Seminário: Legislação Ambiental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Meio Ambiente
Advertisements

Estrutura de um Processo de Licenciamento
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Política Nacional do Meio Ambiente CONAMA
Política Nacional de Meio Ambiente
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
CIEA - quem somos?. COMISSÃO INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CIEA Comissão tripartite, constituída por 18 instituições que desenvolvem ações.
CONTRATO DE GESTÃO Inácio Henrique Carvalho Auditor Governamental.
Controle Interno e Gestão Pública Contemporânea Renato Santos Chaves Auditor Federal de Controle Externo do TCU.
AUTONOMIA DO DIREITO AMBIENTAL Princípios Próprios; Assento Constitucional; Legislação Infraconstitucional; Tratamento Acadêmico.
II Seminário de Saúde do Trabalhador do SINDPREVS/SC Florianópolis/SC, junho de 2013 A saúde do servidor público: legislação, avanços e desafios.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Licenciamento Ambiental de Torres: Documentação Básica Versão Novembro/10.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
Belo Horizonte Técnico em Gestão de Negócios.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária RDC ANVISA Nº 33/2003 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DIRETRIZES GERAIS DIRETRIZES GERAIS.
SISTEMA DE CONTRATACIONES PÚBLICAS DE SERVICIOS DE INGENIERÍA
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – Princípios e fundamentos
GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
Informações para a SEFAZ/RJ
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
Aula 6 O meio ambiente na Constituição Federal:
O MERCADO DE TRABALHO DO ENGENHEIRO AMBIENTAL
Reunião de instalação – CT9
SINDICATO E SERVIDOR PÚBLICO: (RE)conhecendo os conceitos.
Campinas – SP, 19 de Junho de 2017.
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos
A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
REGULAMENTAÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS no ESTADO DO RIO DE JANEIRO
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2º semestre de 2016 FEUSP
CONTABILIDADE PÚBLICA
2 LEGISLAÇÃO E NORMAS AMBIENTAIS
Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS
Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos
CONTABILIDADE PÚBLICA
Tutela Constitucional do Meio Ambiente
Licenciamento ambiental II
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Sistema Único de Saúde SUS
O conceito básico da Agenda 21
Art. 182, § 1º da CF - O Plano Diretor
O sistema brasileiro de comércio exterior
Conferência de Joanesburgo
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
TEMA: CIDADANIA E MEIO AMBIENTE 1º ano do Ensino Médio Disciplina: Geografia.
Instrumentos de Gestão Territorial
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
DISCIPLINA: Gestão Ambiental DEFINIÇÃO DE GESTÃO E GERENCIAMENTO.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2014.
Professor Ademir Diniz Neves Aula 01 – 01 de março de 2019 Classroom: 1ip6nq.
Aspectos do licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Curitiba, Agosto de 2019.
Transcrição da apresentação:

Seminário: Legislação Ambiental César Augusto Gomes Pereira

Histórico da Questão Ambiental no Brasil Período de 1950 a 1930 De forma geral, as questões eram tratadas de forma isolada e as normas eram voltadas ao incentivo do desenvolvimento econômico Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS) Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza (1948) Década de 60 Participação em convenções e reuniões internacionais Assinatura de acordos, pactos e termos de responsabilidade entre países

Histórico da Questão Ambiental no Brasil Década de 70 Agravamento dos problemas ambientais I Simpósio sobre Poluição Ambiental, realizado em Brasília em 1971 Clube de Roma – “The Limits of Growth” (1972) Conferência da ONU para o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em 1972 Importância da educação ambiental Criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) Incentivar a discussão junto à opinião pública sobre a questão ambiental Acompanhar os níveis de poluição de caráter industrial Proteger a natureza Não possuía poder para atuar na defesa do meio ambiente

Histórico da Questão Ambiental no Brasil Década de 80 Por intermédio da SEMA foi instituída, em 1981, a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81) Criação do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) Lei nº 6.902/81 – criação de Estações Ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental Contituição de 88 Pela primeira vez uma nação dedicou um capítulo inteiro ao meio ambiente Criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos Renováveis – IBAMA, em 1989 (Lei nº 7.735/89) Fusão da SEMA, Superintendência da Borracha, Superintendência da Pesca e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal

Histórico da Questão Ambiental no Brasil Década de 90 Criação da Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República (SEMAM) em 1990 Conferência da ONU - RIO 92 Estratégias regionais e globais para as principais questões ambientais Exame da situação ambiental no mundo e mudanças ocorridas depois da conferência de Estocolmo Estratégias para o desenvolvimento sustentado e eliminação de pobreza Criação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 1992 Protocolo de Kyoto (1997) Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98)

Histórico da Questão Ambiental no Brasil Depois de 2000 Lei nº 9.985/00 – compensação ambiental obrigatória para empreendimentos causadores de significativos impactos Publicidade das informações existentes nos órgãos e entidades do SISNAMA (lei nº 10.650/03) Áreas de Preservação Permanente de reservatórios artificiais (Res. CONAMA 302/02) Entrada em vigor do Protocolo de Kyoto (ratificação de 55 nações) Redução de 5,2% na emissão de gases de efeito estufa até 2012, em relação a 1990.

Hierarquia dos Textos Normativos Constituição Federal, Estadual ou Lei Orgânica do Município Leis Norma elaborada e votada pelo poder legislativo (federal, estadual e municipal) Decretos Fórmula pela qual o poder executivo (federal, estadual e municipal) expede atos de sua competência Pode ser regulamentar ou autônomo Resoluções Atos normativos expedidos pelas autoridades competentes

O Meio Ambiente na Constituição Federal Art. 23. é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios Proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas Art 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre Florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição. Capítulo VI – Do Meio Ambiente Art. 225. Todos tem direito ao maio ambiente ... impondo-se ao poder público e à coletividade defendê-lo e preservá-lo ... Incumbe ao poder público Preservar e restaurar ecossistemas; preservar a diversidade e o patrimônio genético; definir espaços a serem especialmente preservados; exigir estudos de impacto ambiental; promover a educação ambiental Obrigação de recuperar o meio ambiente degradado Usinas nucleares devem ter sua localização definida em lei federal

Lei nº 6.938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente Princípios Ação governamental Planejamento, racionalização e fiscalização do uso dos recursos ambientais Proteção dos ecossistemas Controle das atividades potencialmente ou efetivamente poluidoras Incentivos ao estudo e à pesquisa Recuperação de áreas degradadas Educação ambiental

Lei nº 6.938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente Objetivos Compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação do meio ambiente Definição de áreas prioritárias de ação governamental Estabecimento de critérios e padrões de qualidade ambiental e normas relativas ao manejo de recursos ambientais Preservação e restauração dos recursos ambientais Imposição ao poluidor de obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados Estabelecimento de diretrizes para orientação dos governos federal, estaduais e municipais

Lei nº 6.938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA Orgão Superior: Conselho de Governo Orgão Consultivo e Deliberativo: Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) Orgão Central: Ministério do Meio Ambiente (MMA) Orgão Executor: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) Orgãos Seccionais Orgãos Locais

Lei nº 6.938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA Conselho de Governo Assessorar o presidente na formulação das diretrizes para o governo em relação ao meio ambiente CONAMA Assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes para o meio ambiente Regular no âmbito de sua competência MMA Planejar, coordenar, supervisionar e controlar a política nacional e as diretrizes para o meio ambiente IBAMA Executar e fazer executar a política nacional e as diretrizes para o meio ambiente

Lei nº 6.938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA Órgão Seccionais Órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas Fiscalização Regulação complementar Órgãos Locais Controle e fiscalização

Lei nº 6.938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente Principais responsabilidades do CONAMA Estabelecer normas e critérios para licenciamento de atividades efetivamente ou potencialmente poluidoras, mediante proposta do IBAMA Determinar realização de estudos Decidir, em última instância administrativa, sobre aplicadas pelo IBAMA Determinar perda ou restrição de benefícios fiscais ou linhas de financiamento públicas Estabelecer normas de controle de poluição Estabelecer normas para manutenção da qualidade do meio ambiente, principalmente referentes aos recursos hídricos

Lei nº 6.938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente Principais responsabilidades do IBAMA Licenciamento no caso de atividades ou obras com significativo impacto ambiental Divulgação anual do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente Fiscalização e controle da aplicação de critérios, normas e padrões de qualidade ambiental Administrar Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais

Outros Textos Normativos Lei 4.771/65 Institui o Código Florestal Lei 9.605/98 Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas ou atividades lesivas ao meio ambiente Lei 9.433/97 Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos Conselho Nacional de Recursos Hídricos Conselho de Recursos Hídricos Estaduais Comitês de Bacia Hidrográfica Agências de Águas

Outros Textos Normativos Decreto 99.274/90 Regulamenta as leis que tratam da criação de Estações Ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental e da Política Nacional do Meio Ambiente Resolução CONAMA 01/86 Dispõe sobre a realização de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) Resolução CONAMA 02/87 Define os procedimentos e critérios utilizados para licenciamento ambiental

Etapas do Processo de Licenciamento Ambiental Estudos de Inventário Definição de opções de aproveitamento Benefícios energéticos Potência instalada Previsão de custos Análise preliminar dos impactos ambientais Os estudos de inventário devem ser aprovados pela ANEEL para continuação do processo Licença Prévia Realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e confecção do Relatório da Impacto Ambiental (RIMA) Com o Novo Modelo do Setor, a EPE assumiu a responsabilidade pela obtenção da Licença Prévia

Etapas do Processo de Licenciamento Ambiental Licença de Instalação Detalhamento da do projeto e das etapas de realização da obra Detalhamento dos programas propostos no EIA/RIMA Projeto Básico Ambiental Licença de Operação Verificação da implantação dos programas propostos no EIA/RIMA Pode estar sujeita a renovações periódicas