HACCP Segurança Alimentar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 7 1 APPCC.
Advertisements

Validação e Verificação do APPCC
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Seminário LEAP - 5º Ano 19 de Setembro de 2002 João Freire de Noronha DCTA/ESAC Breve introdução ao HACCP Apresentação do projecto.
Controlo de Pontos Críticos
Administração e segurança de redes
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
Gerenciamento da Integração
CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO E SANITÁRIO
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
Vagner José Diegas ISO 9001.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Agosto/2008.
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DE SISTEMAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR
APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
Instrutor: Objetivos:.
O Codex Alimentarius e a Inocuidade de Alimentos
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
ENCERRA UM SISTEMA QUE PERMITE:
A padronização dos processos facilita o controle da operação da empresa, promove a qualificação e o desenvolvimento da equipe, gerando aos clientes a percepção.
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
PLANO HACCP NUMA MELARIA NA REGIÃO DO PINHAL INTERIOR SUL
UMA FERRAMENTA NAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS
Auditoria e Segurança da Informação
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Manual de Qualidade Procedimento Operacional Padrão
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Experiência Laboratorial Privada ( BASF ) na Acreditação em BPL
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
“Certificação e HACCP” Tim Hogg Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa APCER, LISBOA 29/06/2004.
IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DE SISTEMAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Controlo de Qualidade Alimentar
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Gerenciamento de Riscos Ambientais Aula 3
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
1de12 Inserção do Laboratório no(s) Sistema(s) de Qualidade da Empresa 4 de Dezembro de 2006.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
AÇÃO CORRETIVA NBR ISO/IEC – 4.10
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Controlo de Qualidade Alimentar
HACCP Hazard Analysis and Critical Control Análise de Perigos e Controlo de Pontos Criticos O Sistema HACCP foi desenvolvido nos anos 60 pelos laboratórios.
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
ISO 9001:2015 O pensamento baseado em risco
Aula 6 1 APLICAÇÃO DOS REQUISITOS DA NBR ISO 22000:2006 COM ÊNFASE NA GESTÃO DE RECURSOS.
Conteúdo programático
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
Competitividade do Território: Duas vertentes prioritárias A Certificação de Produtos e Serviços Francisco Barroca Director Geral Portalegre, 23 de Novembro.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
4.4 Implementação e Operação
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR TEMA 1 Segurança Alimentar Andreia Santos Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado.
Trabalho realizado por: Fernando Roseiro Diana Campos Diana Cortês.
A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO PARA AS USINAS NO CENÁRIO MUNDIAL
Harzard Analysis and Critical Control Points. Pré-requisito: GMPs estabelecidas IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA HACCP.
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR TEMA 4 O SISTEMA HACCP Andreia Santos Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
Introdução à aplicação do APCPC Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Básica 2+3 Pedro Nunes Ano Lectivo 2008/2009 Docente: Patrícia Loureiro.
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
Transcrição da apresentação:

HACCP Segurança Alimentar Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz” – USP Genética e Questões Socioambientais– LGN0479 Segurança Alimentar HACCP Alunas: Fernanda Francetto Juliano Renata Cristina Casemiro Agosto, 2013

O que é HACCP? - A sigla HACCP é a abreviatura de: Hazard Analysis and Critical Control Point que se traduz por.... Análise de Perigos e Controle de Pontos Críticos

Origem do sistema HACCP Desenvolvido nos anos 60 pela empresa Pillsbury Corporation (EUA),em colaboração com os laboratórios do Exército dos Estados Unidos e a pedido da NASA com o objetivo de produzir alimentos seguros para o programa espacial dos Estados Unidos da América do Norte.

Origem do sistema HACCP 1980 - OMS, ICMSF e FAO recomendam metodologia para empresas do setor alimentar. 1993 - Comitê da Higiene dos Alimentos da Comissão do Codex Alimentarius publicou: Guia para aplicação do Sistema HACCP - Legislação comunitária pela Diretiva 93/43 do Conselho, de 14 de Junho de 1993: Decreto-Lei n.º 67/98, de 18 de Março 1998.

Objetivo do HACCP Prevenir, Reduzir, Minimizar riscos associados com alimentos .... até limites aceitáveis

Sistema HACCP Sistema preventivo de controle da segurança alimentar; Identifica perigos específicos e as medidas preventivas para controle em todas as etapas de produção; Baseia-se numa abordagem sistemática, documentada e verificável; Resulta da aplicação do bom senso e princípios técnicos e científicas através de uma reflexão sobre diversas questões.

Implementação do HACCP – Início: • Definição do âmbito • Formação da Equipe HACCP – Planejamento: • Descrição produto e processo • Identificação de perigos/riscos • Identificação de PCC/Medidas de controle – Implementação: • Monitoramento • Ações Corretivas • Registos/Arquivo • Verificação • Correções ao sistema

HACCP 1. Análise de perigos 2. Identificação e definição do PCC’s 3. Estabelecimento do limites críticos de controle 4. Monitorização de PCC’s 5. Definição de ações corretivas 6. Procedimentos de verificação do sistema HACCP 7. Registros documentais

Princípios de HACCP 1. Realizar uma análise de perigos Preparar uma lista de passos no processo onde perigos significativos podem ocorrer e descrever medidas preventivas. 2. Identificar os PCCs do processo Quais os pontos do processo onde pode ser identificados perigos que podem ser controlados e eliminados?

Princípios de HACCP 3. Estabelecer limites críticos para as medidas preventivas associadas a cada PCC. Ex.: limites para pH, temperatura, tempo... 4. Estabelecer os procedimentos de monitoramento para cada ponto crítico. Ex.: Planilhas de controle

Princípios de HACCP 5. Estabelecer ações corretivas, para quando o monitoramento indicar que ocorreu um desvio em relação ao limite crítico Ex.: Eliminar produto, reprocessamento... 6. Estabelecer procedimento de verificação de que o sistema HACCP está funcionando corretamente Ex.: Auditorias internas e externas

Princípios de HACCP 7. Estabelecer formas de registros que documentem o HACCP Funcionam como prova de que tudo está sendo feito para garantir a segurança.

HACCP Planilha de identificação dos pontos críticos de controle Fonte: http://carolinemirandaborges.blogspot.com.br/2013/02/appcc-analise-de-perigos-e-pontos.html

Vantagens do HACCP Benefícios para as empresas e para os consumidores: - Se aplica a toda a cadeia alimentar; - Reforça a imagem da empresa e a confiança dos consumidores; - Controla os perigos com origem nos alimentos; - Promove uma filosofia de prevenção em detrimento do controle baseado no produto final, reduzindo os desperdícios;

Vantagens do HACCP - Facilita as oportunidades de comércio; - Providencia documentos que evidenciam o controle do processo; - Evidencia a conformidade com as especificações, códigos de práticas e/ou legislação.

Obrigada!