Diretoria de Ensino - Região de São Carlos Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) Responsáveis: Antonia Clara Jorge de Mello Maria das Graças Zuchi Moraes Sonia Mercedes Antunes Silva Camila Perez da Silva
Escolarização dos Jovens Brasileiros (de 15 a 17 anos)
Panorama do Ensino Médio
Desafios a serem vencidos Diminuição do percentual de jovens de 15 a 17 anos que não frequentam a escola; Correção das taxas de distorção idade/série (apenas 50,9% dos estudantes do EM estão na série/ano adequados)
Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI (Instituído pela Portaria nº 971 de 09/10/2009) Integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE Promove o atendimento das necessidades e expectativas dos estudantes Promove a diversidade de práticas pedagógicas Fornece apoio financeiro por 4 anos (3 implementação e 1 de consolidação)
Equipe Escola: O que e como fazer? Elaborar um Plano de Ação a partir dos resultados do Ensino Médio da Escola (SARESP, IDESP, Avaliações de Aprendizagem em Processo, Avaliações Internas, etc) Propor e sistematizar ideias, ações e projetos, visando a elaboração do Projeto de Redesenho Curricular da Escola, em consonância com o Documento Orientador do ProEMI e com o Proposta Pedagógica da Escola.
Professor Coordenador: O que e como fazer? Garantir a Reflexão, a partir dos resultados do Ensino Médio da Escola; Desenvolver e implantar estratégias para a sistematização de ideias, ações e projetos visando a elaboração do PRC da Escola; Promover, coordenar e acompanhar a execução das ações com foco no currículo; Estabelecer canais de articulação possibilitando a ampliação dos territórios educacionais dentro e fora da escola (parcerias).
Gestor da Escola: O que e como fazer? Planejar e organizar ações de implantação do programa garantindo seu desenvolvimento em articulação com toda a equipe escolar; Monitorar e avaliar as ações os projetos desenvolvidos; Assegurar espaço físico, tempo e equipamentos necessários para o funcionamento do Programa;
PROJETO DE REDESENHO CURRICULAR Organização estratégica de um conjunto de ações / projetos Comunidade Escolar Professores Aluno Equipe Gestora NECESSIDADE INTERESSE NECESSIDADE INTERESSE
Projeto de Redesenho Curricular Ações relacionadas com o currículo e estruturadas em diferentes formatos: oficinas; seminários integrados; grupos de pesquisas; trabalhos de campos; grupos de teatro; visitas culturais; demais ações interdisciplinares. Possibilitam a integração direta com o estudante, a formação continuada dos professores e a adequação dos ambientes escolares
Conjunto de atividades didático-pedagógicas MACROCAMPO Conjunto de atividades didático-pedagógicas TRABALHO CIÊNCIA CULTURA TECNOLOGIA
Macrocampo Obrigatório Integração Curricular (maior interação entre as áreas do conhecimento/disciplinas) Leitura e Letramento Iniciação Científica e Pesquisa Macrocampos Línguas Estrangeiras Eletivos Cultura Corporal Produção e Fruição das Artes Comunicação, Cultural Digital e uso das Mídias Participação Estudantil
ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO Questões Norteadoras: Quais as expectativas de melhoria da escola? (o que se pretende) Quais as necessidades mais urgentes da escola? (o que é imprescindível) Quais ações elencadas no PAP e no PPP da escola que necessitam de aporte financeiro? (onde e como aplicar os recursos) Como otimizar a integração curricular? (como trabalhar por áreas do conhecimento)
Ações / Projetos Teatro / Dança / Música Fanzine / Jornal Escolar Tecnologias da Informação Rádio Escolar Campeonatos Literários Curso Fotografia / Vídeos Festa das Nações Feira de Ciências Semana de Arte Moderna Educação para Valores Iniciação Científica Orientação Profissional Laboratórios Experimentais Melhoria da Infra-estrutura
CAFÉ COLONIAL ENCENAÇÃO TEATRAL SEMANA DE ARTE MODERNA MOSTRA CULTURAL
SUGESTÃO DE SITE http://www.opet.com.br/colegio2/projetos-geral.asp#
DÚVIDAS (16) 3363-6600 sup.clara@gmail.com gzucchim@gmail.com sonia.sup@gmail.com pcnpcamila@gmail.com (16) 3363-6600