte da trilogia: os mortais julgam os mortais;

Cultura e poesia: a tragédia f) Conflitos: Deuses e personagens do mundo aristocrático X colégio de cidadãos; Coragem na guerra/beleza física/laços de sangue X cidadania; Passado aristocrático (palco/profissionais) X presente democrático (coro); Leis da família (privado) X leis da cidade (público) Vontade (nossa vontade, consciência) X destino (vontade dos deuses, obrigação fatídica); g) A tragédia como instituição social de cunho democrático; h) Reflexão que a cidade faz sobre o nascimento da democracia