Gestão da Educação Infantil ANÁLISE DOCUMENTAL Gestão da Educação Infantil
Identificar Visão de criança: Quem é este ser? Quem pretende-se formar? Concepções sobre o trabalho com a criança: Concepção de educação Objetivos Aspectos mais valorizados: brincar; espaços e tempos; desenvolvimento emocional, motor, cognitivo; prontidão. Áreas do conhecimento: objetivos
RELATÓRIO
Introdução Sobre o estágio Sobre a(s) instituição(s) Sobre a organização do relatório: Espaço físico Organização da instituição Gestão Projeto pedagógico
Espaço Área livre; parque; salas de aula; biblioteca; cozinha/refeitório; banheiros, mobiliário (tipo, tamanho, acomodação/ configuração da classe). Formas de ocupação deste espaço. Organização do espaço.
Organização da Instituição Dos alunos: divisão dos grupos - classes (organização dos agrupamentos – nomenclatura/série/idade); nº de alunos por grupos. Dos professores e funcionários: Formação; quantidade; diversidade, inclusive de gênero. Rotina: entrada/saída/alimentação; movimentação das crianças na escola etc.- organização de tempo/espaço, parque, higiene; materiais (coletivos, individuais, didáticos).
Gestão Planejamento: reuniões; periodicidade; instrumentos de registro (formulários... outros registros - semanários). Relação com as famílias. Relação com professores, funcionários e alunos. Rotina da equipe de gestão.
Projeto Pedagógico Visão de criança. Concepções sobre o trabalho com a criança. Organização curricular: áreas e objetivos. Aspectos mais valorizados: brincar; espaços e tempos; desenvolvimento emocional, motor, cognitivo; prontidão.
Considerações finais Fechamento do que foi observado. Relação entre teoria e prática: o que foi relatado e o que foi discutido em aula. Necessidade de fundamentação teórica. Citação de autores (ano e página). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. ANEXOS (diário de campo).