PROJETO MOSAICO LÚDICO-CULTURAL Coordenadoras: Prof. Regina Scherer

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Ações Coordenadas de Prevenção à Tortura
Advertisements

Cidadania Cultural e Cultura de Paz no território Políticas Públicas de Convivência e Cultura de Paz Aula Fundação CASA Agosto SP.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Programa de Ética e Cidadania
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos, Violência e Cotidiano Escolar
O Professor de Educação Física e os
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
PEDAGOGIA DA CONVIVÊNCIA
I- Concepção de Educação
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
A Escola e as Mudanças Sociais
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Evolução Tecnológica. Qualificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, conforme processo MJ nº /
UMA PARCERIA.
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
Eliane Castro Vilassanti Pesquisadora UFMG
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PROJETO COMUNITÁRIO.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos. Origem dos conflitos Os conflitos de convivência que vemos e sobre os que atuamos são a ponta do iceberg.
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
BULLYING.
Apresentação do Programa “Ação Saudável”
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
APRESENTAÇÃO O QUE É O PROGRAMA ATITUDE? ● Proposto para intervir sobre fatores de risco a violência. ● Foco: superação da violência infanto-juvenil.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
vídeo
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Rua Silva Ortiz, 62 – Floresta - BH/MG – Cep (31)
Rede de Núcleos Programa de Formação do Jovem Artesão.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Matriz de avaliação processual
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

PROJETO MOSAICO LÚDICO-CULTURAL Coordenadoras: Prof. Regina Scherer Prof. Gilse Fortes Autora da pesquisa: aluna Jennyffer Ortiz de Souza – em 2002

SLOGAN DO PROJETO MOSAICO: PAZ, SIM! VIOLÊNCIA, NÃO!

OS OBJETIVOS CENTRAIS SÃO: 1) Instituir e consolidar 27 ações integradas de formação para o lazer coletivo e ativo dos jovens nas áreas esportiva, artística e de comunicação; 2) Formar jovens agentes multiplicadores das diversas aprendizagens das áreas de formação para que atuem na sua vida e nos seus espaços cotidianos, visando mudanças de atitudes pessoais e coletivas. Esta formação é fundamental para se efetivar o protagonismo juvenil, que se caracteriza pela participação dos jovens de modo ativo, construtivo, comprometido e solidário na sua comunidade;

3) Núcleo de Comunicação A s 27 ações, propostas em forma de oficinas e complementos, distribuem-se em três núcleos: 1) Núcleo Esportivo 2) Núcleo Artístico 3) Núcleo de Comunicação

Desejamos estabelecer a cultura da paz diariamente desenvolvendo a tolerância, a mediação dialógica, a convivência respeitosa, a criatividade dos jovens na utilização do seu tempo de lazer, a determinação realizada por meio de ações multiplicadoras e da consolidação de valores que priorizem o bem comum e o interesse coletivo.

A vida de jovens e adolescentes nas periferias urbanas das cidades industrializadas, em geral, e na Vila Monte Cristo, em particular, é marcada pela exposição a diferentes graus de violência que vão desde as agressões verbais cotidianas (simbólicas, racistas, sexistas, etc.), passando pelo confronto intergrupos (envolvendo gangues, porte de armas e drogas), chegando, não raras vezes, a desfechos fatais na comunidade.

Há atividades novas e outras que são realizadas pela escola desde 1995 Há atividades novas e outras que são realizadas pela escola desde 1995. A proposta do MOSAICO é organizá-las em torno de um propósito comum: A EDUCAÇÃO PARA PAZ. As vivências a serem proporcionadas, pelo projeto, serão geradoras de aprendizagens com repercussão multiplicadora e permanente na vida desses jovens. A proposição do trabalho, ao focalizar as dimensões do social, do corpo, da fantasia, da imaginação e da cognição de forma integrada, permite que essas sejam catalisadoras de energia criativa a favor de uma cultura de paz em ação, na qual os vínculos de coletividade e interesses comuns sejam fortalecidos.

A meta fundamental é que a cultura da paz tenha impacto subjetivo em cada jovem, alterando valores que consolidem a priorização do bem comum e do interesse coletivo.

Entendemos que a cultura da paz em ação se estabelece diariamente por meio: 1) do exercício da tolerância - por exemplo: em desentendimentos interpares não usar agressão verbal ou física, não ofender os colegas chamando-os pela cor, permitir que as meninas participem de diferentes jogos mesmo não tendo a habilidade dos meninos;

2) da mediação dialógica (por exemplo: usar a palavra e a argumentação educada para resolver os conflitos e exercitar a paciência para ouvir e esperar sua vez); 3) e da convivência respeitosa (por exemplo: dizer as palavras mágicas - obrigado, com licença, por favor).

Acreditamos que o projeto tem o poder de intervir na mudança da cultura, promovendo uma transição criadora na vida desses jovens a qual se propagará nos seus grupos específicos, na sua família e na comunidade como um todo. FIM