História de Portugal Aula n.º 21 As «Luzes» em Portugal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

O ILUMINISMO.
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval.
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
O Romance Experimental
Arcadismo Contexto Histórico.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
O I L U M N S Professora: Marta.
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Independência do Brasil
A indepêndencia do Brasil
Ciência - Conhecimento/saber/poder
A Revolução Científica na Europa e a permanência da tradição
CIDADANIA.
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
O I L U M N S Professor: Odair.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Iluminismo O século das Luzes.
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Os avanços da ciência e o Iluminismo.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Obra : O espírito das leis
Platão e o mundo das Ideias
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
História nas atuais propostas curriculares
Sociologia geral Introdução.
O ILUMINISMO.
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
EBI da TORREIRA Cristina Peixinho Nº3 Elisabete Silva Nº6 João Soares Nº8 Joice Pereira Nº11 Disciplina H.G.P Professora da disciplina: Carla Bernardes.
História da Educação no Brasil
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Reforma Pombalina.
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
O Século das Luzes -.
Século XVIII Século das Luzes
Aula n.º 24 O Iluminismo O Despotismo iluminado O Terramoto de 1755
História de Portugal Aula n.º 14 D. João III. D. João III subiu ao trono em 1521, após a morte de seu pai D. Manuel I. Um dos mais importantes acontecimentos.
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
A base dos Ideais Liberais/Democráticos
Emigração E Cultura no sec. XIX.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
História
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA
O que é Sociologia?.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Despotismo Esclarecido Marquês de Pombal. Ministro e estrangeirado O Marquês de Pombal foi influenciado pelas ideias Iluministas enquanto viveu no estrangeiro.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

História de Portugal Aula n.º 21 As «Luzes» em Portugal

Ao longo do século XVIII, desencadeou-se nos principais países europeus um movimento cultural que ficou conhecido como «iluminismo». Este movimento cultural, que se iniciou em Inglaterra, na França e na Alemanha, representava uma nova forma de conceber o homem, conferindo um enorme valor às suas faculdades intelectuais. Para os iluministas, a força da razão humana seria capaz de resolver todos os problemas da vida. Para os filósofos iluministas, o homem vivera até então na obscuridade, nas trevas, seria, portanto, necessário libertá-lo iluminando-o com as «luzes» da razão e da ciência, pois só assim seria possível alcançar o progresso da humanidade. O século XVIII ficou, assim, conhecido como o «Século das Luzes». A fé na ciência e no progresso constituíram aspectos essenciais deste movimento. A penetração destas novas ideias em Portugal foi tardia e fez-se muito lentamente, sobretudo através de intelectuais que tinham vivido no estrangeiro e que, por isso, se apercebiam do atraso cultural do país, propondo reformas tendentes a aproximar Portugal dos países mais avançados.

Os Estrangeirados O Direito Natural Os portugueses que viviam fora do país e que haviam viajado pela Europa tiveram muita influência na penetração das «Luzes», ou Iluminismo, em Portugal. Conhecedores do que se passava em países mais desenvolvidos, como a França, a Inglaterra e a Alemanha, apresentaram uma série de propostas para modificar a situação de atraso em que se encontrava o país. Esses portugueses ficaram conhecidos como «estrangeirados». O Direito Natural Ao longo do século XVIII, muitos países europeus adoptaram os princípios iluministas. Nesses Estados «iluminados», as leis passaram a ter como fundamento a razão humana. Toda a lei, ao ser orientada pela razão, deveria ser apropriada à natureza humana, pois não era racional que os homens fizessem leis contrárias à natureza. A lei subordinada a estes princípios era denominada «lei natural». Ao adoptar tais princípios, os Estados teriam de modificar as suas leis e de abandonar muita da legislação antiga, que impunha que entre os indivíduos houvessem obrigações, limitações e diferenças contrárias à natureza humana.

O direito natural foi, pois, uma das características do Iluminismo O direito natural foi, pois, uma das características do Iluminismo. Em Portugal, só em 1769 foi promulgada a chamada Lei da Boa Razão, que servia para fundamentar cada lei e cada costume na razão humana, condição sem a qual não poderia ser válida. A Educação Além do Direito, o Iluminismo prestou também uma atenção muito especial à educação e à cultura em geral. Todos os Estados Iluminados executaram grandes reformas educativas, criando sistemas de ensino público para que todo o povo recebesse educação, pois só através do conhecimento o homem poderia desenvolver a razão de dar o seu contributo para o progresso da humanidade. Os portugueses que viviam no estrangeiro, ao compararem o ensino em Portugal com o que se desenvolvia nos outros países, verificavam o enorme atraso nacional, e não só criticavam o que se passava por cá, como apresentaram propostas para a completa revisão do ensino e da educação.

A Acção dos Estrangeirados O Atraso Português Para os países europeus mais desenvolvidos, Portugal era considerado um país muito atrasado, que não estava a par do grande desenvolvimento científico que se verificara na Europa nos séculos XVII e XVIII. Uma das razão que contribuíram para a má opinião que os europeus tinham de Portugal residia na manutenção do Tribunal do Santo Ofício, ou Inquisição. Durante o reinado de D. João V, a Inquisição manteve-se activa e todos os anos se realizaram autos-de-fé, não diminuindo a crueldade dos métodos utilizados. A Acção dos Estrangeirados Os estrangeirados portugueses viveram em vários países da Europa. Muitos deles deram importantes contributos aos países que os acolheram, mas também escreveram várias obras que ajudaram a modificar o panorama cultural em Portugal. Entre eles podiam encontrar-se diplomatas, religiosos, escritores, médicos, cientistas, militares… enfim, uma escol de intelectuais que, com as suas críticas e propostas, procuraram introduzir em Portugal os ideais iluministas.

António Ribeiro Sanches No campo do ensino, Luís António Verney, na sua obra Verdadeiro Método de Educar para Ser Útil à República e à Igreja: Proporcionando ao Estilo e à Necessidade de Portugal, forneceu os princípios básicos para levar a efeito uma verdadeira reforma educativa. Luís António Verney Ainda na área da educação, Ribeiro Sanches, um médico famoso na Europa, escreveu o Método para Aprender a Estudar a Moderna Medicina, e também as Cartas sobre a Educação da Mocidade, que inspiraram algumas das modificações introduzidas no ensino. António Ribeiro Sanches

O diplomata D. Luís da Cunha, no livro Testamento Político, propôs todo um programa sobre como governar um país. D. Luís da Cunha

As Academias A Acção das Academias Os primeiros locais onde começaram a discutir-se as novas ideias iluministas em Portugal foram as academias. As primeiras academias surgiram na segunda metade do século XVII, mas foi durante o século XVIII que o seu número cresceu significativamente, não só em Lisboa, mas também noutras cidades da metrópole e no Brasil. A Acção das Academias As academias desenvolveram uma importante acção cultural, porque foi por seu intermédio, e através dos seus membros, que chegaram a Portugal muitas obras que se publicavam no estrangeiro, e onde se defendiam as novas ideias. Nas academias realizavam-se sessões em que se discutiam as novas obras literárias, as novas propostas políticas e sociais e as descobertas científicas mais recentes. Por vezes, os seus membros também apresentavam os seus trabalhos. As academias tiveram igualmente um papel cultural de relevo na publicação de muitas obras, em diversos domínios do saber.

As Principais Academias D. João V deu um forte impulso ao movimento das academias ao criar, em 1720, a Academia Real da História. Esta instituição, além de possuir imprensa própria, beneficiava de diversos privilégios, como a isenção de censura régia. Outra academia que se celebrizou foi a Arcádia Lusitana, fundada em 1756. Mas a mais notável de todas, e a que melhor contribuiu para divulgar as ideias das «Luzes», foi a Academia Real das Ciências, fundada em 1779. O Movimento Científico Uma das características das «Luzes» consistiu no desenvolvimento da ciência, já que, para os iluministas, seria através da aplicação dos princípios científicos que se poderia alcançar o progresso da humanidade. As ciências que mais se desenvolveram na primeira metade do século XVIII foram a matemática, a geometria, as ciências naturais, a química, a física, a astronomia e a medicina.

O Padre Bartolomeu de Gusmão D. João V interessava-se pelo progresso científico e protegeu vários cientistas. No seu reinado publicaram-se numerosos livros sobre assuntos científicos, muitos deles traduções de tratados e manuais estrangeiros. O Padre Bartolomeu de Gusmão O padre Bartolomeu de Gusmão foi membro da Companhia de Jesus. Nasceu no Brasil, mas depois de ordenado padre veio para Portugal, onde foi recebido na corte de D. João V. Pouco depois de chegar a Portugal, em 1709, inventou um «instrumento para se andar pelo ar», a que hoje chamamos aeróstato ou balão. O facto em breve se tornou conhecido, não só em Portugal como na Europa, e deu origem a inúmeras imagens fantasiosas, sendo representado como uma barca em forma de pássaro que ficou conhecido como Passarola.

Durante o ano de 1709, Bartolomeu de Gusmão fez várias experiências perante a corte portuguesa. Nas primeiras tentativas, apenas em duas o balão não se incendiou, uma que se realizou no Terreiro do Paço e outra na Sala de Audiências do Palácio Real. A última tentativa, com um aparelho maior, feita na ponte da Casa da Índia, foi a que teve maior êxito.