Talita Cristine Rosinski – Gerente de regulação SMS Florianópolis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Apoio Matricial do NASF na reorganização da RAS municipal: fortalecendo a Atenção Básica como protagonista da gestão do cuidado Denner Lúcio Pacheco-
Advertisements

OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Especialização em Saúde da
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
Juan Carlos Esquivel Guerra
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Enfª Rebeca Gusmão Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Felícia Benevides Praxedes Pelotas 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Deborah Todeschini Orientadora: Alexandra Rosa Martins
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – UNASUS/UFPEL Trabalho de Conclusão de Curso   Qualificação da atenção à saúde das crianças de 0 a 72 meses.
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Universidade Aberta do SUS
Julio Alberto Pierret Acosta
GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
São Paulo das Missões, RS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Luciane Silveira Miranda de Lima
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Redes de Atenção à Saúde Regulação e Coordenação Papéis dos diferentes pontos de atenção
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Autor: Anibal Oscar Stivens Veranes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

Talita Cristine Rosinski – Gerente de regulação SMS Florianópolis Absenteísmo na Atenção Especializada – Experiência de monitoramento e intervenção sobre a rede municipal de Florianópolis Apresentação: Giulia Talita Cristine Rosinski – Gerente de regulação SMS Florianópolis

Processo Multifatorial!!!! Longo tempo de espera Fragilidade no processo de aviso da marcação ABSENTEÍSMO Necessidade já foi resolvida anteriormente Inflexibilidade na data de atendimento Usuário que não teve dinheiro para ir Não localização do usuário Fragilidade no registro da presença do usuário por parte do executante Usuário que não compareceu mas não desmarcou

Relatórios BI SISREG DIAGNÓSTICO LOCAL -QUAL É A SITUAÇÃO DE ABSENTEÍSMO NA ATENÇÃO ESPECIALIZADA????? O PADRÃO DE FALTAS SE MANTÉM AO LONGO DO TEMPO? O PERCENTUAL DE FALTA É O MESMO PARA TODOS OS TIPOS DE CONSULTAS E EXAMES? O PERCENTUAL DE FALTAS É O MESMO EM TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO?

Estruturação de sala de situação “As informações sobre absenteísmo trazem muito mais do que um escore de faltas, elas revelam as potencialidades e fragilidades da rede de serviços e seus dados são instrumento para gestão!” Objetivos da sala de situação: Monitoramento periódico (semestral) e metodologia definida Estudo de dados e tomada de decisão para além da gerência de regulação, envolvendo atenção primária, atenção especializada ( serviços próprios) e controle e avaliação ( prestadores contratualizados)

Eixos de trabalho/Intervenção UNIDADES EXECUTANTES SERVIÇO PRÓPRIO E CONTRATUALIZADO ATENÇÃO PRIMÁRIA USUÁRIO

-Dado que informa o absenteísmo provem da confirmação da presença do usuário por parte do executante no SISREG, portanto: UNIDADES EXECUTANTES SERVIÇO PRÓPRIO E CONTRATUALIZADO Constatação de fragilidade importante no processo de confirmação do atendimento do usuário: Em 2017: Reunião com prestadores contratualizados para reforçar orientações e treinamento para a confirmação da presença dos usuários, e o resultado foi... 2017/2- Absenteísmo Geral do Município- 31,7% 2018/1- Absenteísmo Geral do Município- 26% Mesma ação foi desenvolvida no serviços próprio no primeiro semestre de 2018;

Estabelecimento do percentual de absenteísmo por agenda: UNIDADES EXECUTANTES SERVIÇO PRÓPRIO E CONTRATUALIZADO 2) Percepção da variabilidade de absenteísmo por agenda ( para cada tipo de procedimento) *Serviços Próprios (Policlínicas) - 63,62% (PPD) a 9,17%(Consulta em Geriatria) * Serviços Próprios (CEO) – 78,11% Odonto Pediatria a 25,89% pacientes especiais *Serviços Contratualizados- 100% ( Biópsia de Próstata) a 2,95% (Exames oftalmológicos) Planejamento para Gestão de Fila – Overbboking de agendamentos de acordo com o comportamento de cada procedimento

Indo mais a fundo no problema... UNIDADES EXECUTANTES SERVIÇO PRÓPRIO E CONTRATUALIZADO 3) Estudo de possíveis causas que implicam nas faltas para o procedimento Colonoscopia “ Um dos fatores para não realização dos procedimentos por parte de alguns pacientes era o não fornecimento das medicações de preparo pelo SUS, implicando no custeio das mesmas por parte do paciente”. Ação: Inclusão das medicações de preparo na lista de medicações do município

APOIO!!!!! NÃO CULPABILIZAÇÃO!!!!! Processo de aviso e entrega das autorizações descentralizado nas UBS -Absenteísmo médio por unidade em Florianópolis varia de 40,79% a 17,10%, sendo a média do município no primeiro semestre de 2018 = 26% ATENÇÃO PRIMÁRIA APOIO!!!!! NÃO CULPABILIZAÇÃO!!!!! Ações: - Observar e identificar quais as fragilidades que as unidades que estão acima da média municipal encontram; - Observar quais as práticas que as unidades com menores índices adotam e multiplicá-las na rede; Principais motivos evidenciados para unidades com maior índice de absenteísmo: Falta ou alta rotatividade de RH Falta de estrutura ( ex: só uma linha telefônica que liga para celular) Processo de trabalho pouco estruturado ( escalas de aviso frágeis, sem atribuição de respsonsável por atividade) Pouco envolvimento da coordenação local Áreas de vulnerabilidade social ou difícil acesso Principais motivos evidenciados para unidades com menor índice de absenteísmo: Boas práticas na busca e cancelamneto de usuários não localizados; Boa gestão dos recursos internos Busca ativa ágil dos usuários

Divulgação dos dados de falta USUÁRIO Acontabillity nos Centros de Saúde Reunião entre CS e comunidade a fim de apresentar resultados produzidos localmente, dentre eles divulgação do absenteísmo; Todas as unidades do município Convocação prévia da comunidade Reunião anual

2) Exposição nas áreas de circulação das unidades das requisições avisadas e não retiradas pelos usuários

3) Inclusão em formulários/autorizações sobre faltas e custo do procedimento

4) Mídia em Redes sociais e televisão

Mensurar o Custo do Absenteísmo... Outras Ações... Mensurar o Custo do Absenteísmo... Serviço Próprio: *Implantação de Central de custos Inicialmente cálculo com valor médio das consultas médicas e odontológicas; Limitações: determinação do custo dos exames na Policlínica ( não mensurados aqui) Serviço Contratualizado- Somente pago o valor do procedimento mediante o comparecimento do usuário;

Custo absenteísmo serviço próprio (Consulta Médica + Odontológica) 1° semestre 2018: 3.197.884,00

A íntima relação entre tempo de espera e absenteísmo...

Monitoramento criterioso do tempo de espera... Até 30 dias!!!! Mais de 90 dias!!!! Até 90 dias!!!!

Monitoramento Tempo de Espera Reuniões periódicas entre regulação, controle e avaliação- uso saldo tetos financeiros para aumento oferta; Reunião Monitoramento Fila com GAE – serviços próprios; Reuniões com GAE, GAP e Gestão Clínica- Protocolos de acesso

Uso de ferramentas tecnológicas... Implantação da confirmação de presença por biometria; Envio de SMS/Notificação Push no aplicativo; Reaproveitamento vagas por cancelamento do usuário (SMS/Aplicativo)

Por fim algumas reflexões... #Melhorar o absenteísmo requer melhorar a gestão em saúde no município! #A regulação não pode ser apenas uma central de marcação de consultas/exames, ela precisa ser articuladora de ações sistêmicas para a rede de serviços!!!!!! #Somos todos reguladores!!!!!

OBRIGADA!!!!!!! sisregpmf@gmail.com talitarosinski@gmail.com 32391595