Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Advertisements

Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial Coordenação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
AÇÕES EDUCATIVAS INCLUSIVAS
Decreto nº de 24 de abril de 2007
um desafio contemporâneo
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
POLÍTICAS E AÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Legislação.
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Gestão Competente da Escola Pública
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
O sucesso do trabalho pedagógico
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Política Nacional de Educação Especial na
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Profª. Marta Proença Filietaz
Conferência Municipal de Educação
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
AEE, PPP e acessibilidade na escola
A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE Uberlândia - agosto de 2010.
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
III Curso de Formação de Gestores e Educadores do
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Campina Grande Outubro 2015
Políticas Públicas de promoção à educação Inclusiva
O financiamento da educação
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Considerações iniciais
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Revisita ao PPP.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Termo de Terminalidade
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Transcrição da apresentação:

A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico   Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em Atendimento Educacional Especializado Técnica em Educação-SME-Fortaleza

Novas perspectivas de Ação Gestão SME Políticas Públicas Acompanhamento Escola Currículo, avaliação, PPP

Perspectiva Inclusiva Escola Comum Educação Especial Perspectiva Inclusiva

Currículo Avaliação Salas de Recursos Novas Concepções Marcos Legais Escola Comum Currículo Avaliação Aprendizagem Ensino Educação Especial Novas Concepções Marcos Legais Salas de Recursos AEE Formação profs

Projeto político pedagógico Aprendizagem como foco Novas perspectivas Papel do professor Gestão democrática Projeto político pedagógico Aprendizagem como foco

Projeto Político Pedagógico • Documento que apresenta a intencionalidade das ações da escola; • Sistematização – a partir de um diagnóstico da demanda da escola – do planejamento e do desenvolvimento do trabalho.

Projeto Político Pedagógico Porquê Político? ↓ Porque o PPP representa a escolha de prioridades de cidadania em função das demandas sociais.

Projeto Político Pedagógico Porquê Pedagógico? ↓ Porque representa a organização e sistematização das intenções em ações educativas.

Infraestrutura Ambiente escola Acessibilidade Projeto Político Pedagógico Proposta pedagógica da escola Acesso,, permanência e sucesso escolar Formação de professores Infraestrutura Ambiente escola Acessibilidade Prática pedagógica

Recordando...Funções do AEE Organizar situações que favoreçam o desenvolvimento do aluno Produzir materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas desses alunos Promover a inclusão e interação do aluno na sala de aula do ensino regular.

Característica do AEE Resguarda características educacionais e deve favorecer o desenvolvimento dos alunos e a superação dos aspectos impostos pela deficiência, que podem limitar a aprendizagem.

Eixos de articulação entre a escola e o AEE Acompanhamento em conjunto da utilização dos recursos e do progresso do aluno no processo de aprendizagem Formação continuada dos professores e de toda a equipe escolar

AEE e as Parcerias Setores da comunidade escolar Organização dos horários de oferta do AEE Projetos escolares interdisciplinares Planejamento para acessibilidade física nas escolas

O AEE e o Projeto Político Pedagógico da escola RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009 Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009 •Prevê a oferta do AEE, preferencialmente, em escolas comuns, na sala de recursos multifuncionais; • Apresenta o AEE como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.

AEE e o Projeto Político Pedagógico O PPP deve contemplar o AEE como uma das dimensões da escola das diferenças O PPP deve prever a organização e os recursos para o AEE: Sala de recurso multifuncional Matrícula do aluno no AEE Aquisição de equipamentos

AEE e o Projeto Político Pedagógico O PPP deve prever a organização e os recursos para o AEE: Indicação de professor para o AEE Articulação entre o professor de AEE e o de ensino comum e redes de apoio interno e externo à escola

AEE e o Projeto Político Pedagógico O PPP deve prever a organização e os recursos para o AEE: em uma escola próxima ou centro especializado, no caso de inexistência do serviço na escola

AEE e o Projeto Político Pedagógico O PPP deve prever : ações de acompanhamento e articulação entre o professor do AEE os das salas comuns ações de monitoramento na produção de materiais didáticos especializados e os recursos necessários

AEE e o Projeto Político Pedagógico NO PPP da escola deve estar previsto também outros profissionais da educação, como: tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, instrutor de Libras e outros que atuem no apoio, principalmente às atividades de alimentação, higiene e locomoção (profissional de apoio);

AEE e o Projeto Político Pedagógico O PPP deve prever : o horário do professor de AEE para que possa realizar o atendimento ao aluno, preparar material didático, receber as famílias dos alunos, os professores das salas comuns e demais profissionais

AEE e o Projeto Político Pedagógico O PPP deve estabelecer : formas de avaliar o AEE, de alterar práticas, de inserir novos objetivos e de definir novas metas para o aprimoramento do trabalho

AEE: o papel da gestão escolar Neste sentido, caberá a gestão zelar para que o AEE não seja descaracterizado de suas funções e para que os alunos não sejam categorizados, discriminados e excluídos do processo avaliativo utilizado pela escola; È papel de todos consolidar o PPP como garantia de uma escola democrática e para todos.

Obrigada! di.rejane@gmail.com