REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
2º encontro – Professores Maio de 2012
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS PEDAGOGIA TRADICIONAL.
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Projeto Político-Pedagógico
Quadro síntese comparativo das principais diferenças entre os modos de organização do processo de ensino/aprendizagem utilizados até hoje.
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Educação no contexto do Trabalho
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Ensino Tradicional/Expositivo
Currículo por Competências e Habilidades.
Tecnologia e Educação.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PEDAGOGIA DE PROJETOS proinfo. mec. gov
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
PEDAGOGIA DE PROJETOS Os Projetos de Trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a.
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Currículo por Competências e Habilidades. ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO Pedagogia de Projetos COLÉGIO NACIONAL
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Metodologia de projetos
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
PROJETOS Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim. É conduzido por.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

Qual o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade, desenhada neste final de século?

REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola. O significado das experiências escolares. Mudanças na conjuntura mundial. Globalização da economia. Informatização dos meios de comunicação.

PEDAGOGIA DE PROJETOS

...Postura Pedagógica... Discussão sobre uma... ...e não sobre uma técnica de ensino atrativa.

O Aluno: Ator do processo de construção do conhecimento.

Quando e por que surgiu a Pedagogia de Projetos?

Pensadores da Pedagogia Ativa. Início do século XX. John Dewey. Pensadores da Pedagogia Ativa. Quando “A educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura e a escola deve representar a vida presente”. Porque

O que é Pedagogia de Projetos ?

Uma proposta de intervenção pedagógica que dá à atividade de aprender um sentindo novo. Os Alunos: decidem opinam debatem constroem sua autonomia compromisso social

Pedagogia de Projetos re-significação desse espaço escolar. espaço vivo de interações. aprender não é ato de memorização. ensinar não é repassar conteúdos.

CONCEPÇÕES CIENTIFICISTA ESPONTANEISTA GLOBALIZANTE

Não se propõe os projetos em detrimento dos conteúdos. LEMBRETE Não se propõe os projetos em detrimento dos conteúdos. Evitar que os alunos entrem em contato com conceitos abstratos. O projeto gera a necessidade de aprendizagem, mas não garante a aprendizagem. A intervenção do professor na construção e apropriação do conhecimento é fundamental.

Como surge o Projeto? Qual o ponto central da Pedagogia do Projeto?

Características Fundamentais do Trabalho (ABRANTES, 1995) Responsabilidade com autonomia dos alunos. Autenticidade do Problema. Complexidade e resolução de problemas. Carater faseado.

ETAPAS DO PROJETO I Problematização O aluno expressa suas idéias e conhecimentos sobre o problema em questão.

II Desenvolvimento III Síntese Criação de estratégias para buscar respostas as questões e hipóteses levantadas na problematização. III Síntese Construção da aprendizagem.

“Os Projetos de Trabalho contribuem para uma re-significação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes” . (Hernandez, 1998)