Uma rede urbana pode ser entendida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
6a. Série – UT 04.
Advertisements

Urbanização Brasileira
Consequências: Saturação da infraestrutura urbana
MUDANÇA DE ROTA – BLOG NOVO Anotar na agenda
Urbanização brasileira
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
Vocação Reconhecida e histórica produção agrícola na região metropolitana (ex.: laranja). Histórico de extração mineral e produção de cerâmica. Atrativos.
Região Sudeste Escola: Coopen Aluno: Enzo Série: 5° ano A.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
Quando a população das cidades cresce mais do que a das zonas rurais, acontece o fenômeno que se chama urbanização. Com a saída de pessoas do campo.
Urbanização brasileira. A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da.
A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da.
Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização MATERIAL 1.
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos Fabrício Rodrigues.
Bruno Joaquim Lima Rochele Amorim Ribeiro
Retomando o conceito de globalização.
A afirmação da Europa.
O DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e
CAPÍTULO 4 – INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Urbanização e seus impactos ambientais
Rede Urbana, Função urbana e Hierarquia dos centros urbanos
Urbanização.
URBANIZAÇÃO.
Fundamentos do Comércio Exterior
Industrialização.
Otimizando a apresentação
Urbanização e Agricultura
Urbanização 2º EM – 2016 Jeferson.
Objetivos e Metas de Marketing
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Fundamentos do Comércio Exterior
MOBILIDADE NA ORDEM DO DIA
Sistemas de Informação EM MARKETING
Diversidade Humana Escola Angelo Chiele Nomes: Milena e Joana
Globalização.
A Divisão Internacional do Trabalho
Clima 6º Ano.
Urbanização.
URBANIZAÇÃO – PROFESSORA MÁRCIA
Índia Contexto histórico/formação territorial Descolonização do Império Britânico a partir de 1947, dando origem a: - Índia e Paquistão (1947) - Sri Lanka.
O que é Território: Território pode ser uma área delimitada sob uma posse, seja de um animal, uma pessoa ou de um grupo, de uma organização ou de uma instituição.
URBANIZAÇÃO.
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
O que é o rural? O que é o urbano? Geografia Profa.: Sâmara Santos
Globalização e Sociedade
Industrialização nas Américas
Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas 2017
O sistema brasileiro de comércio exterior
Blocos REGIONAIS ou Blocos Econômicos
Urbanização e Agricultura
Urbanização.
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
Gestão da Logística de Distribuição
O que é região? Regionalização
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Diversidades Regionais
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
Urbanização.
URBANIZAÇÃO – PROFESSORA MÁRCIA
Análise de Demandas Regionais
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
O Complexo Centro-Sul.
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
Transcrição da apresentação:

Uma rede urbana pode ser entendida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações. Assim, todas as cidades da rede urbana de um país ou do mundo estabelecem entre si algum tipo de relação, que depende da função que cada cidade possui.

Rede urbana do estado de são paulo 2007

A hierarquia urbana é a forma de organização das cidades, ou seja, é a escala de subordinação entre as cidades. A grande cidade exerce uma alta influência econômica sobre as médias e pequenas cidades A hierarquia urbana no Brasil está dividida basicamente em 5 grupos: metrópoles, capitais regionais, centros sub-regionais, centros de zona e centros locais Metrópoles – São cidades que têm forte poder de influência sobre uma escala maior de cidades, além de suas fronteiras estaduais. São reconhecidas 12 metrópoles, sendo as mesmas dividas em três subníveis: a) Grande Metrópole Nacional: A cidade de São Paulo é única nesse nível. b) Metrópole Nacional: Rio de Janeiro e Brasília são as cidades que fazem parte desse nível. c) Metrópole: São 9 cidades nesse nível, sendo elas Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre

FUNÇÃO URBANA A função urbana diz respeito à principal atividade de uma cidade; é o papel econômico desempenhado por uma cidade dentro de uma lógica de divisão do trabalho.

A conceituação de megacidade refere-se primordialmente à questão quantitativa, já que são englobadas nessa categoria as cidades do espaço mundial com população superior a 10 milhões de habitantes.

As megalópoles são as maiores aglomerações urbanas dos dias atuais As megalópoles são as maiores aglomerações urbanas dos dias atuais. Elas são formadas pela crescente expansão de duas ou mais metrópoles, constituindo a gênese de uma ampla área urbanizada. Comumente, uma ou mais de uma metrópole acabam exercendo polarização nas áreas em que ocorreu a conurbação. Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano.

CIDADES GLOBAIS As cidades globais são os pontos ou “nós” que formam a rede mundial que configura as dinâmicas da globalização. Elas centralizam em torno de si as principais decisões burocráticas, além de sedes das principais empresas e instituições internacionais públicas e privadas. Características fundamentais dessas cidades: São sedes de grupos transnacionais. São polos distribuidores de serviços, comércio e finanças, nos quais trafega parcela significativa do capital que abastece o mercado financeiro internacional. Destacam-se como centros difusores de tecnologias de vanguarda em diferentes áreas. Concentram serviços especializados para os setores comercial e industrial, como escritórios, telecomunicações, consultorias, marketing, entre outros.

A metrópole é a cidade que apresenta uma grande diversidade de serviços e bens às demais cidades. Nesse contexto, podemos considerar que as cidades mais destacadas de um país, ou a cidade principal de uma rede urbana, são denominadas metrópoles; é um tipo de cidade responsável por gerar uma grande dependência econômica, política e social em outras localidades e regiões. Ela costuma agregar um entorno formado por duas ou mais cidades, que configuram a sua área ou região metropolitana, processo quase sempre efetuado por um intenso processo de conurbação, ou seja, a junção física do espaço urbano de dois ou mais municípios adjacentes. As regiões metropolitanas constituem-se de grandes aglomerações urbanas que ultrapassaram os limites de seus municípios e cujos problemas, sobretudo de infraestrutura urbana, passaram a ser comuns, gerando a necessidade de políticas públicas comuns para solucioná-los. As regiões metropolitanas surgem com a junção física de municípios próximos.