Diretoria de Ensino - Região de São Carlos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO BAURU ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA DIRETORES DE ESCOLA E PROFESSORES COORDENADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EIXO.
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR PROEMI
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Secretaria da Educação e Cultura
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: a proposta do CURRÍCULO INTEGRADO
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Planejamento e 7 de março de 2014.
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Metodologias Instituto Unibanco
Programa Ensino Médio Inovador/ProEMI
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
A Função do Professor Articulador
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
O profissional da gestão escolar e suas implicações
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Política do Ensino Médio no Brasil Programas e ações do MEC
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PERNAMBUCO
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Escola Acessível – PDDE Estrutura
IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E
1ª Formação de Professores Coordenadores
REPLANEJAMENTO 2015.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PROJETO DE MONITORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Transcrição da apresentação:

Diretoria de Ensino - Região de São Carlos Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) Responsáveis: Antonia Clara Jorge de Mello Maria das Graças Zuchi Moraes Sonia Mercedes Antunes Silva Camila Perez da Silva

Escolarização dos Jovens Brasileiros (de 15 a 17 anos)

Panorama do Ensino Médio

Desafios a serem vencidos Diminuição do percentual de jovens de 15 a 17 anos que não frequentam a escola; Correção das taxas de distorção idade/série (apenas 50,9% dos estudantes do EM estão na série/ano adequados)

Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI (Instituído pela Portaria nº 971 de 09/10/2009) Integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE Promove o atendimento das necessidades e expectativas dos estudantes Promove a diversidade de práticas pedagógicas Fornece apoio financeiro por 4 anos (3 implementação e 1 de consolidação)

Equipe Escola: O que e como fazer? Elaborar um Plano de Ação a partir dos resultados do Ensino Médio da Escola (SARESP, IDESP, Avaliações de Aprendizagem em Processo, Avaliações Internas, etc) Propor e sistematizar ideias, ações e projetos, visando a elaboração do Projeto de Redesenho Curricular da Escola, em consonância com o Documento Orientador do ProEMI e com o Proposta Pedagógica da Escola.

Professor Coordenador: O que e como fazer? Garantir a Reflexão, a partir dos resultados do Ensino Médio da Escola; Desenvolver e implantar estratégias para a sistematização de ideias, ações e projetos visando a elaboração do PRC da Escola; Promover, coordenar e acompanhar a execução das ações com foco no currículo; Estabelecer canais de articulação possibilitando a ampliação dos territórios educacionais dentro e fora da escola (parcerias).

Gestor da Escola: O que e como fazer? Planejar e organizar ações de implantação do programa garantindo seu desenvolvimento em articulação com toda a equipe escolar; Monitorar e avaliar as ações os projetos desenvolvidos; Assegurar espaço físico, tempo e equipamentos necessários para o funcionamento do Programa;

PROJETO DE REDESENHO CURRICULAR Organização estratégica de um conjunto de ações / projetos Comunidade Escolar Professores Aluno Equipe Gestora NECESSIDADE INTERESSE NECESSIDADE INTERESSE

Projeto de Redesenho Curricular Ações relacionadas com o currículo e estruturadas em diferentes formatos: oficinas; seminários integrados; grupos de pesquisas; trabalhos de campos; grupos de teatro; visitas culturais; demais ações interdisciplinares. Possibilitam a integração direta com o estudante, a formação continuada dos professores e a adequação dos ambientes escolares

Conjunto de atividades didático-pedagógicas MACROCAMPO Conjunto de atividades didático-pedagógicas TRABALHO CIÊNCIA CULTURA TECNOLOGIA

Macrocampo Obrigatório Integração Curricular (maior interação entre as áreas do conhecimento/disciplinas) Leitura e Letramento Iniciação Científica e Pesquisa Macrocampos Línguas Estrangeiras Eletivos Cultura Corporal Produção e Fruição das Artes Comunicação, Cultural Digital e uso das Mídias Participação Estudantil

ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO Questões Norteadoras: Quais as expectativas de melhoria da escola? (o que se pretende) Quais as necessidades mais urgentes da escola? (o que é imprescindível) Quais ações elencadas no PAP e no PPP da escola que necessitam de aporte financeiro? (onde e como aplicar os recursos) Como otimizar a integração curricular? (como trabalhar por áreas do conhecimento)

Ações / Projetos Teatro / Dança / Música Fanzine / Jornal Escolar Tecnologias da Informação Rádio Escolar Campeonatos Literários Curso Fotografia / Vídeos Festa das Nações Feira de Ciências Semana de Arte Moderna Educação para Valores Iniciação Científica Orientação Profissional Laboratórios Experimentais Melhoria da Infra-estrutura

CAFÉ COLONIAL ENCENAÇÃO TEATRAL SEMANA DE ARTE MODERNA MOSTRA CULTURAL

SUGESTÃO DE SITE http://www.opet.com.br/colegio2/projetos-geral.asp#

DÚVIDAS (16) 3363-6600 sup.clara@gmail.com gzucchim@gmail.com sonia.sup@gmail.com pcnpcamila@gmail.com (16) 3363-6600