SEMINÁRIO REGIONAL TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL – CFC E CGU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONSELHO REGIONAL DE JABOTICABAL. PALAVRA DO CONSELHEIRO PRESIDENTE DA APAE DE JABOTICABAL ANTONIO ALCEU BELLODI.
Advertisements

II Seminário de Saúde do Trabalhador do SINDPREVS/SC Florianópolis/SC, junho de 2013 A saúde do servidor público: legislação, avanços e desafios.
22 de Setembro Congresso Brasil Competitivo 08 de outubro Adesão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) 20 de outubro Reunião do Comitê Estratégico.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Edição 2015 Resultados Brasília-DF | Setembro de 2016.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
CNE Status dos Seminários Estaduais de Discussão da BNCC.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal CONRH/APF APLICAÇÃO DA MARCA.
PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO NO SUAS Superintendência de Assistência Social – SAS Reunião Descentralizada da CIB – Fevereiro/2016.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS UFMS – (67) / 7722.
APRIMORANDO A DEMOCRACIA Chamamento público obrigatório Transparência e democratização do acesso às parcerias com editais. Há exceções de dispensa e.
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF Brasília –DF, agosto de 2016.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
1 Controle do Recurso Público. 2 Como a sociedade pode participar no controle do recurso público: utilizando corretamente o recurso fiscalizando os gestores.
Carta de serviços ao cidadão – Avaliação e recomendações do Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo da Administração do Estado - Março/2015.
Rede de Ações Integradas No Controle da Dengue: Agência Nacional de Saúde Suplementar – Ações Desenvolvidas Rio de Janeiro – 22/11/2010.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO
Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura de Paz e Direitos Humanos Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade.
OUVIDORIA PÚBLICA ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PÚBLICAS
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas
Letícia de Arruda Monteiro Albuquerque
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
CONTABILIDADE PÚBLICA
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
Lei Anticorrupção – Lei nº /13
21 de outubro I Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela Reforma do Estado 17 de novembro II Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela.
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho para Elaboração da Política Municipal de Atendimento as Crianças e Adolescentes com Deficiência.
MINISTÉRIO PÚBLICO E CONTROLE INTERNO
Diretoria de Planejamento e Gestão
Redes de escolas de governo, disseminação de conhecimento e educação a distância. Guilherme Ribeiro Escola do Legislativo da ALMG/PUCMinas.
Lei 13460/2017 Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos.
CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA CRB–7
Diagnóstico da criminalidade no Brasil -lesões corporais e seqüestros-
Diagnóstico da criminalidade no Brasil -roubos e furtos de veículos-
Perfil das organizações policiais
Diagnóstico da criminalidade no Brasil
Diagnóstico da criminalidade no Brasil
Desafios emergentes para atuação das Ouvidorias
Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas 2017
Siconv Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse.
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 Prof. MARCOS GIRÃO.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Lei Federal n° de 12 de janeiro de 2009 Art. 1° O exercício.
Conhecendo o CRCRJ. Conhecendo o CRCRJ Total: SISTEMA CONTÁBIL BRASILEIRO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Benefícios das Informações Alinhadas aos Padrões Contábeis Internacionais
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
PROMOV SUS - Programa de Modernização das Ouvidorias do SUS
Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
Lei nº /2017 PARTICIPAÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS Thyago Bezerra Sampaio (Auditoria) Shirley Ariana Feitosa.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Distribuição da Rede de Comitês Os Comitês estão presentes em 13 estados: Amazonas; Pará ; Piauí; Maranhão; Ceará; Pernambuco; Paraíba; Bahia; Minas Gerais;
SICONV – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
COMISSÃO DE ÉTICA DO IFAL
FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS - DGP
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPI
Seminário Internacional – OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho
Transferências da União
Boas práticas contra discriminação no trabalho
IMPLANTAÇÃO E RESULTADO PARA O RPPS
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO REGIONAL TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL – CFC E CGU OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO SEMINÁRIO REGIONAL TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL – CFC E CGU Vitória – 09 de agosto de 2018

“ Decreto 8.243/2014, art. 2º, V (mecanismos de participação social) ouvidoria pública federal - instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública; Decreto 8.243/2014, art. 2º, V (mecanismos de participação social) OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

“ As ouvidorias terão como atribuições precípuas, sem prejuízo de outras estabelecidas em regulamento específico: I - promover a participação do usuário na administração pública, em cooperação com outras entidades de defesa do usuário; II - acompanhar a prestação dos serviços, visando a garantir a sua efetividade; III - propor aperfeiçoamentos na prestação dos serviços; IV - auxiliar na prevenção e correção dos atos e procedimentos incompatíveis com os princípios estabelecidos nesta Lei; V - propor a adoção de medidas para a defesa dos direitos do usuário, em observância às determinações desta Lei; VI - receber, analisar e encaminhar às autoridades competentes as manifestações, acompanhando o tratamento e a efetiva conclusão das manifestações de usuário perante órgão ou entidade a que se vincula; e VII - promover a adoção de mediação e conciliação entre o usuário e o órgão ou a entidade pública, sem prejuízo de outros órgãos competentes. OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO Lei 13.460/2017, art. 13º (participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos)

“ Decreto 9.094/2017, art. 20, § 1º (Simplificação do atendimento Os canais de ouvidoria e as pesquisas de satisfação objetivam assegurar a efetiva participação dos usuários dos serviços públicos na avaliação e identificar lacunas e deficiências na prestação dos serviços. Decreto 9.094/2017, art. 20, § 1º (Simplificação do atendimento aos usuários de serviços públicos) OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

“ Decreto 9.094/2017, art. 1º, VII (Simplificação do atendimento Os órgãos e as entidades do Poder Executivo Federal observarão as seguintes diretrizes nas relações entre si e com os usuários dos serviços públicos: [...] VII – articulação com os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os outros Poderes para a integração, racionalização, disponibilização e simplificação dos serviços públicos. OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO Decreto 9.094/2017, art. 1º, VII (Simplificação do atendimento aos usuários de serviços públicos) OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

S!M PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO INTEGRAÇÃO E INTEROPERABILIDADE SISTEMA FEDERAL DE OUVIDORIAS DESBUROCRATIZAÇÃO DO ESTADO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO REDE NACIONAL DE OUVIDORIAS CRIAÇÃO DE CAPACIDADES (PROFOCO)

Portaria CGU nº 50.253, de 15 de dezembro de 2015 PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS Portaria CGU nº 50.253, de 15 de dezembro de 2015 Objetivos - apoiar os entes federados na execução das atividades de ouvidoria: o aperfeiçoamento da gestão, atuação integrada, uso de tecnologia e ações de capacitação; OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO Público-alvo – ouvidorias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e dos demais Poderes;

Integração: Rede de Ouvidorias; PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS EIXOS Integração: Rede de Ouvidorias; e-Ouv Tecnologia: cessão gratuita do código-fonte do e-Ouv; OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO Capacitação e orientação: cursos e treinamentos sobre atividades de ouvidoria e a elaboração e distribuição de material técnico e orientativo. OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

REDE NACIONAL DE OUVIDORIAS PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS REDE DE OUVIDORIAS REDE NACIONAL DE OUVIDORIAS Estratégias conjuntas; Troca de experiências; Reuniões periódicas. OGMs Ouv. Jud OGU Ouv. MP Ouv. Leg OGEs

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS e-Ouv CESSÃO GRATUITA DO CÓDIGO-FONTE DO E-OUV OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS e-Ouv CESSÃO GRATUITA DO CÓDIGO-FONTE DO E-OUV Características gerais do sistema: Controle de prazo; Recebimento denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios; Encaminhamento de manifestações entre ouvidorias nas diversas esferas; Recursos para elaboração de relatórios; Funciona em ambiente web e apresenta design responsivo. OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS e-Ouv CESSÃO GRATUITA DO CÓDIGO-FONTE DO E-OUV Suporte técnico – Coordenação-Geral de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias – CGOUV Manual de instalação do sistema – solicitação por e-mail OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO cgouv@cgu.gov.br

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS Portaria Interministerial nº 424, de 30 de dezembro de 2016 (Estabelece normas para execução do estabelecido no Decreto nº 6.170, de 25 de julho de 2007, que dispõe sobre as normas relativas às transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse, revoga a Portaria Interministerial nº 507/MP/MF/CGU, de 24 de novembro de 2011 e dá outras providências.) Art. 7º São competências e responsabilidades dos proponentes ou convenentes: [...] XIX - manter um canal de comunicação efetivo, ao qual se dará ampla publicidade, para o recebimento pela União de manifestações dos cidadãos relacionadas ao convênio, possibilitando o registro de sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias;

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS e-Ouv Municípios O que é: A fim de atender à Portaria nº 424, a CGU desenvolveu um sistema agregado ao e-Ouv e totalmente voltado para os municípios. Como funciona: O município adere ao sistema; CGU hospeda base de dados dos municípios. OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

Portaria CGU nº 1.866, de 29 de agosto de 2017 PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS Portaria CGU nº 1.866, de 29 de agosto de 2017 Objetivos – Sistema Integrado de Ouvidorias dos Entes Federados – e-Ouv Municípios OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO Público-alvo – estados e municípios e aos seus órgãos e entidades vinculadas;

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO EM OUVIDORIA Cursos – experiência da OGU com a Profoco. Materiais – cartilhas e manuais; OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO Eventos regionais – participação da CGU em debates e palestras.

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS Política de Formação Continuada em Ouvidorias Ensino Presencial DEFESA DO USUÁRIO E SIMPLIFICAÇÃO(20h); Práticas de Atendimento ao Cidadão (20h); Lei de Acesso à Informação (20h); Tratamento de Denúncias em Ouvidoria (20h); Ensino EAD Ouvidoria na Administração Pública 20h (ILB) Curso de Certificação em Ouvidoria Pública 120h (ENAP) OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO Pós Graduação em Ouvidoria Pública CGU-ENAP

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS Portal Ouvidorias.gov Portal Ouvidorias.gov Portal de disseminação de conteúdos sobre Ouvidorias no Brasil - compartilhamento dos documentos da Rede de Ouvidorias; Veiculação de notícias e divulgação de materiais e eventos - encaminhar conteúdo para cgouv@cgu.gov.br. OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS Portal Ouvidorias.gov Portal Ouvidorias.gov Portal de disseminação de conteúdos sobre Ouvidorias no Brasil - compartilhamento dos documentos da Rede de Ouvidorias; Veiculação de notícias e divulgação de materiais e eventos - encaminhar conteúdo para cgouv@cgu.gov.br. Disseminação de conteúdos - compartilhamento dos documentos da Rede de Ouvidorias; Veiculação de notícias e divulgação de materiais e eventos - encaminhar conteúdo para cgouv@cgu.gov.br. OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS Portal Ouvidorias.gov Portal Ouvidorias.gov Portal de disseminação de conteúdos sobre Ouvidorias no Brasil - compartilhamento dos documentos da Rede de Ouvidorias; Veiculação de notícias e divulgação de materiais e eventos - encaminhar conteúdo para cgouv@cgu.gov.br. OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS ADESÃO VOLUNTÁRIA E GRATUITA Termos de adesão – disponíveis no Portal Ouvidorias.gov. Envio por correio ou e-mail (cgouv@cgu.gov.br); Assinatura – autoridade máxima ou ouvidor-geral; e-Ouv – a adoção não é obrigatória. OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

428 Adesões PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS 20 - Estados PANORAMA DE ADESÕES 428 Adesões 20 - Estados 315 - Municípios 92 - Outros Poderes (TST, TCU,TRTs, MPDFT, Conselhos e Tribunais de Contas, Secretarias, Câmaras Municipais e Agências) OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS PANORAMA DE ADESÕES - ESTADOS Acre Mato Grosso do Sul Alagoas Minas Gerais Amapá Paraíba Amazonas Paraná Ceará Pernambuco Distrito Federal Piauí Espírito Santo Rio de Janeiro Goiás Roraima Maranhão Santa Catarina Mato Grosso Tocantins OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS PANORAMA DE ADESÕES - CAPITAIS MG Belo Horizonte SC Florianópolis CE Fortaleza PB João Pessoa AP Macapá RO Porto Velho AC Rio Branco MA São Luís SP São Paulo OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS PANORAMA DE ADESÕES - MUNICÍPIOS ESPÍRITO SANTO Alegre Aracruz Boa Esperança Domingos Martins Guaçuí João Neiva Pedro Canário Santa Maria de Jetibá São Mateus Viana OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS Agências Reguladoras PANORAMA DE ADESÕES – OUTROS ENTES Agências Reguladoras Câmaras Municipais Conselhos Fundações Institutos Ministério Público Tribunais de Contas Tribunais Regionais do Trabalho Tribunais Regionais Eleitorais TST OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS PANORAMA DE ADESÕES ATÉ 20/04/2014 Agenda Nacional de Ouvidoria Pública para próximos anos Revisão de Normativos da Rede de Ouvidorias 2º Concurso de Boas Práticas Redes Estaduais OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO

Ouvidoria-Geral da União Coordenação-Geral de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias Email: cgouv@cgu.gov.br Ouvidoria-Geral da União