Política nacional de planejamento regional urbano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEMA: CIDADE PARA TODOS E TODAS
Advertisements

SASE/MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
PLANO DE GESTÃO.
1ª Consocial Informações Gerais.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
Oficina de Trabalho : SUDENE, ADENOR e SEBRAE
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Ministério da Cultura.
SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
1.
5ª Conferência Nacional das Cidades:
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Implicações e Reflexos sobre Planos Diretores
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Ministério da Cultura.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
4ª - CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO Novembro/2009 CIDADE PARA TODOS E TODAS COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E.
Mesa Redonda Perspectivas & Desafios na Gestão e Organização Metropolitana Gustavo Gomes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Lei Complementar nº 111/2011 Institui o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro. Plano Diretor é o instrumento.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Política Nacional de Habitação
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Fórum Nacional de Educação
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Psicologia e Segurança Pública
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
PAINEL 3: Interface entre Planejamento Urbano e Planejamento Regional Rosa Moura – SEDU/Paraná Brasília, setembro de 2009.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Plano Nacional de Cultura
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
ESTATUTO DA METRÓPOLE REGIÃO METROPOLITANA DE APUCARANA
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
SANEAMENTO AMBIENTAL E A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Política nacional de planejamento regional urbano Seminário Internacional A Questão Federativa e a Governança Metropolitana Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas - FNEM São Paulo, 28, 29 e 30 de setembro de 2011 Painel I Política nacional de planejamento regional urbano

1. Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) x Pontos de debate 1. Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) x Política Nacional de Planejamento Regional Urbano (Estatuto da Metrópole) 2. O fortalecimento do planejamento interfederativo: plano metropolitano.

Esquema lógico da proposta do SNDU Governo Federal Estados Municípios e DF Organismos MCidades (e demais órgãos) ConCidades Órgãos públicos estaduais Conselhos Estaduais Instâncias metropolitanas Órgãos públicos municipais Conselhos Municipais Instrumentos Planejamento Planos nacionais setoriais Plano nacional desenvolvimento urbano? Planos metropolitanos? Planos regionais? Planos estaduais setoriais? Plano Diretor Planos setoriais locais Instrumentos Gestão Democrática ConCidades Conferência Nacional Conselhos Estaduais Conferências estaduais Conselhos metropolitanos? Conselhos Municipais Conferências municipais Instrumentos Financiamento Fundo Nacional Desenvolvimento Urbano Fundos setoriais? Fundo Estadual Fundo Municipal Universo: todos os municípios Adesão: voluntária e induzida por acesso a financiamento do desenvolvimento urbano Instrumentos Monitoramento Observatórios? Sistemas nacionais de informações?

Esquema lógico da proposta do Estatuto da Metrópole Governo Federal Estados Municípios e DF Organismos MCidades ConCidades Grupo de assessoramento Indefinido ou impreciso Indefinido ou impreciso Plano Nacional de Ordenação do Território Regional Urbano Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Regional Urbano Planos Setoriais Instrumentos Planejamento Planos de Rides Planos metropolitanos Planos de aglomerações urbanas Planos de microrregiões Plano Diretor Instrumentos Gestão Democrática ConCidades Indefinido Indefinido Instrumentos Financiamento Fundo Nacional de Planejamento e Informações Regionais Urbanas Indefinido Indefinido Sistema Nacional de Informações Georreferenciadas Pesquisa Caracterização e Tendências da Rede Urbana do Brasil Instrumentos Monitoramento Universo: unidades regionais Adesão: voluntária

Principais diferenças SNDU trata do desenvolvimento urbano e Estatuto da Metrópole do planejamento regional urbano (objetos distintos); O SNDU fortalece o papel do município no planejamento e desenvolvimento urbano e as instâncias de gestão democrática; O Estatuto da Metrópole fortalece o planejamento e a gestão das unidades regionais urbanas, não instituindo instâncias de gestão democrática nos Estados e Municípios; O SNDU submete o financiamento do desenvolvimento urbano a planos e conselhos deliberativos nas três esferas; O Estatuto da Metrópole submete o financiamento ao Conselho de Orientação; O SNDU propõe uma estrutura de gestão mais sistêmica, envolvendo todos os entes; O Estatuto da Metrópole propõe uma estrutura de gestão mais enxuta;

Principais diferenças Principais semelhanças O Estatuto da Metrópole não trata do sistema de Conselhos e Conferências. O Estatuto da Metrópole caracteriza as unidades regionais urbanas e o SNDU não trata de unidades regionais. Apesar de tratar do ordenamento territorial e do desenvolvimento regional, o Estatuto da Metrópole não aborda a PNOT e a PNDR. Principais semelhanças Ambos reconhecem o caráter deliberativo do Conselho Nacional das Cidades e o Ministério das Cidades com órgão coordenador das políticas; Os dois criam fundos vinculados ao OGU.

Constatação preliminar Com as devidas mediações, adaptações e adequações, os sistemas são complementares, podendo ser agregados num sistema único ou instituídos separadamente.

Planejamento metropolitano: o próximo passo? Proposição para o debate: instituir a figura do plano metropolitano ou plano de desenvolvimento regional integrado para cada unidade regional, considerando: Conteúdo mínimo; Sistema de acompanhamento e controle; Prazo para elaboração; Prazo para adequação dos Planos Diretores Municipais; Instrumentos de planejamento das unidades regionais (macrozoneamento, zoneamento de interesse metropolitano, etc.). Instância de gestão democrática.

Atuação do Ministério das Cidades PPA 2012-2015 - Programa Temático Planejamento Urbano: Objetivo 0322: promover a implementação de instrumentos de planejamento urbano municipal e interfederativo para o desenvolvimento urbano sustentável com redução de desigualdades sociais. Metas: (...) Instituição de planos de desenvolvimento urbano integrado em regiões metropolitanas e em aglomerações urbanas (...) Regulamentação (...) de marco jurídico sobre gestão territorial interfederativa.

Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Programas Urbanos Seminário Internacional A Questão Federativa e a Governança Metropolitana Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas - FNEM São Paulo, 28, 29 e 30 de setembro de 2011 Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Programas Urbanos Departamento de Planejamento Urbano Fone (61) 2108 1650 politicaurbana@cidades.gov.br