O Coordenador Pedagógico desafios e práticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Formadora: Andréia Sol
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
Reunião Pedagógica 24 de Maio de 2013
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Formação Coordenadores Pedagógicos CEI’s Indiretos e Conveniados
Organização Jornada Pedagógica de 17/04/2013 2º encontro
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Edna Maria Barbosa Arrebola
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Cuidar e Educar: Papel de quem?
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
EMEI CONJUNTO RESIDENCIAL ELÍSIO TEIXEIRA LEITE
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Literatura Infantil Pedagogia – 7º período
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO (NEPIE)
Disciplina: Estágio Supervisionado I
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
O que é ensinar história?
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Prof. Ms. José Elias de Almeida
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Como fazer a leitura de obra de arte?
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Alunas bolsista: Alessandra da Silva Ribeiro
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

O Coordenador Pedagógico desafios e práticas G I – 18/10/13 das 08:00 às 12:00h GII – 18/10/13 das 13:00 às 17:00h GIII – 25/10/13 das 08:00 às 12:00h

Objetivos Conhecer as contribuições da Sociologia da Infância, como objeto de estudo no processo de formação; Pensar e refletir sobre a escuta das vozes das crianças como princípio do trabalho na Educação Infantil

Pauta Leitura: Mania de Explicação – Adriana Falcão Sínteses do encontro anterior. Trechos que encantam... - Apontamentos da avaliação Estudo do texto: Infância e Educação no Brasil – um campo de estudos em construção – Jucirema Quinteiro, in Por uma cultura da Infância – Ana Lucia Goulart de Faria e outras. Autores Associados (p. 19 a 29) Café Curta: 11 de Setembro: 11 minutos, 09 segundos e 01 imagem. Samira Mkhmalbaf e outros Diretores Para o próximo encontro... Leitura e destaques do texto: Infância e Educação no Brasil – um campo de estudos em construção – Jucirema Quinteiro, in Por uma cultura da Infância – Ana Lucia Goulart de Faria e outras. Autores Associados (p. 29 a 43) Avaliação

Leitura: Mania de Explicação

G I – Regina e Verônica GII – Aurélia e Helena GIII - Karla Leitura das sínteses... G I – Regina e Verônica GII – Aurélia e Helena GIII - Karla

Apontamentos da avaliação do encontro anterior Trechos que encantam... Apontamentos da avaliação do encontro anterior

Infância e Educação no Brasil – um campo de estudos em construção Estudo do Texto Infância e Educação no Brasil – um campo de estudos em construção

INFÂNCIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL Um campo de estudo em construção- Trabalho apresentado no ANPED em 2001 Jucirema Quinteiro – Professora do Centro de Ciências da Educação da UFSC

OBJETIVOS DO TRABALHO Discutir aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa com a infância numa perspectiva sociológica; Buscar compreender como a criança: - pensa e concebe o mundo, em especial a escola; - representa o seu próprio universo.

Contribui para o processo de formação de professores, ampliando a “leitura” dos mundos culturais da infância; Discutir as possibilidades e limites da escola como o lugar da infância.

Como dar “voz” ao chamado “mudo” da história? OBJETO DA PESQUISA Como dar “voz” ao chamado “mudo” da história?

ALGUMAS REFLEXÕES... As produções acadêmicas sobre o tema da infância nas últimas décadas constata-se caracterizada por: - diversidade de temas; - uma ausência de debates teóricos; - estudos empíricos; - voltados à história social da criança; - condições de vida; - desrespeito do Estado à criança como sujeito de direitos

ALGUNS QUESTIONAMENTOS... Como se dá as relações de poder entre o adulto e a criança? O que sabemos sobre as culturas infantis? O que conhecemos sobre os modos de vida das crianças indígenas, negras, brancas?

O que sabemos sobre as crianças? Como aprendem? O que aprendem? O que sentem? O que pensam?

Algumas contribuições... Outro olhar para a infância e não apenas sobre ela; Um novo campo de estudo : A sociologia da infância que faz uma releitura crítica do conceito de socialização em oposição à concepção de infância considerada como simples objeto passivo de uma socialização orientada pela instituição .

A criança passa a ser compreendida como ator social; captar por meio das “falas” das crianças os mundos sociais e culturais da infância(Sarmento);

Algumas variáveis e proposições... A infância é uma construção social; As relações sociais das crianças e suas culturas devem ser estudadas entre si; As crianças são e devem ser estudadas como atores;

Métodos etnográficos ( olhar investigativo, permanência do investigador no contexto estudado de forma que possa pessoalmente recolher suas informações(observação e entrevistas)

Elementos para a análise das relações entre educação e infância; Instrumento didático- metodológico a ser utilizado no processo de formação

Desafios ... Olhar a infância e não apenas sobre ela, exige o descentramento do “olhar do adulto” como condição essencial para perceber a criança. Campo de pesquisa em construção Dar voz às crianças e colocá-las no centro das análises

Leitura Complementar Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na Educação Infantil – Daniela Finco Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche – Maria Carmem Silveira Barbosa e Sandra Regina Simonis Richter “Mas as crianças gostam!”, ou sobre gostos e repertórios musicais – Luciana Esmeralda Ostetto

Curta 11 de Setembro: 11 minutos, 09 segundos e 01 imagem Curta 11 de Setembro: 11 minutos, 09 segundos e 01 imagem. Samira Mkhmalbaf e outros Diretores http://www.youtube.com/watch?v=igFX1znIx1o

Qual o diálogo que podemos estabelecer entre o filme e nossa realidade educativa? - Existe espaço para ser criança nos CEIs e nas EMEIs? - Qual o papel do adulto? O adulto quando se propõe a escutar a criança, ele considera e potencializa suas falas? - Considera-se que as crianças estão aprendendo mesmo quando não se tem intenção de ensiná-las?

Para o próximo encontro... Leitura e destaques do texto: Contribuições teóricas acerca da infância no Brasil numa perspectiva sociológica

Partindo da imagem escolhida, comente o encontro de hoje... Avaliação Partindo da imagem escolhida, comente o encontro de hoje...

Ivan Cruz baseia seu trabalho na frase que criou: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.  Artista Plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança. Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura. Em 1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas Brincadeiras. Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola-de-gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais... Ivan Cruz pintou cerca de 600 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda...Tudo nascido do sonho, da saudade e da vontade de fazer com que todos voltassem a brincar e as crianças de hoje aprendam o verdadeiro espírito dessa arte que está sendo deixada de lado hoje em dia.