Mecanismos de Formação de Opinião Pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
Uma visão geral da vida em sociedade
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Porque ensinar Ciências na Escola?
Dinâmica e Gênese dos Grupos
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
A Rejeição nas Organizações
Ética protestante e o poder do espírito do capitalismo
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO DE WEBER
ALIMENTOS. ALIMENTOS Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões)
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Políticas Públicas.
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
1. O papel do jornalista Liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa Liberdades democráticas (de associação, reunião, criação de partidos) Liberdade.
Argumentação e Comunicação
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
EDUCAÇÃO e seus sentidos
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
A função social da mídia e a banalização da violência:
UC – Reflexividade e pensamento crítico
Professora: Rosana Santos
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
O I L U M N S Professor: Odair.
Psicologia do desenvolvimento
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
E o Espírito do Capitalismo
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Pastoral da Educação e da Cultura
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Senso e consciência moral
MASTER HOUSE FRANCHISING Comportamento Organizacional
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Currículo como organização social
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
Profª. Taís Linassi Ruwer
Professor Romildo Tavares
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
SEXO e GÊNERO primeiras definições Sexo Caracterização
De Ezequiel Theodoro da Silva
Max Weber e as ações sociais
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Conceitos de cultura Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano... É o desenvolvimento intelectual do ser.
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Estratégias de Comunicação
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Ética.
Profº. Antonio Luiz Alexandre
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
 Enquadramento:  A UC de Inglês II surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver a autonomia e o sentido crítico dos alunos,
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
Transcrição da apresentação:

Mecanismos de Formação de Opinião Pública ?!?? bláblábl opinião pública

O que é Opinião Pública? Opinião pública é a expressão da participação popular na criação, controle, execução e crítica das diretrizes de uma sociedade. É também designada por senso comum, em que se inserem as ideias consideradas corretas pela maior parte da sociedade, que seguem um padrão ético-moral que é subjetivo segundo a sua cultura, condições sociais e, em alguns casos, sua religião. É, portanto, o comportamento que a maioria de uma sociedade toma em relação a algum assunto. A notícia existe por meio de um processo de transformação: a média transforma (molda) a notícia de acordo com as características pré-estabelecidas do suposto recetor. Este, o recetor, cria, em função de desejos, personalidades e credos, sua interpretação em relação ao fato noticiado.

Mecanismos de Formação de Opinião Pública

Rumores

Em relação aos rumores, estes não se resumem ao quotidiano familiar ou não acontecem unicamente entre vizinhos. Também surgem nas épocas de crise politica ou económica em tempos de guerra. No processo de deformação da informação, o mais relevante e curioso é o fato dos estudos efetuados demonstrarem que os detalhes da informação comunicada vão diminuindo ao longo do processo de retransmissão. Os rumores têm por base acontecimentos sobre os quais a informação é escassa e correspondem a deformações da realidade em que intervêm certos mecanismos psicológicos como o medo, o desejo ou os preconceitos.

Líderes de Opinião

Formador de opinião (FO) é uma pessoa que tem a capacidade de influenciar e modificar a opinião de outras pessoas nos campos político, social, moral, cultural, económico, desportivo, alimentar, etc. As opiniões podem pertencer a grandes grupos do pensamento humano, como opção religiosa, tendência política, comportamento sexual, partidas desportivas, preferências pessoais, etc.

Exemplos: Um pastor protestante, um escritor espírita, um monge budista, um padre católico, são importantes formadores de opinião, pois podem determinar a conduta das pessoas, não apenas na parte religiosa, mas também no modo de vida pessoal. Uma professora primária, um professor universitário, são importantes formadores de opinião cultural e política, muitos estudantes adquirem na universidade informações que irão formar a suas opiniões políticas e culturais que em muitos casos se tornam convicções. Um craque de futebol diferenciado é um formador de opinião e influência as crianças a serem torcedores do time para o qual ele joga. Uma ativista feminista com sua atuação junto a sociedade pode modificar a conduta pessoal de muitas mulheres alterando a opinião delas com respeito a assuntos como aborto, uso de camisinha, liberdade sexual, etc.

Trabalho realizado por : Ana Sofia Gonçalves e Sara Santos 11ºH