Linguística, Semântica e Terminologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra
Advertisements

ISAPL 2007 Relevância Cognição Interface Semântica e Pragmática
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
AULA 1 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DA DISCIPLINA
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
LINGUAGEM LITERÁRIA E NÃO LITERÁRIA
Tesauros José Antonio M. Nascimento.
O que é adequação vocabular?
Linguagem, alfabetização e letramento
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
Habilidad lingüística comunicativa
COMUNICAÇÃO.
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
O Léxico Vocabulário e contexto
CONCEPÇÃO DE GRAMÁTICA
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
Linguagem verbal.
Funções da Linguagem.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Vocabulários Controlados
Linguagens Documentárias
Comunicação & Expressão
Acto de transmitir e receber mensagens pela utilização de sinais ou de símbolos Homem = ser social Língua oral e escrita = instrumento fundamental da comunicação.
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
BARROS, L. Curso Básico de Terminologia. São Paulo: Edusp, 2004, págs
Indexação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
MORFOLOGIA VERSUS SINTAXE
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Funções da Linguagem.
A Comunicação Escrita.
Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
Comportamento Verbal e Linguagem
RACIONALIDADE E COMUNICAÇÃO Parte II – pg. 16 a 30.
Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
Linguagem e Comunicação Empresarial
RESUMO.
Comunicação.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO: BACHARELADO EM ARQUIVOLOGIA PRIMEIRO PERIODO DISCIPLINA : OFICINA.
Os Formalismos de Representação do Conhecimento Primeiros estudos: Ontologia e Terminologia.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Linguagem Natureza e Aquisição.
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
Indexação e linguagens documentárias – uma pequena revisão introdutória José Antonio M. Nascimento.
Conceitos Introdutórios
Engenharia de Produção 2° semestre de 2010
Linguística Aprofundamentos
transmissão da informação codificada
Elementos básicos da linguagem
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Mª João Rodrigues Linguagem e Comunicação. Mª João Rodrigues LÍNGUA E FALANTE Linguagem – é a capacidade humana de usar símbolos para representar o mundo.
 Os dicionários costumam definir tradução como “ato ou efeito de traduzir”. Enquanto ato, leva o tempo que o tradutor emprega no seu trabalho; como efeito,
A Linguagem E seus termos.
Comunicação e Linguagem
John Lyons.   Os principais sistemas de sinais empregues pelo ser humano para a transmissão de informação, se bem que não são os únicos, são as línguas.
A natureza das linguagens documentárias HUTCHINS (1975)
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Informação documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Aula Origens da Linguagem Documentária Documentação (déc. 50 a 70) crescimento do conhecimento científico e tecnológico Dificuldades para armazenar.
María Pinto Molina “Hacia um modelo de representación documental: la técnica de resumir”
O texto como objeto de estudo: de elemento empírico a categoria teórica Profa. Solange Mittmann UFRGS – IL – DECLAVE LET01424 – Teoria do Texto.
Transcrição da apresentação:

Linguística, Semântica e Terminologia José Antonio M. Nascimento

Linguística – estudo científico da língua, fala e linguagem Campo interdisciplinar do conhecimento humano assim como a ciência da informação que engloba profissionais de diversas áreas como filósofos, gramáticos, tradutores etc. Uma pessoa versada em vários idiomas é um linguista?

A problemática das divisões da linguística Fonética – estudo dos sons empregados em uma língua *Fonologia – estudo do padrões dos sons ao se falar uma lingua *Morfologia – estudo da estrutura das palavras *Sintaxe – combinação de palavras na formação de frases Problemática: areas que devem ser estudas conjuntamente – sobreposição.

A problemática das divisões da linguística Semântica: estudo dos sentidos das frases e palavras Pragmática – oralidade x atos comunicativos Problemática: áreas que se sobrepõem para os linguistas cognitivos.

Outras divisões da linguística Lexicologia – estudo de palavras de um idioma. Ex.: dicionário. Terminologia: análise de palavras especializadas de determinado idioma. Estilística: uso do estilo na linguagem. Filologia – estudo dos textos e linguagens antigas.

Divisões da linguística que mais contribuem para a C.I Semântica Terminologia Filologia Objetivo precípuo da linguística: estudar como as pessoas, independente de línguas diferentes realizam a comunicação

Podemos dizer que a linguística é a base para o desenvolvimento do conhecimento humano? Podemos dizer que linguística depende do sistema humano de processamento de informações? Podemos dizer que o conhecimento organizado através da análise da informação permite o desenvolvimento da língua?

A linguística e a representação do conhecimento/ informação Representação do conhecimento - Área reconhecida como pilar da C.I. Filosofia – a representação do conhecimento é vista através da linguagem (FOUCAULT) e não pela memória documentária. Filosofia – a atribuição de significado é uma atividade da linguagem e a noção de representação do conhecimento pode ser dispensada.

A linguística e a representação do conhecimento/ informação Na C.I – representação do conhecimento depende de um emissor/receptor. Gera conteúdos informativos = representação da informação. Representação do conhecimento - Área reconhecida como pilar da C.I. Na C.I – a representação da informação se coloca entre o meio e o homem = intermediação da informação.

A linguística e a representação do conhecimento/ informação Na sociologia/antrolopologia/psicologia Qualquer representação da realidade e parcial. A mesma realidade pode ser descrita de várias maneiras O processo do conhecimento só se completa quando alguém o utiliza, completando a comunicação através da interpretação dos resultados e construindo uma realidade do que o produtor do conhecimento quis mostrar.

Semântica Na C.I a representação do conhecimento/informação depende do estudo do significado e significantes = semântica (palavras, símbolos, frases etc.) Sinonímia, Antonímia e Homonímia (ex.: homógrafos e homófonos) Conotação – significado diferente do original. Denotação – significado no contexto original.

Semântica em C.I O estudo da semântica em C.I auxilia a redução de significados na análise da informação. Envolve a pluralidade de significados como forma de garantir a produção de sentido. A intermediação da informação é um fenômeno redutor de significados?

Semântica em C.I Níveis de redução semântica 1 – comunicação telepática – gera alterações na transmissão do conhecimento? 2 – o conhecimento traduzido através da escrita gera redução do conhecimento? 3 – em síntese, a linguagem reduz o acesso ao conhecimento 4 – as reduções semânticas fazem parte da análise da informação para possibilitar a codificação do conhecimento.

A metarrepresentação – cadeia de reduções de significados Semântica em C.I A metarrepresentação – cadeia de reduções de significados Representação conceitual Representação verbal Representação social Representação documentária

Linguagem, semântica e a pluralidade de significados Linguagem – o instrumento do pensar; cria a cultura Palavra – cria sentidos. Pensamento – sistema humano de processamento de informações e toma corpo com a linguagem Escrita – forma visual de fixar a linguagem; nível elevado de desenvolvimento humano; meio de intercomunicação

Linguagem, semântica e a pluralidade de significados O acesso mediado por representações documentárias intensifica a perda de conhecimento? Como representar adequadamente as informações sem comprometer seu significado? Como resolver o problema da ausência da articulação entre os descritores (termos) para a recuperação de informações relevantes?

Linguagem, semântica e a pluralidade de significados Descontrução do texto Reconstrução do texto – análises da informação Paradoxo – reduzir informação para obter mais conhecimento Linguagens documentárias – inventários, catálogos, classificações, índices, bibliografias, tesauros etc.