Eury Motta – Gerente de Qualidade

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Transcrição da apresentação:

Eury Motta – Gerente de Qualidade Formal Assesment no CMM utilizando SCE - Software Capability Evaluation Eury Motta – Gerente de Qualidade eury.motta@qualiti.com

Roteiro Métodos de avaliação CMM O SCE Processo do SCE

Métodos de avaliação CMM CMM Appraisal Framework (CAF) Identifica os requisitos e características desejáveis para um método de avaliação baseado no CMM O CBA IPI e o SCE são CAF compliant

Métodos de avaliação CMM CBA IPI CMM Based Appraisal for Internal Process Improvement Referência: CMU/SEI-96-TR-007 SCE 3.0 Software Capability Evaluation Referência: CMU/SEI-95-TR-012 Utilizado para aquisição de software e seleção de fornecedores.

Diferença entre Assessment X Evaluation Feito por iniciativa da organização avaliada Objetivo de iniciar ou continuar um programa SPI Equipe de avaliação é normalmente mista Evaluation Feito por imposição de outra organização Objetivo de avaliar os riscos de se contratar a organização avaliada Equipe de avaliação raramente tem membros da organização avaliada Abordagem mais próxima de uma auditoria

O SCE Aplicável para: Seleção de fornecedores Monitorar contratos Avaliação de processos internos

O Processo do SCE Fases do SCE: Planejamento e preparação para avaliação Condução da avaliação Comunicação dos resultados da avaliação

O Processo do SCE Planejamento e preparação para avaliação A organização patrocinadora Determina os objetivos e requisitos da avaliação A equipe de avaliação Define escopo da avaliação Planeja em detalhes a avaliação

O Processo do SCE Condução da avaliação A equipe de avaliação Coleta dados Determina os findings

O Processo do SCE Comunicação dos resultados da avaliação A equipe de avaliação Apresenta os findings Produz o relatório final Faz recomendações sobre o uso dos findings

Planejamento e preparação para avaliação Nesta fase o patrocinador decide utilizar o método SCE e prepara a avaliação. Planeja recursos necessários (pessoal, treinamentos, viagens, etc.), agenda para as atividades e informações necessárias para a avaliação.

Planejamento e preparação para avaliação Atividades da fase: Analisar requisitos Desenvolver plano de avaliação Selecionar e preparar equipe Obter informações da organização Analisar dados básicos Selecionar e preparar participantes Preparar para coleta de dados

Planejamento e preparação para avaliação Analisar requisitos Entender os objetivos, as necessidades de negócio e restrições de forma a projetar a avaliação mais apropriada. Desenvolver plano de avaliação Criar um artefato que guiará a execução da avaliação de forma a alcançar os objetivos estabelecidos no passo anterior.

Planejamento e preparação para avaliação Selecionar e preparar equipe Garantir que uma equipe experiente, treinada está disponível e pronta para executar as atividades do processo de avaliação. Obter informações da organização Obter informação da organização que permita a equipe refinar o plano elaborado, e que ajude a focar a investigação nas atividades subseqüentes.

Planejamento e preparação para avaliação Analisar dados básicos Identificar áreas onde aprofundar a investigação durante a condução da avaliação, e obter um entendimento preliminar sobre os processos da organização. Selecionar e preparar participantes Garantir que o pessoal mais apropriado participe da avaliação, que eles entendem o processo de avaliação, e que as expectativas sejam niveladas.

Planejamento e preparação para avaliação Preparar para coleta de dados Planejar detalhadamente a intervenção no local de maneira a fazer o melhor aproveitamento do tempo disponível para atingir os objetivos

Condução da avaliação O objetivo é investigar os tópicos associados a cada KPA selecionada em profundidade suficiente para determinar: Pontos fortes (strengths) Pontos fracos (weaknesss) Atividades de melhoria É a fase mais complexa e subjetiva do método.

Condução da avaliação Atividades da fase: Receber apresentações Revisar documentos Conduzir entrevistas Consolidar dados Consolidar Draft Findings Fazer julgamentos

Condução da avaliação Receber apresentações Revisar documentos Coletar dados permitindo que pessoas da organização expliquem seus processos. Revisar documentos Coletar dados examinando artefatos dos processos.

Condução da avaliação Conduzir entrevistas Consolidar dados Coletar dados entrevistando os participantes (gerentes de projetos, responsáveis por processos, etc.). Consolidar dados Transformar os dados colhidos em observações formais da equipe sobre pontos fortes e fracos.

Condução da avaliação Consolidar Draft Findings Fazer julgamentos Validar as observações e coletar dados conduzindo uma seção de feedback com os participantes. Fazer julgamentos Decidir sobre a capacidade do processo da organização, com base nos findings, e no modelo CMM.

Entrevistas Pode ser levado material para consulta Os participantes podem (devem) complementar as respostas dos outros O líder conduz e é quem faz as perguntas Todos os integrantes tomam nota de todas as informações Inicia-se com perguntas mais abertas e depois faz-se perguntas mais específicas.

Findings São os resultados primários do SCE São observações validadas pela equipe Consistem de: Pontos fortes Pontos fracos Melhorias em andamento São referentes a um dos componentes do CMM.

Comunicação dos resultados da avaliação O objetivo é documentar os resultados da avaliação e entregá-los ao patrocinador. A equipe de avaliação fornece suporte para a aplicação dos resultados da avaliação nas atividades seguintes.

Comunicação dos resultados da avaliação Atividades da fase: Entregar Final Findings Produzir relatórios e apoiar sua aplicação

Comunicação dos resultados da avaliação Entregar Final Findings Prover um claro e completo resultado da avaliação para o patrocinador e a organização. Produzir relatórios e apoiar sua aplicação Produzir um relatório com os resultados da avaliação para o patrocinador, e garantir que os resultados da avaliação são adequados aos objetivos de negócio declarados.