Desmistificando o processo AVALIAÇÃO Desmistificando o processo
AÇÃO AVALIATIVA Dimensão Pedagógica Dimensão Burocrática Conjunto de iniciativas que os educadores desenvolvem para avaliar. Dimensão Pedagógica Dimensão Burocrática
AVALIAÇÃO Natureza Humana (Individual, Profissional, Social) Avaliação da Qualidade/Qualidade da Avaliação
Teoria x Prática A Teoria caminha rapidamente A Prática continua estagnada Autoridade/Autoritarismo
EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE AVALIAÇÃO 1ª Geração: Anos 10/20 Caráter seletivo Testes e Exames
2ª Geração: Anos 30/50 Normas e Padrões Critérios
3ª Geração: Anos 60/70 Julgamento Mérito Relevância
4ª Geração: Anos 80/90 Processo Construtivista Negociação
5ª Geração: Anos 2000 . Ação de mão dupla . Habilidades . Competências
EVOLUÇÃO DOS COEFICIENTES QS QE QI
CATEGORIAS DA AVALIAÇÃO Utilidade: Para quê e para quem? Viabilidade: Onde e quando? Ética: Todas as variáveis envolvidas. Precisão: Observar/Ver/Ler
PRINCÍPIOS DO AVALIADOR Indagação sistemática Competência Integridade/Honestidade Respeito pelas pessoas Responsabilidade pelo bem estar geral
MUDANÇA DE PARADIGMA NA AVALIAÇÃO Evento x Processo Medo x Coragem Imposição x Negociação
Autoritarismo x Participação Segredo x Transparência Arbitrariedade x Critério Classificação x Promoção
O PAPEL DO AVALIADOR Acreditar que hoje o mundo pede um outro tipo de cidadão Tirar a máscara com cuidado para não tirar a defesa
AVALIAÇÃO DEVE SER: Momento de aprendizagem Determinante do “Sabor” do “Saber”