Caos Efeito Borboleta Instituto de Física Oscilações e ondas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Simetrias da Natureza Mudança e permanência na Física.
Advertisements

Movimento oscilatório e Caos
DUALIDADE QUE REGE O UNIVERSO
A Teoria do Caos e as Organizações
UNIESP – 2009 T.A.I. Prof. EMANUEL WAGNER. A gestação de IA ( ) Modelo de neurônios artificiais (McCulloch&Pitts-43), precursor das tradições.
Regras do Jogo de Andebol em Cadeiras de Rodas
Flutuação Líquidos de Enquadramento curricular
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Projeto de Final de Curso
ANÁLISE DE SÉRIES DE TEMPO
Teoria da Estabilidade Linear
Dividir-e-Conquistar
unesp Laboratório de Acústica e Vibrações
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
INF 1771 – Inteligência Artificial
MORFOGÊNESE Para a BIOLOGIA, morfogênese é um processo de modelagem dos ORGANISMOS, ou seja, do seu DESENVOLVIMENTO a partir do ZIGOTO, através da formação.
PRIMEIRA ESCOLA AVANÇADA DE FISÍCA 2005
Dr. Cleber Gomes é formado em Eng. Eletrônica pela UFRJ e possui um Ph.D. pela Universidade de Tóquio de Tecnologia e Agricultura. Viveu durante 7 anos.
Guilherme de Ockham ( ) Foi em Oxford, que Guilherme redigiu sua obra mais famosa, uma série de comentários sobre as Setentiarum Libri (Sentenças)
Aula 1: Funções de Várias Variáveis e Gráficos
Teoria do caos Terei que ter a coragem de usar um coração desprotegido e de ir falando para o nada e para ninguém? Assim.
Vibrações moleculares
Considerações de Energia
Caos Aula 03.
Histórico, exemplos e problemas
América Murguía Espinosa Taciana Toledo de Almeida Albuquerque
Cdu – Classificação Decimal Universal
Aproximação Linear de Sistemas Não-Lineares
Aula 8 By: Abraham Ortega Paredes
Ciências da Natureza Enem 2012
MERCADO Profª. Econ. Msc. Jarmonielle de Oliveira
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
Momento Linear, Impulso e Colisões
1 - Equações Diferenciais Ordinárias
Campus de Caraguatatuba Aula 12: Sistemas de Equações Lineares (2)
Teoria Geral de Sistemas
Seminário – LCS/LPS Marcio Eisencraft
INDUTIVISMO Ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência e o problema da indução.
Introdução aos Sistemas Dinâmicos
Podemos notar, a partir da visualização da equação (9) que essa exibe simetria com relação à mudança x -x, o que nos sugere a existência de uma bifurcação.
Sistema de Previsão Financeira Tendências e medidas de probabilidade.
Medidas de localização
Mecânica Aplicada Vibrações Aula 1.
Ondas Sonoras e Ondas Electromagnéticas
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Movimento Retilíneo de uma Partícula
Aula Teórica 3: Função de Transferência
Estrutura eletrônica dos átomos
Curso: Sistemas de Informação Tópico 5
MOVIMENTO OSCILATÓRIO
GEOMETRIA FRACTAL O JOGO DO CAOS.
Aula 6 Propagação de erros
Carmen P. Cintra do Prado
Movimento oscilatório e Caos. Do mais simples para o mais complicado... MHS  Amortecimento  Não linearidade  Caos Só na aula que vem...
Clique na imagem acima e assista ao vídeo sugerido
Evolução dos Games Usabilidade, Interface e Jogabilidade.
AULA 01 É NA ADVERSIDADE QUE CONHECEMOS NOSSOS AMIGOS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROBABILIDADE
CADSC II - São Carlos, julho 2005 Sistemas Complexos: Modelos de Vida Américo T. Bernardes Depto Física/UFOP.
CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que nela influem. As reações químicas podem acontecer a velocidades muito diferentes.
Aula 04 – Matemática I – Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FAECC MATEMÁTICA BÁSICA PARA ADMINISTRADORES PROF. ESPEC.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
Computação Científica e Equações Diferenciais Geovan Tavares e Hélio Lopes PUC-Rio – Departamento de Matemática Laboratório Matmidia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO FÍSICA MOSTRA DE EQUAÇÕES Felipe Junior.
2009/2010 Aula 16 Rolamento.
UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS Boaventura de Sousa Santos (Discurso proferido na abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra no ano letivo de 1985/86)
Williann Laércio Volpato & Marcos Alexandre Boldt
Caos.
Transcrição da apresentação:

Caos Efeito Borboleta Instituto de Física Oscilações e ondas Arianne, Mayara B., Mayara P., Marcel, Pamela e Thiago Profª. Elizabeth Andreoli

“ Os físicos acham que tudo que temos de fazer é dizer: estas são as condições, o que acontece em seguida?” Richard P. Feyman

Quem desenvolveu a teoria? Edward Norton Lorenz Metereologista, Matematico e Filosófo Estadunidense; Alma Mater: Universidade de Havard; MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts; Faculdade de Dartmouth; 1917~ 2008

Instabilidade do tempo Interesse matemático Meteorologistas -> Previsão do tempo não era ciência Royal Mc Bee -> Uso das condições iniciais Intuição de Lorenz -> Desordem ordenada

Início da descoberta

Diferencial de Lorenz Uso do computador – Previsão otimista do tempo -> Modificação e controle do tempo (John Von Neumann) Com esse modelos de computador a meteorologia é elevada ao status de ciência Modelos de fluxos para diversos tipos de oscilações – Resultados manipulados – processo frágil Previsões em curto período de tempo eram especulativas, além disso, nada valiam

Efeito Borboleta Multiplicação de erros e incertezas Efeito Cascata = Efeito Borboleta Ordem mascarada de aleatoriedade Sistemas aperiódicos Pequenas variações permanecem pequenas ao invés de se avolumarem -> Caos Equações não-lineares

Efeito Borboleta “ Refere-se à dependência sensível às condições iniciais dentro da Teoria do Caos.”

Efeito Borboleta “Por falta de um prego, perdeu-se a ferradura; Por falta de uma ferradura, perdeu-se o cavalo; Por falta do cavalo, perdeu-se o cavaleiro; Por falta do cavaleiro, perdeu-se a batalha; Por falta da batalha, perdeu-se o reino.”

“O ato de jogar o jogo, modifica as regras.” Efeito Borboleta EXEMPLOS: Equações não lineares -Relações não rigorosamente proporcionais; -Não podem ser solucionados; -Não podem ser somados uns aos outros; “O ato de jogar o jogo, modifica as regras.”

Efeito Borboleta – Convecção Quando o fluido que está no fundo se expande. Ao se expandir, torna-se menos denso. Ao se tornar menos denso, torna-se mais leve. O suficiente para superar o atrito e subir para a superfície.

Quando tempo uma xícara de café demora para esfriar ?

Roda d’água Lorenziana O primeiro famoso sistema caótico descoberto por Edward Lorenz corresponde exatamente a um aparelho mecânico, uma roda d'água. Esse aparelho simples mostra-se capaz de um comportamento surpreendentemente complicado.

Efeito Borboleta- As três equações de Lorenz

Efeito borboleta- O Gráfico Fluxo desordenado de dados. Mudança de relação entre três variáveis. (3D) “Fluxo determinista Não periódico.” Atrator de Lorenz.

Outros sistemas aperiódicos Efeito Borboleta Outros sistemas aperiódicos Circuito RLC Bola elástica sobre uma mesa oscilatória

Pêndulo Duplo Os pêndulos duplos com diferenças minúsculas na posição de lançamento provocam movimentos que começam semelhantes mas tornam-se radicalmente diferentes em pouco tempo.

OBRIGADO !!!