Globalização por S. Hall e Milton Santos:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
Advertisements

UMA REVISÃO ACERCA DOS CONCEITOS/CATEGORIAS DE ANÁLISE ESPACIAL
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Empreendimentos Internacionais - V
Unidade 01 – A geografia e a compreensão do mundo
Educação Online e suas Diversidades
cenários e perspectivas.
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
A geografia e a compreensão do mundo
Geografia Geral Guilherme Henrique Barros de Souza.
A PÓS-MODERNIDADE CONCEITUAÇÃO: O movimento da cultura que rejeita os valores da modernidade e vê com desconfiança os princípios racionais supostamente.
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
DIRETRIZES CURRICULARES
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
A GLOBALIZAÇÃO – PRÓS E CONTRA DAVID HELD E ANTHONY McGREW (2001)
A GLOBALIZAÇÃO – PRÓS E CONTRA DAVID HELD E ANTHONY McGREW (2001)
CONCEITOS TEÓRICOS DA GEOGRAFIA
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
IDENTIDADE Z. BAUMAN.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA CULTURA, IDENTIDADE E TERRITÓRIO NA AMÉRICA LATINA E CARIBE PROF. DR. CLIFF WELCH.
Cristiane jonas Francisconi
Tópicos Avançados II Elizabete Nunes
Geografia Politica.
UNIVERSIDAD DEL SALVADOR
Teorias Pedagógicas Contemporâneas
Dimensões da Globalização
GLOBALIZAÇÃO e IDENTIDADE
Os processos psicossociais da exclusão
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA ARTE E EDUCAÇÃO Profª Ms.: Solange Brito.
Brincando e aprendendo a viver
GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
Cenários Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
A perturbadora imagem da velhice
A identidade cultural na pós modernidade
Emile Durkheim e o fato social
Cultura e Identidade Cultura e Identidade Prof. Carlos Magno
Espaço Geográfico, Paisagem e Território
MULTICULTURALISMO E INCLUSÃO EXCLUSÃO E MINORIAS TOLERANCIA E INCLUSÃO
Ciência Geográfica e Sua Importância Categorias de Análise Espacial
Cultura Brasileira Aula 9
A GLOBALIZAÇÃO.
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
PERFIL DO CLIENTE.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
IDENTIDADE CULTURAL: IDENTIDADE E GLOBALIZAÇÃO
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad Profa. Dra. Fátima Portilho
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
GLOBALIZAÇÃO Transformações revolucionárias em todo o mundo estão mudando o modo como as organizações operam. A tecnologia funcionando como desestabilizador.
A tirania da informação e do dinheiro e o atual sistema ideológico
A Globalização Economia Global.
Análise do livro: a identidade cultural na pós-modernidade Stuart hall
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Globalização Um fenômeno social que ocorre em escala global. Consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes.
A Política Nacional de Humanização
A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Categorias do Espaço Fonte: Google Earth.. Ambientes naturais Fonte: Internet.
ESPAÇO PÚBLICO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. O que é Espaço Público? Um local de reflexão, discussão, de trabalho de idéias novas e calcificadas que podem.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Novas dinâmicas espaciais A Recomposição da paisagem internacional A Política de blocos durou até 1989, ano em que se dá a queda do Muro de Berlim, dos.
Transcrição da apresentação:

Globalização por S. Hall e Milton Santos: Psicologia, Corpo e Subjetividade FSBA / 2010.2 Úrsula Yglesias

Globalização Globalização = Processos que atuam numa escala global a atravessam as fronteiras nacionais, integrando e conectando comunidades e organizações em uma perspectiva de espaço-tempo relativizado. Identidades culturais locais “sobrepostas” em uma rede de processos e forças de mudanças que se sintetiza sob o termo “globalização”. Múltiplas IDENTIDADES NACIONAIS que desejam se crer unificadas, contudo as identidades nacionais se sobrepõem;

Globalização A idéia de “sociedade” se transforma em relação à perspectiva clássica. A autonomia dos Estados Nação sempre foi relativa.   O capitalismo sempre foi pensado em referencia a economia mundial e não relativo a cada Estado Nação “anulando” as aspirações de cada Estado Nação. – Truman e o discurso desenvolvimentista.

Globalização Outra compreensão do ESPAÇO-TEMPO enquanto aspecto mais importante da globalização a ter efeito sobre as IDENTIDADES CULTURAIS. 3 possíveis conseqüências, segundo Hall (2006): Identidades Nacionais se desintegram como resultado do crescimento e homogeneização cultural e “pós-moderno global”; Identidades Nacionais e locais reforçadas pela resistência a globalização; Identidades Nacionais em declínio, Identidades “novas e híbridas” tomam o lugar. Aceleração dos processos globais o que torna o mundo menor e as distancias mais curtas, os eventos, mesmo que localizados tem repercussões amplas – atingem territórios distantes. O PROCESSO é substituído pelo IMEDIATISMO “STANK”.

Globalização TEMPO – ESPAÇO coordena o sistema de representação, os meios, são através da arte ou dos sistemas de telecomunicação. Diferentes épocas culturais, diferentes formas de combinar espaço-tempo. Diversidade de representações na relação ESPAÇO-TEMPO   IDENTIDADE envolve o processo de representação e são constituídas nas relações de espaço-tempo. Mitos de origem X Narrativas de nação que ampliam a conexão dos sujeitos a histórias mais amplas.

Globalização SEPARA ESPAÇO E LUGAR: Específico e concreto, conhecido, familiar, delimitado, onde se dão as práticas sociais específicas que nos formam e as quais as nossas identidades estão vinculadas. Modernidade separa espaço de lugar ao fomentar relações entre “ausentes” em termos de local. É no lugar que criamos raízes, o espaço é deslocado. Enfraquecem formas nacionais de identidade cultural.

Globalização Contudo as identidades locais, regionais e comunitárias tornado mais importantes apontam tendência em direção a interdependência global – colapsando as identidades fortes e produzindo fragmentação com ênfase no efêmero e impermanente.   Fluxos culturais X Consumismo global = identidades partilhadas – clientes; consumidores; público... Mesmas imagens e mensagens. Ex: MODA. Crescimento mundial da “imagem” enquanto mercadoria.  Começam a se tornar mais difusas as relações de distinção e diferenciação entre as culturas. IDENTIDADES REPRESENTAM VÍNCULOS A LUGARES, EVENTOS, SIMBOLOS, HISTÓRIAS... Um sentimento, vínculo “particular de pertencimento”.