Aula 6 As Processões Divinas

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1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
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1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
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1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
Aula 7 As Relações Divinas
Transcrição da apresentação:

Aula 6 As Processões Divinas Deus Uno e Trino Aula 6 As Processões Divinas

As processões divinas CCE 237: “A Trindade é um mistério de fé em sentido estrito, um dos «mistérios ocultos em Deus, que não podem ser conhecidos se não forem revelados lá do alto». Latrão IV (1215): “Firmemente cremos e simplesmente confessamos, que um só é o verdadeiro Deus, eterno, imenso e incomunicável, incompreensível, omnipotente e inefável, Pai, Filho e Espírito Santo: três pessoas certamente, mas uma só essência, uma substância ou natureza absolutamente simples. O Pai não vem de ninguém, o Filho só do Pai, o Espírito Santo ao mesmo tempo de um e outro, sem começo, sempre e sem fim. O Pai que gera, o Filho que nasce e o Espírito Santo que procede: consubstanciais, co-iguais, co-omnipotentes e co-eternos”.

As processões divinas Analogia = relação de semelhança entre duas ou mais coisas; propriedade do significado dos termos, que se opõe tanto à “univocidade” (significado igual) como à “equivocidade” (significados distintos). Emprega-se em teologia para aprofundar no conhecimento de Deus. Parte do mais conhecido para o menos conhecido (ex.: conhecer Deus através do conhecimento do homem). De Deus sabemos mais o que não é, do que aquilo que é. Caminho da afirmação, da negação e da eminência. De modo analógico, o conhecimento e amor que se descobre no homem podem ser realidades válidas para alcançar certa compreensão do ser íntimo de Deus. A processão do Filho como processão por via de entendimento. A do Espírito Santo por via da vontade.

As processões divinas Processão = facto pelo qual um ser tem a sua origem noutro ser. Em Deus não pode haver processão como movimento local, mas sim como origem segundo a qual um filho procede do seu pai ou um rio procede da fonte. Processões imanentes: o termo que procede, perma- nece naquele do qual procede (ex.: verbo interior que procede da nossa inteligência). Processões transitórias : o que procede sai fora da- quele do qual procede ex.: palavras que manifestam os nossos pensamentos). Em Deus, espiritual e simples, as operações são imanen- tes, ad intra: sem as limitações dos seres criados e sem originar outro Deus.

As processões divinas É verdade de fé a existência de processões reais em Deus. Fundamento no Evangelho: no Baptismo de Jesus, o Pai disse: “Este é o Meu Filho” (Mt 3, 17); Jesus disse que o Espírito Santo “procede do Pai” (Jo 15, 26) e que “receberá do que é meu” (Jo 16, 15). Conhecemos a existência das processões divinas por Revelação. Características das processões divinas, 1 a) - São imanentes e não se distinguem de Deus: são o próprio Deus. Mantém-se a identidade numérica da essência divina.

As processões divinas Características das processões divinas, 2 b) - São reais: não são simples modos de falar sobre a Trindade. A origem delas (uma Pessoa divina) é real e na simplicidade espiritual de Deus não inclui algo fictício ou acidente. c) - São operações de Deus: toda a processão divina imanente pressupõe uma acção ou operação vital que permanece dentro de Deus. São eternas e identificam-se com a essência divina. d) - Analogamente a acções do homem, são operações de conhecimento e de amor no próprio Deus.

As processões divinas Características das processões divinas, 3 e) - Têm a sua origem e o seu termo nas pessoas, não na essência divina, que enquanto tal não é sujeito de acção. Latrão IV (1215): a essência divina “nem gera, nem é gerada, nem proce- de; mas é o Pai que gera; o Filho o que é gerado; e o Espírito Santo o que procede; de modo que as distinções estão nas pessoas e a unidade, na natureza”. f) - Em Deus há apenas duas processões imanentes: o Verbo procede do Pai por via de entendimento e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho por via de amor. g) - O Filho procede do Pai por geração eterna, o Espírito Santo do Pai e do Filho por espiração.

Ficha técnica Bibliografia Slides Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciación Teológica de Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Originais - D. Serge Nicoloff, disponíveis em www.agea.org.es (Guiones doctrinales actualizados) Tradução para português europeu - disponível em inicteol.no.sapo.pt