Crescimento e desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Teorias do Desenvolvimento
Habilidades Motoras Característica do existência humana
Enfª Eliane Velame Santos
PSICOLOGIA.
A INTERFERÊNCIA DA MÚSICA NA CRIATIVIDADE, NO COMPORTAMENTO
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
T E I A D A V I D A.
Área dos Conhecimentos
FATORES CHAVE DE SUCESSO NOS NEGÓCIOS
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Nutrição na Adolescência
Teoria da Aldeia Global
Conceitos de aprendizagem
Psicologia do desenvolvimento
Desenvolvimento e crescimento da criança
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Aquecimento e Condicionamento Físico
Evolução do Sistema Nervoso: Filogênese e Ontogênese.
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
Educação Sexual na Adolescência
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
PSICOMOTRICIDADE.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
CAPACIDADES MOTORAS As capacidades motoras são um dos pressupostos necessários para a aprendizagem e realização de acções motoras desportivas, das mais.
VIVÊNCIA PROFISSIONAL I
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Tecido Muscular.
ADOLESCÊNCIA Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações.
Bases Teóricas e Metodológicas do Condicionamento Físico
Resistência e flexibilidade conceitos básicos
PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO
Adaptação/Treino.
Aula 5: Receptores Sensoriais
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
Professor Douglas Pereira da Silva
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
CAPACIDADES FÍSICAS NAS
PRIMEIRA SEMANA Identificar e reconhecer conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento. Espera-se que você seja capaz de diferenciar o pensamento.
Pedagogia – Modalidade EAD
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Conceitos de Treinamento por Categoria.
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
TUMOR DE CÉLULAS GIGANTES Idade adulta (quando a cartilagem de crescimento está fechada) Acima dos 20 anos de idade; geralmente entre os 30 e.
Cinesiologia Humana na Educação Escolar Básica : I C H S P
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Avaliando a aptidão física
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
Aptidão Física Educação Física II.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Terapia Familiar.
Desenvolvimento motor
Processamento de Informação
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
Envelhecimento Tarsila Cunha.
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Transcrição da apresentação:

Crescimento e desenvolvimento Karina Ortiz R1

Malina (2003), “Crescimento pode ser descrito simplesmente como um aumento no tamanho físico. Essa transformação física consiste basicamente em três processos: hiperplasia, hipertrofia e acreação”. Gesell (2002), “O crescimento é um processo de estruturação. Ele produz mudanças estruturadas nas células nervosas que levam às mudanças correspondentes nas estruturas do comportamento”.

Para Haywood e Getchell (2010), o “crescimento físico é um aumento quantitativo em tamanho ou magnitude. Organismos vivos tem um período de crescimento do tamanho físico. Para os seres humanos, esse período começa com a concepção e termina no final da adolescência ou no início da segunda década de vida”.

período determinado e previsível de crescimento longitudinal (ossos longos), iniciando-se ainda no período intra-uterino, mais precisamente na fase embrionária e terminando apenas na juventude, aproximadamente entre os 18 e 21 anos de idade, quando ocorre o fechamento das epífises com a diáfise e com o conseqüente desaparecimento da placa epifisária ou de crescimento.

As atividades que podem ser realizadas em aulas ou programas de atividades motoras formais ou não formais em Educação Física, possibilitam a estimulação e o desenvolvimento não apenas das capacidades biológicas (aeróbia/anaeróbia, força muscular, velocidade, agilidade, resistência e flexibilidade entre outras), como também dos principais processos neuropsicológicos (percepção, concentração, memória, emoção e cognição) podendo ainda incluir a abordagem para as relações interpessoais, com atenção para sentimentos de solidariedade, cooperação, respeito mútuo, princípios éticos, aspectos estes que redundam na consciência de cidadania.