A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
SRE METROPOLITANA C Desirée Renée Emmels de Souza
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
numa perspectiva inclusiva
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Secretaria da Educação e Cultura
um desafio contemporâneo
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
A noção de nautonomia, ou seja,
Andréia Cabral Colares Coordenadora
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
Andréia da Silva Bez (autora) Cynthia Nalila Souza Silva (orientadora)
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO - SC Núcleo de Atendimento as.
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
Tecnologia e Educação.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Escola Municipal Professoras:
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Portadores de Necessidades Especiais e as Tecnologias
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Ações Inclusivas NAPNE IF RS – Campus Bento Gonçalves
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
MÃOS QUE FALAM: RELATO DOS ALUNOS OUVINTES SOBRE O SISTEMA DE INCLUSÃO ESCOLAR Izabelly Correia dos Santos :Fonoaudióloga e mestranda em Ciências da Linguagem.
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Orientações Curriculares para a Educação Básica
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Audeci Martins Lopes Monica Dias de Araújo Melo A INCLUSÃO DAS PESSOAS
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL O Professor de Educação Infantil versus os alunos especiais.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Transcrição da apresentação:

A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo Aluno: Marcos G. de Quevedo Rijo Orientadora: Prof. MSc. Maria Carolina Fortes

Introdução Este trabalho visa analisar as propostas didáticometodológicas e estratégias pedagógicas, desenvolvidas pelos professores do ensino médio, nas escolas públicas de Passo Fundo, a fim de verificar o processo de inclusão de estudantes surdos em turmas regulares.

Problemática Qual a realidade da inclusão de pessoas surdas nas escolas estaduais de Passo Fundo? Como o aluno surdo vem se apropriando do espaço escolar e dos processos de aprendizagem? Como o aluno surdo interage no ambiente de trabalho?

Justificativa Diante do desafio da inclusão das PNE’s na rede regular de ensino e, em especial nos cursos profissionalizantes, este trabalho se apresenta como instrumento de auxílio no processo de inclusão de deficientes auditivos no IFSul - Campus Passo Fundo.

Objetivo Oferecer, através deste trabalho, subsídios para a implantação de processos inclusivos de pessoas surdas no IFSul, campus Passo Fundo, via NAPNE. Compartilhar a experiência deste trabalho no curso de capacitação PROEJA que será realizado no IFSul, campus Passo Fundo.

Curso de capacitação PROEJA Módulo Inclusão – Este módulo do curso de capacitação PROEJA visa a formação docente na perspectiva inclusiva. O PROEJA e a sociedade inclusiva: Educação, tecnologia e profissionalização para pessoas com necessidades educacionais especiais.

Metodologia Será realizado entrevistas com professores de surdos, gestores de escolas e com pessoas surdas que cursam o ensino médio – EJA na escola Ernesto Tochetto de Passo Fundo. Após as entrevistas será realizado um dia de acompanhamento aos sujeitos da pesquisa em seu local de trabalho, na perspectiva de observar o processo de interação.

Considerações Finais O processo de aprendizagem exige motivação por estar ligado às relações de troca com o meio. Ou seja, colegas, professores, direção da escola e as demais pessoas que fazem parte do convívio do aluno surdo devem estar motivados para tanto.

Considerações Finais Neste sentido, os educadores devem promover o conhecimento, bem como contribuir com o desenvolvimento criativo e intelectual, tornando as PNE’s cidadãos capazes de conviver em uma sociedade cada vez mais exigente, garantindo direito de igualdade a todos, sem discriminação.

Referências Bibliográficas ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: Rumo a sociedade aprendente. Petrópolis, Vozes, 1998. ASSMANN, Hugo. Curiosidade e prazer de aprender: O papel da curiosidade na aprendizagem criativa. Petrópolis, Vozes, 2004. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 2° ed. – Brasília, MTE, SIT, 2007. CARVALHO, Rosita. Escola Inclusiva: A reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre, Mediação, 2008. SASSAKI, Romeu. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro, WVA, 1997. SKLIAR, Carlos. Educação e exclusão: Abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre, Mediação, 1997. SOUZA, Maria; DESLANDES, Suely; NETO, Otávio e GOMES, Romeu. Pesquisa social - Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2003. <http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_60.pdf>, Acesso 16/08/09.

Obrigado a todos!!!