Desmistificando o processo

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Transcrição da apresentação:

Desmistificando o processo AVALIAÇÃO Desmistificando o processo

AÇÃO AVALIATIVA Dimensão Pedagógica Dimensão Burocrática Conjunto de iniciativas que os educadores desenvolvem para avaliar. Dimensão Pedagógica Dimensão Burocrática

AVALIAÇÃO Natureza Humana (Individual, Profissional, Social) Avaliação da Qualidade/Qualidade da Avaliação

Teoria x Prática A Teoria caminha rapidamente A Prática continua estagnada Autoridade/Autoritarismo

EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE AVALIAÇÃO 1ª Geração: Anos 10/20 Caráter seletivo Testes e Exames

2ª Geração: Anos 30/50 Normas e Padrões Critérios

3ª Geração: Anos 60/70 Julgamento Mérito Relevância

4ª Geração: Anos 80/90 Processo Construtivista Negociação

5ª Geração: Anos 2000 . Ação de mão dupla . Habilidades . Competências

EVOLUÇÃO DOS COEFICIENTES QS QE QI

CATEGORIAS DA AVALIAÇÃO Utilidade: Para quê e para quem? Viabilidade: Onde e quando? Ética: Todas as variáveis envolvidas. Precisão: Observar/Ver/Ler

PRINCÍPIOS DO AVALIADOR Indagação sistemática Competência Integridade/Honestidade Respeito pelas pessoas Responsabilidade pelo bem estar geral

MUDANÇA DE PARADIGMA NA AVALIAÇÃO Evento x Processo Medo x Coragem Imposição x Negociação

Autoritarismo x Participação Segredo x Transparência Arbitrariedade x Critério Classificação x Promoção

O PAPEL DO AVALIADOR Acreditar que hoje o mundo pede um outro tipo de cidadão Tirar a máscara com cuidado para não tirar a defesa

AVALIAÇÃO DEVE SER: Momento de aprendizagem Determinante do “Sabor” do “Saber”