NAPNES PROGRAMA INCLUIR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leis e Decretos SurdEZ.
Advertisements

ATRIBUIÇÕES E PRÁTICAS DOS SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
Educação Especial LEGISLAÇÃO.
Uso do Ambiente de Ensino On-line
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR
Manual dos Coordenadores de Polo de Apoio e Treinamento
Ensino, Pesquisa e Extensão em Bibliotecas Escolares e Públicas na Formação do Bibliotecário na UFRGS Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª.
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
ID078 POSC: 234/4.3/C/NOR Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 4 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação.
INCLUSÃO EM EAD ACESSO E INTERAÇÃO
Maio / 2006.
Alimentação Escolar e a Agricultura Familiar
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Apresentação do Campus Porto Alegre
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.
S Seleção de Alunos (Cursistas) Seleção de Tutores Registro de Alunos Registro de Tutores Site Institucional.
DICIONÁRIOS PARA O FUTURO TRADUTOR Susana de Azeredo (Mestre em Letras pela UFRGS – colaboradora voluntária) Siane Simioni (Bolsista FAPERGS – acadêmica.
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
EDITORIAL ENTREVISTA COLUNA SOCIAL CAP ACONTECE FOTOS - NÚCLEO DE TECNOLOGIA C A D E R N O S CAP AMAPÁ JUNHO/2008 1ª EDIÇÃO PROJETOS E AÇÕES PONTO DE VISTA.
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Educacional Especializado Deficiência Visual
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Informações Sobre a Comunidade Surda
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
CBS Confederação Brasileira de Surdos
7 – CONTATO E COORDENAÇÕES.
QUALIFICAR O PROFESSOR
EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA B. Gonçalves-RS, 19 a 21 de Agosto de 2009
Andréia Cabral Colares Coordenadora
Programa Serasa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência
Universidade Estadual de Campinas
Objetivos do núcleo multidisciplinar do CEFAI
GoalBall: curso para cegos e pessoas com baixa visão. (Desde 2004)
Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
E.E. “Dr. Arthur Bernardes”
PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE Parceria: CREFITO5/RS e IFRS.
Ações Inclusivas NAPNE IF RS – Campus Bento Gonçalves
CRESS/SE 18ª REGIÃO CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL 18ª REGIÃO SERGIPE . End: Rua arauá, 719. BAIRRO SÃO JOSÉ. TEL:
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
O que promove as parcerias entre empresas, governo e ONG para fomentar a capacitação e empregabilidade da pessoa com deficiência.
Proposta para Implementação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais NAPNE Campus Rio Grande Prof. Osvaldo C. Pinto Direção Geral.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
Você sabia? Braille e libras.
LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Administração do TRT - 3ª Região Presidente: Desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa Vice-Presidente Judicial: Desembargador Caio Luiz de A. Vieira.
REITORIA Campus Alegrete Campus Santo Augusto
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
LIBRAS I Professor de LIBRAS Anderson Luchese. Combinados - Horários Período a tarde 13h30 até 17h30 Período a noite 18hs até 21h30.
Seminário Deficiência, funcionalidade e acessibilidade: implicações para os direitos à comunicação, informação e saúde. Direito das Pessoas com Deficiência:
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Programa Pedagógico da Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina 1.
FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - FCEE.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
SERVIÇO DE PSICOLOGIA - CEDEBA
Transcrição da apresentação:

NAPNES PROGRAMA INCLUIR

O NAPNES/IFRS está em parceria com o Programa Incluir/UFRGS.

NAPNES Grupo de trabalho: Júlio Xandro Heck – Coordenador; Ana Rosaura Springer – servidora responsável José Renato Silveira Nogueira – colaborador.

INCLUIR Grupo de Trabalho (pólos incluir UFRGS): Adriana da Silva Thoma – Coordenadora; Fabiana Flores Guedes – servidora responsável Rafael Giguer – assistente administrativo Bolsistas: Ana Paula Souza (IFRS- Campus Porto Alegre); Carla Correa da Silva (IFRS – Campus Porto Alegre); João Paulo Brubacher (UFRGS – ICBS); Liliane Costa Birnfeld (UFRGS – FACED).

ATENDIMENTO: Público alvo: Alunos da UFRGS e IFRS com alguma necessidade especial, como: Deficiência visual – baixa visão ou cegueira; Deficiência auditiva; Deficiência física e/ou motora

ATENDIMENTO deficiência visual: O atendimento é realizado por bolsistas, alunos da graduação da UFRGS, que adaptam os materiais de acordo com as necessidades dos alunos, no momento as bolsistas neste ponto de atendimento são: Ana Paula Ribeiro de Souza – atendimento a aluna com cegueira total; Carla Correa da Silva – atendimento a aluna com baixa visão (3%).

SERVIÇOS: Digitalização; Ampliação; Lupa eletrônica; Impressão em Braille; Gravação em voz; Ledores para exames institucionais (vestibular, concursos públicos e outros); Ledores de tela: DOSVOX; Virtual Vision.

Atividade voluntária de locomoção de deficiente visuais que estão em fase de adaptação da cegueira ou aqueles que moram no interior e se deslocam a Porto Alegre (Grande Porto Alegre) para resolver diversas questões (ida ao Fórum Central, Justiça Federal, Tribunal do Trabalho, médico e etc...).

Deficiência auditiva Curso de qualificação de nível básico da Língua Brasileira de Sinais – módulos I, II e III; Curso de Formação de profissionais para a Educação e Apoio aos Surdos .

Atividade voluntária de acompanhamento de surdos em consultas médicas e entrevista de emprego, possibilitando a comunicação com o ouvinte.

LOCALIZAÇÃO: Rua Ramiro Barcelos, 2777 - Bairro Santana – Porto Alegre/RS. Sala 160. Contato: 51-3308 5476 51-3308 5157