Analytic Hierarchy Process Modelagem multicritério Modelo BOCR Escala Fundamental Exemplo prático Valerio Salomon, 2016
Modelagem multicritério com AHP Estruturação Hierarquias, Modelo BOCR Medição Absoluta ou Relativa Síntese Normal, Ideal ou Harmonizada Valerio Salomon, 2016
Estruturação (Hierarquia BOCR) Objetivo Aspectos certos Benefícios Custos Aspectos incertos Oportunidades Riscos Valerio Salomon, 2016
Medição (Escala Fundamental de Saaty) Intensidade Definição Explicação 1 Igual importância Dois elementos contribuem igualmente para o objetivo 3 Importância fraca O julgamento favorece levemente a um dos elementos 5 Importância forte O julgamento favorece fortemente a um elemento 7 Importância muito forte A dominância de um elemento pode ser demonstrada 9 Importância absoluta A evidência que favorece um dos elementos é da maior ordem possível de afirmação 1,1 a 1,9 Quando dois elementos estão próximos, a adição de um decimal pode ser apropriada Valerio Salomon, 2016
Aplicação de AHP (Exemplo de seleção de fornecedores) Selecionar um fornecedor Entrega (E) Fornecedor A Fornecedor B Fornecedor C Preço(P) Qualidade(Q) Valerio Salomon, 2016
Aplicação de AHP (Comparações de critérios aos pares) Fornecedor Entrega Preço Qualidade A Lenta Bom Aceitável B Rápida Alto Muito boa C Com atrasos Médio Boa Critério E P Q Autovetor Prioridade Entrega (E) 1 1/3 1/5 (1/15)1/3 ≈ 0,41 10% Preço (P) 3/1 (3/3) 1/3 = 1 26% Qualidade (Q) 5/1 (15/1)1/3 ≈ 2,5 64% A w = l w l = s w = [9, 13/3, 23/15][0,10; 0,26; 0,64]T ≈ 3,04 m = (l – n)/(n – 1) = (3,04 – 3)/2 ≈ 0,019 l < 0,10 → OK! Valerio Salomon, 2016
Aplicação de AHP (Comparações entre alternativas) Entrega A B C Autovetor Prioridade Fornecedor A 1 1/5 3/1 (3/5)1/3 ≈ 0,84 0,23 Fornecedor B 5/1 9/1 (45/1) 1/3 ≈ 3,55 Fornecedor C 1/3 1/9 (1/27)1/3 ≈ 0,33 0,09 Qualidade A B C Autovetor Prioridade Fornecedor A 1 1/7 1/5 (1/35)1/3 ≈ 0,30 0,11 Fornecedor B 7/1 3/1 (21/1) 1/3 ≈ 2,76 Fornecedor C 5/1 1/3 (5/3)1/3 ≈ 1,19 0,43 Valerio Salomon, 2016
Aplicação de AHP (Dados numéricos: harmonização) Fornecedor Preço [R$] Prioridade A 15.000 15/15 = 1 B 20.000 15/20 = 0,75 C 17.000 15/17 ≈ 0,88 Fornecedor Entrega (10%) Preço (26%) Qualidade (64%) Prioridade global A 0,23 1 0,11 0,35 B 0,75 0,94 C 0,09 0,88 0,43 0,51 Valerio Salomon, 2016
Aplicação de AHP (Análise de sensibilidade) Valerio Salomon, 2016